poupança

Como fomentar a poupança

poupança

A poupança é uma questão de decisão que parte do realismo da análise dos nossos recursos e dos nossos gastos, de forma a estabelecer um valor realista a poupar. Ser constante e ter paciência são algumas das chaves para conseguirmos ver que poupar pequenos valores também pode dar frutos a longo prazo. É também por esta razão que devemos olhar um pouco mais para o futuro, do que apenas gerir o presente. É aquilo que em linguagem futebolística se chama de “ter visão de jogo”.

 

Planear cada mês

Para fomentar a poupança deve-se fazer um planeamento mensal dos gastos, de forma a evitar ultrapassar o orçamento familiar. Planear antecipadamente cada mês ajuda a tomar consciência não só das necessidades reais, como também daqueles gastos que são mais secundários.

 

Consumo responsável e inteligente

Aposte no consumo responsável e inteligente. Antes de fazer uma compra pense se realmente precisa desse produto, e se é útil ou prático para si. Este será um bom critério para diferenciar entre uma compra necessária e um simples capricho. O critério da utilidade também deve ser aplicado às ofertas e aos descontos. Se comprar algo pelo simples facto de estar em promoção, no final isso irá sair-lhe caro porque pode não precisar desse produto.

 

Estabelecer um compromisso

Faça um compromisso de poupança em frente a outra pessoa. Verá que isso irá ajudá-lo muito mais a conseguir atingir os seus objectivos. Pode partilhar esse objectivo com alguém da sua confiança.

 

Estabeleça metas

Um objectivo está vinculado a metas concretas para cumprir. Nesse caso, estabeleça quais são os seus objectivos de poupança de forma a poder estabelecer quais são as suas linhas de orientação. É importante que o número de objectivos seja realista e que se possa gerir com alguma facilidade. Se possível, restrinja-os a dois ou três, pois caso contrário irá desistir mesmo antes de começar (ainda que não o saiba).

LER TAMBÉM  5 Conselhos Para Reduzir os Gastos se é Trabalhador Independente

 

Educar através do exemplo

No caso de ter filhos ou crianças ao seu encargo, pense em qual seria a mensagem mais importante que lhes poderia transmitir através de um exemplo prático. Neste caso, pode ter como motivação o facto de querer incutir nos seus filhos valores de poupança.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.