Como economizar na conta do gás

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Como economizar na conta do gásNestes tempos de crise e de aumento de impostos, uma das coisas onde podemos poupar algum dinheiro é na conta do gás. Aqui ficam algumas recomendações ou regras de ouro para usar racionalmente o gás.

  • Não usar o fogão para aquecer o ambiente. Calcula-se que um fogão consuma tanto quanto quatro aquecedores ligados ao mesmo tempo. Quando usar o forno para assados não abra a porta se não for mesmo necessário e cozinhe os alimentos em recipientes de vidro que permitem acelerar o processo de cozedura. Evite também colocar alimentos directamente tirados do congelador. Será melhor descongelá-los antes, de forma a estarem menos tempo dentro do forno.
  • Apagar a chama dos aparelhos quando não estiverem em uso: É conveniente estarem limpos para que possam melhor cumprir melhor a sua função e gastarem menos gás. O ideal seria mesmo fazer uma revisão uma vez por ano por uma empresa especializada.
  • As chamas devem ser estáveis e de cor azul. Caso contrário estarão a funcionar mal e a gastar mais gás. Nunca deixe a chama tocar na parte lateral das panelas ou caçarolas. Tapando as panelas a comida irá cozinhar mais rapidamente. Quando o alimento o permitir, use a panela de pressão pois a cozedura será mais rápida.
  • Não tapar os radiadores e aquecedores com móveis nem os usar para secar a roupa. Regule a temperatura para os 22ºC, que é a temperatura óptima para uma casa. Verifique as portas e janelas para que fechem correctamente e se não for o caso, use fita isoladora ou qualquer material isolador para corrigir o problema. Deixe entrar os raios de sol, ajuda a aquecer e fará bem às plantas de interior.
  • Ponha a temperatura da água correspondente à temperatura ambiente, de forma a não ter de a misturar com água fria. Se tiver que abrir a torneira de água fria para optimizar a temperatura da água do duche ou da torneira da cozinha, irá estar a gastar gás desnecessariamente. Evitando misturar água quente e fria irá ainda estar a alargar o período de vida útil dos aparelhos e das caldeiras. Se estas tiverem termostato, a temperatura deve estar regulada entre os 45º e os 50º.
  • Controlar o contador pelo menos uma vez a cada 2 meses. Para o efeito feche o contador da casa e tome nota do número no mostrador. Passadas uma ou duas horas, volte a verificar o número. Se o número for maior quer dizer que há uma fuga e que deve solucionar o problema de imediato. Se o contador não se moveu, pode estar tranquilo até à próxima vez que o controle.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...