Se soubermos usar correctamente os supermercados online podemos conseguir poupar muito dinheiro nas nossas compras, além de pouparmos tempo e pouparmos também nos custos com a deslocação ao estabelecimento.
Os supermercados deste género funcionam todos de forma semelhante, os produtos estão ordenados por categorias e simplesmente vamos adicionando ao nosso carro de compras o que precisamos de comprar.
Quando escolhemos onde fazer as nossas compras online, o normal será escolher o mesmo supermercado ou hipermercado onde fazemos as nossas compras habituais, já que conhecemos os produtos, preços, etc. Ainda é necessário que exista o dito estabelecimento comercial na nossa cidade para que possamos comprar online.
Como economizar fazendo as compras do supermercado por Internet?
- Grande poupança de tempo: a primeira vez será a que irá demorar mais tempo porque ainda não conhecemos bem o funcionamento, mas uma vez que estejamos familiarizados com o funcionamento do supermercado online, iremos poupar imenso tempo em relação ao processo de compra tradicional, além de nos ir ser entregue comodamente as compras em casa e na hora que escolhermos.
- Compras recorrentes: normalmente compramos quase sempre o mesmo, das mesmas marcas, do mesmo tamanho, etc. Estes supermercados memorizam as nossas compras, de tal forma que uma vez feita a nossa primeira compra, nas compras seguintes poderemos ver o que comprámos anteriormente e simplesmente podemos tirar ao acrescentar o que necessitamos presentemente. Desta forma teremos o nosso carrinho de compras cheio numa questão de poucos minutos.
- Evitam-se as compras por impulso: assim compramos apenas o que precisamos e não vemos aquelas promoções e produtos que são uma tentação. Desta forma evitamos compras por impulso.
- Controlo do nosso orçamento: ao contrário de um supermercado tradicional, os supermercados online actualizam o valor das compras sempre que colocamos um novo produto dentro do carro virtual de compras, podendo desta forma controlar melhor os gastos. No comércio tradicional não sabemos o que vamos pagar até passarmos pela caixa. Isto é uma grande vantagem que nos permite ajustar o que podemos ou não gastar.
- Compra mais reflexiva: quando fazemos uma compra a partir da comodidade da nossa casa, podemos fazê-lo a qualquer hora, escolhendo com calma o que vamos comprar, comparando preços e pensando no que realmente necessitamos. Muitas vezes no comércio tradicional escolhemos a primeira coisa que vemos, sem ver as restantes opções. Por exemplo, vamos comprar pão de forma, vamos com pressa e escolhemos o primeiro que vemos. Normalmente os supermercados colocam o produto mais caro ao alcance da nossa vista, havendo maior probabilidade de o comprarmos, o que não irá acontecer na compra feita a partir do nosso computador.
- Recomendação: testar este sistema não lhe irá custar nada, além disso pode comprar no seu supermercado habitual e ao mesmo preço de sempre.
Para um maior controlo das nossa finanças pessoais e para podemos melhor ajustar os gastos em alimentação e assim reduzirmos gastos e pouparmos nas compras recomendamos que experimente fazer compras online logo no início do mês. Deve-se comprar nesta altura os produtos que não se irão estragar rapidamente e de que precisamos durante todo o mês (produtos de limpeza, enlatados, leite, azeite, etc.) e em relação aos produtos frescos compre-os semanalmente ou então nos comércios locais.
Se assim fizermos logo no início do mês ficaremos despachados logo deste encargo e com a comodidade de nos levarem as compras a casa sem nenhum esforço físico da nossa parte.