Como Economizar Dinheiro

Como investir em ações

Investir em açõesInvestir em ações requer alguns cuidados e uma atenção especial, mas por outro lado poderá proporcionar uma maior rentabilidade em relação a outros investimentos, embora também com maiores riscos. Para poder investir em ações deve saber como e quando investir, para poder ganhar.

 

O que é investir em ações

Uma ação é uma participação numa empresa, ou seja representa uma parte do capital da empresa, o que quer dizer que se torna também em dono dessa empresa. Se por acaso fosse dono da maioria das ações dessa empresa poderia determinar as políticas e sua gestão.

Quando uma empresa lança ações no mercado, quer dizer que está a realizar um aumento do seu capital através de investidores que acreditam que a empresa irá dar lucros e rentabilizar o dinheiro que nela investiram.

Quem investe em ações passa a ter o direito a receber uma parte dos lucros da empresa. Se a empresa estiver a ser bem gerida, poderá receber uma parte dos dividendos da atividade e do trabalho realizado pelos administradores e trabalhadores da empresa.

Se adquirir ações de várias empresas irá deter uma parte do capital de todas elas, mas o trabalho da gestão da carteira de ações é praticamente o mesmo. Para ganhar de forma mais fácil, talvez mesmo só acertando no Euromilhões ou na lotaria.

Mas é preciso ter cuidado porque tudo o que parece ser bom demais para ser verdade, é porque também não será exactamente o que parece. Para ter rendimentos elevados e ganhar muito dinheiro, também é necessário ter algum capital para poder investir e comprar bastantes ações e ter assim direito aos resultados e distribuição dos lucros gerados pelas empresas.

Também poderá acontecer haver empresas que não valorizem tanto como poderíamos esperar, ou até mesmo desvalorizar e consequentemente fazer com que se perca o capital inicialmente investido.

Os acionistas com maior número de ações são os que têm poder para eleger os administradores das empresas e que vão escolher os directores executivos para fazerem o trabalho duro diariamente.

Naturalmente que tudo isto apenas está reservado aos grandes acionistas, uma vez que os pequenos acionistas e investidores na bolsa de valores não têm ações em número suficiente para poder reclamar este tipo de poder.

O conselho de administração é ainda responsável pela definição das estratégias da empresa e por tomar decisões para o seu crescimento, como por exemplo, fazer aumentos de capital, comprar outras empresas, definir novos ramos de negócio ou eliminar outros, etc.

 

Como investir em ações

Existem muitas teorias sobre investimento em ações, no entanto, quase todos os especialistas concordam num ponto: é necessário diversificar o investimento em diversas empresas, de forma a diminuir o risco de perda numa determinada empresa através da valorização da carteira de ações das restantes.

Efetivamente, a melhor forma de ganhar dinheiro com ações será investindo em empresas que se saiba antecipadamente que têm boas hipóteses de valorização, seja porque são inovadoras ou porque têm um produto que irá tornar uma empresa em líder de mercado no futuro. Quem tiver estas informações estará em posição privilegiada para ganhar muito dinheiro com o seu investimento, a questão estará mesmo em determinar qual irá ser a próxima “Google” ou “Microsoft”, apenas para referir dois exemplos de empresas da área das novas tecnologias.

Warren Buffet será um dos melhores exemplos sobre investidores que fizeram fortuna investindo em negócios que conhecia e aos quais previa virem a atingir o sucesso. No entanto, Buffet apenas investiu em empresas não tecnológicas, uma vez que não dominava nem conhecia bem o mercado, tendo assim evitado o impacto da desvalorização das ações das empresas da área. Como não conhecia bem a área das empresas de novas tecnologias, não investiu, tendo assim evitado as perdas com a desvalorização das ações sofridas por quase todos os outros investidores.

Tudo o que aqui estamos a abordar são apenas as primeiras noções para poder começar a dominar e a negociar na bolsa. É necessário entender que as ações podem ser um grande negócio, mas, por outro lado também poderão levar um investidor à falência. Deve-se sempre jogar pelo seguro, porque nem sempre se consegue saber quais as empresas que irão valorizar ou desvalorizar, mas se conseguir dominar a arte do investimento em ações, poderá também significar a sua independência financeira.

Seja calculista, mas tente ter uma visão de futuro e lembre-se que poderá ganhar muito dinheiro investindo em ações, mas por outro lado, se não dominar e conhecer muito bem este tipo de investimento, também o poderá levar à falência. Tudo depende de si.

Exit mobile version