Investir na bolsa de valores pode ser uma actividade bastante rentável, mas apresenta obviamente os seus desafios, e quem partir para esta actividade sem informação e preparação pode significar bastantes perdas. Apresentamos por isso algumas regras fundamentais sobre como investir na bolsa de valores.
Indice
Nunca invista mais do que pode perder
Esta é talvez a regra de ouro e por isso aparece em primeiro lugar. Quando entrar no mercado, deve ter noção de que pode perder todo o dinheiro investido, por isso deve apenas investir aquilo que não lhe fará falta para outras despesas e garantindo sempre que fica com uma boa almofada financeira caso os seus investimentos não corram bem.
Não é aconselhável investir mais do que 25% do seu capital, sendo que se está a iniciar a sua actividade, deve entrar apenas com cerca de 10%.
Diversifique a sua carteira de investimentos
Tendo em conta o princípio anterior acerca das perdas, não é também aconselhável que todo o seu investimento seja feito na mesma empresa. Diversificar a sua carteira de investimentos é uma das chaves para investir na bolsa de valores com sucesso, sendo que a quantidade de activos depende do valor com que investiu. Um investidor com muito capital pode ter mais de 20 activos simultaneamente, um pequeno investidor irá ter dificuldade a chegar a este número, mas é sempre preferível ter vários activos pequenos na sua carteira do que todo o seu capital investido em apenas um local.
O mercado tem sempre razão
Para investir na bolsa de valores é necessário ter bastante calma e sangue frio, e acima de tudo estar preparado para aceitar que a nossa análise está incorrecta e não insistir num erro. Se apostou numa subida e o mercado está a descer, então é você que está incorrecto; se apostou numa descida e o mercado está a valorizar, então você está incorrecto.
Lembre-se sempre desta regra, pois por vezes o investidor é afectado pela teimosia e pela fé de que o mercado vai mudar a seu favor, mas o certo que quanto mais tempo mantiver o seu investimento activo mais dinheiro vai perder caso persista num erro.
É muito importante conseguir ignorar o instinto, o que nos leva ao seguinte ponto.
Defina o seu limite de perdas em cada investimento
Quando colocar um investimento activo, deve sempre definir qual é a percentagem de perda máxima que está disposto a perder nesse investimento e colocar uma stop-loss automática. Isto significa que quando esse valor for atingido, o seu activo é vendido evitando assim que continue a perder dinheiro.
Informação, informação e mais informação
Estar informado sobre os movimentos do mercado, sobre as notícias sobre lucros ou prejuízos das empresas e sobre as decisões políticas que influenciam as bolsas de valores é fundamental. Deve fazer parte da sua rotina ler as notícias que influenciam a sua carteira de investimentos e estar particularmente atento a anúncios de instituições financeiras com capacidade reguladora.
E você? Tem algum truque ou estratégia para investir na bolsa de valores que queira partilhar com os restantes leitores?