ideias de negocio

Como identificar boas ideias de negócio para montar uma empresa

ideias de negocio

Ter uma boa ideia de negócio e que seja viável é um dos pontos mais importantes para poder montar uma empresa porque a ideia é a base de um projecto. Por essa razão um negócio de sucesso começa com uma grande ideia. O primeiro passo é o mais difícil para qualquer empreendedor, principalmente quando as expectativas são demasiadas mas as ideias não fluem.

Então como é possível encontrar boas ideias de negócio para montar uma empresa?

 

Questione-se a si mesmo

A melhor forma de criar novas ideias é através do diálogo interior. Procure uma resposta criativa a todas as questões que invadem a sua mente. Para reforçar a criatividade na fase da criação de uma ideia de negócio é muito importante que procure ambientes que lhe inspirem serenidade e relaxamento para se poder concentrar verdadeiramente nas ideias que o motivam. Convém combinar as alturas em que esteja sozinho com etapas de trabalho noutros lugares onde esteja em contacto com outras pessoas, como por exemplo numa biblioteca. Romper o ritmo numa fase intelectual também ajuda a reforçar a motivação.

Tenha consigo em caderno para ir tomando notas acerca da sua ideia de negócio. A modos de exercício de coaching, pode começar por criar uma lista onde descreva aquilo de que gosta verdadeiramente, o que lhe dá prazer fazer, qual é a sua vocação, como pode combinar a sua vocação com um negócio, o que pode você fazer e que ainda não esteja ser feito, onde é que gostaria de investir o seu tempo a nível profissional tomando como referência o seu ideal de felicidade…

LER TAMBÉM  A Alternativa Inteligente - Evite Viver do Crédito

Para ter uma boa ideia de negócio, deve em primeiro lugar conhecer-se bem a si mesmo para partir de uma base realista.

ideia de negocio

O que é que não gosta de fazer

Em oposição à lista de ideias positivas feita no ponto anterior, é também conveniente fazer o mesmo exercício mas de uma perspectiva diferente. Quais são as áreas para as quais não tem mesmo talento? O que é que não gosta de fazer? Quais são as áreas que não o motivam?

A ideia é chegar a uma ideia de negócio, descartando logo há partida certas opções que não são do seu agrado, uma vez que a médio e longo prazo você acabaria por perder o interesse num negócio do qual não gosta.

 

Observe a situação de um ponto de vista externo

Imagine que é o seu melhor amigo. Alguém que conhece de verdade e que admira pelo seu talento. Alguém que lhe estaria a dizer que vai montar um negócio mas que não sabe muito bem o que vai fazer: O que lhe diria nesse caso? Que conselhos lhe poderia dar? Pode escrever estes conselhos como se fosse uma carta enviada a um amigo imaginário. Olhar para uma situação de um ponto de vista externo é muito importante para se poder ter mais objectividade.

Também pode fazer um exercício de visualização a partir do momento em que começou os seus estudos: quais eram os seus sonhos nessa altura? Quais as metas importantes daquela etapa que acabou por deixar cair? Como pensa ser possível retomar essas expectativas profissionais de quando era mais novo?

 

Procure uma forma de se diferenciar

Um ponto muito importante para uma ideia de negócio é procurar a diferenciação profissional. Neste caso deve pensar em como será possível se diferenciar da concorrência, tendo como base a sua formação académica, profissional e pessoal.

LER TAMBÉM  Como ser um empreendedor de sucesso (e feliz)

 

Coloque-se no lugar do cliente

Para ter uma boa ideia de negócio também se pode colocar no lugar do cliente. Neste caso, quais seriam os produtos ou serviços que poderiam ajudar a melhorar a sua qualidade de vida como cliente? Pense, em primeiro lugar, qual é o público-alvo a que se quer dirigir. Não é a mesma coisa pensar num produto que pode melhorar a qualidade de vida de um idoso, quando o potencial cliente é um jovem.

 

Imagens @Lloyd Chapman e Photography Web Design – Mark Stokes

Um comentário

  1. Jean
    Março 31, 2015

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.