compras online seguras

Como fazer compras online seguras

Actualmente existem imensas pessoas que escolhem fazer as suas compras online graças ao tempo que poupam e à comodidade de poderem receber o produto no conforto da sua casa. Ao fazer as compras online é no entanto essencial reforçar a segurança. É sobre este aspecto que hoje vamos falar.

compras online seguras

Utilize um bom antivírus

Em primeiro lugar, deve rever a segurança do seu computador utilizando um bom antivírus que possa proteger o dispositivo perante qualquer ameaça externa. Outro detalhe a ter em conta é fazer as compras em lojas online que ofereçam a máxima segurança no que diz respeito à protecção de dados. Verifique se o endereço do navegador web começa por https, o que significa que a ligação é segura.

Faça as suas compras online informando-se previamente de detalhes importantes, como por exemplo, o tempo que demora o produto a chegar a sua casa. Ou também, o custo relativo aos gastos de envio. Para além disso, deve-se ainda informar sobre o sistema de devolução da empresa, para não ter problemas mais tarde, se tiver de devolver o produto ou houver algum problema. Verifique ainda se a empresa em questão tem morada física, e se existem outras formas de contacto para além das mensagens por email ou do formulário de contacto.

Uma ligação wifi segura

Faça as suas compras a partir do seu computador pessoal e evite os computadores de uso público. Ao realizara as suas compras online, também tem de ser cuidadoso com a informação que fornece. Por exemplo, evite preencher aqueles dados cujo campo está marcado com um sinal que indica que esse dado é opcional.

Utilize o seu senso comum e se achar que há alguma coisa estranha, evita fazer a compra nessa loja online. O mais recomendável é fazer as compras em lojas que lhe tenham sido recomendadas por amigos ou conhecidos, ou em lojas onde já tenha feito compras anteriormente.

LER TAMBÉM  Como e onde pedir o mapa de responsabilidades

Pode pagar as suas compras através de PayPal. Desta forma e se existir algum problema com a transacção, poderá sempre abrir uma disputa. Deve iniciar a sessão na sua conta de PayPal e abrir uma disputa no prazo máximo de 45 dias após o seu pagamento para dar início a um processo de Proteção do Comprador. Se não receber uma resposta do vendedor ou não conseguir chegar a uma solução, deverá escalar a disputa para uma reclamação no prazo máximo de 20 dias após a abertura da disputa original. Desta forma, o PayPal irá investigar a reclamação e tomar uma decisão sobre a sua elegibilidade de acordo com o Contrato do Utilizador.

Finalmente deve utilizar uma password segura e que inclua uma combinação complexa de letras maiúsculas e minúsculas, para além de ter números e outros símbolos.

Imagem Flickr

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.