Como Economizar Dinheiro

Como fazer compras seguras pela Internet

Estamos em plena época festiva e isso significa, entre outras coisas, estar com a família, conviver e fazer compras para dar a quem gostamos. Actualmente muitas compras são já feitas através da Internet que têm vindo a ganhar espaço em relação às compras tradicionais.
O comércio online está a crescer a um ritmo imparável. São já muitos milhões em vendas online durante o ano inteiro, mas nesta altura o volume das compras multiplica-se.
Por tudo isto, quando chega esta altura do ano também convém aumentar os cuidados para fazer compras seguras pela Internet.
comprar online

Quais são as principais fraudes que ameaçam as compras online?

Apesar de comprar pela Internet ser geralmente seguro, e ser bastante provável que nunca tenha sido afectado por qualquer destas fraudes, é conveniente estar atento às fraudes mais habituais, especialmente durante esta época de compras.

O phishing

O phishing é uma técnica de fraude que consiste em simular uma página web aparentemente real e de confiança para enganar e roubar os dados pessoais. Apesar de não ser nenhuma novidade, está a tornar-se cada vez mais sofisticada e difícil de detectar.
A forma mais habitual de phishing é feita através de correio electrónico: recebe na sua caixa de email ofertas muito atractivas ou cupões de desconto de lojas em que confia, mas estes emails redireccionam para páginas fraudulentas onde tenta recolher os seus dados, ou até mesmo levá-lo a fazer pagamentos sem que você saiba que essa não é uma página real.

Falsas lojas online

A páginas falsas simulam uma aparência verdadeira, mas por trás está uma esconde-se actividade fraudulenta. Estas falsas páginas web não têm qualquer suporte comercial, nem obviamente qualquer validade legal.
Para evitar cair neste tipo de fraude, é conveniente comprar sempre em lojas online de confiança e já com alguma reputação e prestigio. Desconfie de lojas que não têm qualquer informação sobre a empresa por trás (como titular, NIF/CIF, domicilio fiscal, condições de venda, politica de devoluções e reclamações, nem quaisquer referências legais), bem como daquelas que tenham preços demasiado baratos ou ofertas pouco credíveis.

Compra e venda online de artigos em segunda mão

A venda de produtos em segunda mão através da Internet tem crescido imenso nos últimos anos. No entanto, este processo de venda costuma acontecer entre particulares e sem qualquer intervenção de uma empresa, o que pode representar riscos evidentes de fraude: quer em relação à identidade do vendedor, em relação à descrição das características do produto, ou à forma de contacto, entre muitos outros aspectos.
Sempre que possível, deve estar atento a quem vende o produto. É normal os usuários darem uma classificação positiva ou negativa aos vendedores, havendo até algumas plataformas que premeiam os bons vendedores com um selo de confiança.

Conselhos para fazer compras seguras pela Internet

Para além de estar atento a possíveis fraudes, há uma série de conselhos de senso comum que podem ajudar a fazer compras mais seguras através da Internet.

Desconfie de produtos com grandes descontos

Por muito que seja tentador, o melhor é desconfiar de produtos com grandes descontos no preço, bem como de páginas que anunciem que você ganhou um prémio.
As promoções exageradas são uma boa “isca” para atrair compradores imprudentes e o mais provável é estarmos perante um página fraudulenta.
Por essa razão, deve comprar sempre em lojas que já conheça, ou pelo menos que tente encontrar opiniões de outros usuário sobre essa página ( em outros websites diferentes).

Proteja o seu dispositivo e utilize uma rede de confiança

Para fazer compras através da Internet é fundamental utilizar uma ligação segura e ter o dispositivo devidamente configurado e protegido. Para isso há uma série de conselhos de segurança:
  • Instale um antivírus e analise o seu dispositivo para evitar possíveis ameaças.
  • Reveja os programas ou apps instaladas e elimine as que não utiliza. Quantas mais tiver, mais difícil será manter o seu dispositivo protegido.
  • Não instale aplicações que não sejam de lojas oficiais de aplicações (Google Play ou App Store): essas aplicações não passaram pelos controlos de segurança destas lojas.
  • Verifique se o sistema operativo e as apps estão devidamente actualizadas.
  • Evite o uso de computadores, tablets ou smartphones públicos ou partilhados para aceder às suas contas bancárias ou para comprar pela Internet.
  • E por último, mas talvez ainda mais importante é não utilizar qualquer rede Wifi aberta, uma vez que as suas comunicações podem ser interceptadas por terceiros.

Escolha bem o método e a plataforma de pagamento

Sempre que puder utilize o cartão de crédito para realizar compras através da Internet. A maioria tem incluído um seguro, pelo que terá mais possibilidades de recuperar o seu dinheiro em caso de fraude.
Para além disso, quando tiver de introduzir os seus dados bancários, verifique se está uma plataforma de pagamento segura e reveja a compra antes de completar o pedido.
Em qualquer dos casos, se fizer a compra e passado o tempo estimado de entrega o produto não chegar, ou a loja online não responder às suas mensagens nem der uma resposta convincente, então deve entrar em contacto com o seu banco para ver se se trata de uma operação fraudulenta e tentar solucionar o problema ou prevenir futuros encargos indevidos.
Se seguir estes simples passos, poderá fazer compras seguras pela Internet com toda a tranquilidade do mundo.
Exit mobile version