modelo de negócio

Como fazer um modelo de negócio

Tem uma ideia genial para montar a sua própria empresa, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Vamos conhecer os passos que deve seguir para colocar em marcha o seu negócio.

modelo de negócio

Começamos este post pelo primeiro passo, que será a criação de um modelo de negócio, onde vamos estabelecer os objectivos a curto prazo e que servirá de carta de apresentação a possíveis investidores. Trata-se da primeira ferramenta com que terá de trabalhar, antes de avançar para um plano de negócio, e que lhe permitirá definir claramente os seguintes elementos:

 

O que vai oferecer ao mercado.

  • Como vai definir e diferenciar os seus produtos.
  • Como vai vender os seus produtos para criar utilidade e valor.
  • Quem vão ser os seus clientes.
  • Como vai conseguir clientes e mantê-los.
  • Como se vai apresentar ao mercado.
  • Qual vai ser a sua estratégia para começar: publicidade e distribuição.
  • Como vai criar rendimentos e benefícios.
  • Como vai estabelecer benefícios sociais.

 

Para criar o seu modelo de negócio, pode utilizar The Bussines Model Canvas, criado por Alex Osterwalder. Trata-se de um esquema muito simples que lhe permitirá ver numa folha os 9 elementos que devem compor o seu modelo de negócio. Osterwalder explica no seu livro que “a melhor forma de descrever um modelo de negócio é dividi-lo em nove módulos básicos que reflictam a lógica de uma empresa para conseguir obter rendimento. Estes nove módulos cobrem as quatro áreas principais de um negócio: clientes, oferta, infra-estruturas e viabilidade económica”.

LER TAMBÉM  Dicas para trabalhar em casa e ganhar dinheiro

Como fazer um modelo de negócio

  1. Segmentação de clientes

Os clientes são a principal base do seu modelo de negócio. Deve saber perfeitamente a quem quer vender a sua proposta de valor e quais as necessidades existentes. Analise neste ponto o grupo de clientes que pretende alcançar e verifique quais as necessidades que vai poder cobrir com a compra do seu produto.

 

  1. Proposta de valor

A sua proposta de valor é aquilo que espera fazer melhor ou de forma diferente da concorrência. Uma empresa pode ter uma ou várias propostas de valor, dependendo se é dirigida a um ou vários grupos de público.

Neste passo deve-se descrever a proposta que vai oferecer aos seus clientes, que se deve basear nos seguintes pontos:

  • Os problemas que são resolvidos quando o cliente usa o seu produto.
  • As necessidades que vai cobrir com o seu produto.
  • As características do produto que o farão sobressair no mercado.

Deve oferecer aos seus clientes algo único que a concorrência ainda não ofereça. Já sabe bem o que é? Se assim for, já tem a maior parte do trabalho feito!

 

  1. Relações com os clientes

Neste ponto deve analisar o tipo de relações que se estabelecem com o cliente no momento em que este compra o seu produto. Trata-se de identificar qual é a forma mais agressiva e criativa para estabelecer relações a longo prazo. Como irá integrar as relações com os seus clientes para que funcionem de forma harmoniosa com o seu modelo de negócio? Irá tratá-los por você ou por tu? O que procuram e esperam de si?

modelo de negocio

  1. Canais de distribuição

Como o nome indica, deve incluir neste item como vai distribuir o seu produto para que chegue ao cliente final da forma mais eficiente e segura. Deve identificar os canais de distribuição que funcionarão melhor em relação ao seu produto e para tornar os seus custos mais eficientes. Neste item também deve entrar a estratégia de comunicação que vai levar a cabo para promover o seu produto. Como se vai dar a conhecer aos novos clientes?

LER TAMBÉM  Como conseguir financiamento para começar um negócio

 

  1. Fontes de rendimento

Nesta secção irá ter de avaliar quanto dinheiro está disposto a pagar o cliente pela compra do produto, e resolver as três principais questões sobre a forma de obter rendimento com a sua ideia:

  • Quanto pagarão pelo meu produto?
  • Quanto pagam actualmente por um produto semelhante?
  • Quanto é preciso vender para obter as margens de lucro desejadas?

 

  1. Actividades chave

Aqui deve definir as actividades chave internas que lhe irão permitir entregar a proposta de valor aos seus clientes: processos de produção, publicidade e marketing etc. Desta forma irá saber quais são as actividades chave que darão valor à sua marca, e saberá quais as estratégias que devem ser levadas a cabo para as potenciar.

 

  1. Recursos chave

Neste ponto deve identificar a infra-estrutura necessária para operar o seu modelo de negócio. Quais são os activos indispensáveis para levar a cabo todo o processo? Devem ser incluídos tanto os recursos físicos, como intelectuais, financeiros e humanos, que não podem faltar para que o seu produto possa ser um êxito no mercado.

 

  1. Sócios chave

Quem serão os seus sócios, comerciais e fornecedores? Que alianças estratégicas devem ser levadas a cabo? Este ponto é fundamental para fazer networking, já que quantos mais contactos (de qualidade) tiver dentro do seu mercado, melhores serão os resultados que poderá vir a conseguir.

 

  1. Estrutura de custos

E chegamos ao último ponto. Agora que já sabe quais serão os recursos necessários para levar a cabo a sua ideia e quanto vão pagar os clientes pelo seu produto, poderá definir a estratégia seguida pelo seu modelo de negócio para manter a estrutura de custos, calculando os gastos de investimento e a rentabilidade da sua proposta, e tratando de aproveitar ao máximo os benefícios. Deve decidir entre manter os custos baixos, ou será um negócio que se irá focar em criar valor a um preço mais elevado. Para o efeito, deve avaliar os seguintes pontos:

  • Quais são os recursos chave mais caros e como os poderá reduzir?
  • Qua actividades chave são as mais caras?
  • Quais são os custos mais importantes para a realização do seu modelo de negócio?
LER TAMBÉM  7 fontes de financiamento para o seu negócio

 

Fonte: eureka-startups.com

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.