melhor crédito habitação

Como escolher o melhor crédito habitação?

Escolhemos a casa perfeita e decidimos dar o grande passo de a comprar. Após passar pelo processo de procura e pela correspondente papelada, para a maioria dos futuros proprietários de imóveis residenciais abre-se outro grande capítulo: a candidatura a um crédito habitação.
Como escolher o crédito habitação mais conveniente? Como calcular o prazo e a melhor cobertura para o nosso caso? Qual o banco que oferece mais vantagens na concessão de um empréstimo?
Para responder a estas questões, hoje vamos ver algumas recomendações a seguir na escolha do melhor crédito habitação.
melhor crédito habitação

O “check-list” inicial

Antes de solicitar um empréstimo, há uma série de considerações a ter em conta:
  • Ter o imóvel escolhido.
  • Fazer uma primeira simulação de crédito.
  • Saber quanto dinheiro é preciso dar de entrada para comprar o imóvel.
  • Verificar se preenche todos os requisitos.
  • Conhecer os custos associados com a compra e o pedido de empréstimo.
Aqui é necessário conhecer todas as questões relacionadas com os custos da compra, não só os do banco, mas também com o notário, avaliação e impostos. Por vezes os utilizadores solicitam um crédito habitação de forma tão apressada que não têm espaço de manobra para fazer face às despesas das primeiras semanas de ocupação da nova casa.

Como escolher o melhor crédito habitação?

Uma vez verificados todos os pré-requisitos, é tempo de avaliar os diferentes produtos bancários.
1. Crédito para a compra de uma casa pronta a habitar: pode ser utilizado para financiar a compra de uma casa nova ou usada. É um produto flexível e adapta-se a qualquer composto familiar.
Geralmente, os bancos financiam 80% do valor avaliado ou do preço de compra, o que for menor dos dois, embora existam outras opções: alguns financiam 90% do valor da avaliação para a primeira residência, ou 80% da avaliação.
Isto torna-o um produto muito bom para os jovens porque tem em conta o pouco tempo que os jovens tiveram de poupar, numa altura das suas vidas em que não estão na sua capacidade máxima de ganho.
2. Crédito para construção de casa: este produto destina-se aos clientes que compraram o seu terreno e contratam um arquiteto ou estúdio responsável pela construção da sua casa. É oferecido nas mesmas condições de taxa de juro que o empréstimo para uma casa acabada.
À parte algumas exceções, o crédito à construção é disponibilizado por tranches à medida que a obra vai evoluindo, sendo possível conseguir um período de carência de capital, ou seja, um período em que apenas paga juros sobre o montante libertado, o que permite algum alívio financeiro no momento inicial do processo.

Qual o melhor prazo para um crédito habitação?

O que é recomendado é optar por um prazo de financiamento que permita ter uma prestação confortável para conseguir gerir o seu orçamento mensal. Deve-se projetar o próprio orçamento, tendo em conta alguns altos e baixos da economia familiar. Deixe espaço para que, além de pagar a prestação do empréstimo, possa cobrir algumas emergências ou acontecimentos imprevistos, ou mesmo poupar para outros investimentos na vida familiar, tais como a educação das crianças.
Por outro lado, quanto maior for o prazo para o empréstimo, menor será a prestação mensal, mas no longo prazo irá pagar mais juros. É necessário ter em atenção estes prazos e fazer um crédito com o prazo menor possível, mas sem hipotecar os seus rendimentos para poder ter margem para gerir o seu orçamento familiar.

Qual o crédito habitação melhor para mim?

Entre as várias opções no mercado, é importante considerar que produto nos traz os maiores benefícios para além das baixas taxas de juro ao longo do prazo. Algo fundamental é contemplar as despesas extras, que também podem ser incluídas no financiamento. Poderá ter mais benefícios se o seu ordenado estiver domiciliado no banco, bem como na avaliação, no seguro de habitação, ou seguro contra incêndios.
A experiência e fiabilidade do banco é outra componente essencial na escolha de um serviço financeiro para um investimento tão importante. A experiência, a atenção e os conselhos são também um diferencial. Para a maioria das famílias é o investimento mais importante das suas vidas; é por isso que é importante encontrar um banco que tenha experiência e saiba como aconselhar os seus clientes.
Outra recomendação para tornar o processo de pagamento mais fácil é ser cliente do mesmo banco onde o empréstimo for pedido. A gestão da maioria dos produtos financeiros num único banco proporciona a facilidade de gerir a economia familiar a partir da aplicação ou do “website” do banco, facilitando toda a gestão.
LER TAMBÉM  Comparar Créditos Habitação – Spread, TAN e TAE
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário