Como economizar energia eléctrica e poupar na conta da luz. Seguindo alguns conselhos simples podemos facilmente poupar bastante na conta da electricidade, pois além de reduzirmos o consumo e pouparmos energia, estaremos a colaborar na conservação do meio ambiente. São conselhos muito fáceis de por em prática e com os quais poderemos poupar uma quantidade considerável de dinheiro:
- Contrate a potência e a tarifa que mais se ajustem às suas necessidades.
- Aproveite a luz natural, utilizando a luz eléctrica apenas quando for necessário. Não deixe as luzes ligadas quando sair de uma divisão da sua casa.
- Se a lâmpada fluorescente ficar apagada menos de 20 minutos, o melhor é deixá-la ligada. Desta forma irá gastar menos energia do que se estiver e ligar e desligar várias vezes. Uma lâmpada fluorescente gasta muito quando é ligada.
- Mude as lâmpadas convencionais pelas económicas ou lâmpadas de LED’s. Obtém-se o mesmo nível de iluminação, duram 8 vezes mais e poupam até 80% de energia.
- Verifique o consumo dos electrodomésticos na sua etiqueta energética. Os níveis A e B são os mais eficientes.
- Utilize panelas e frigideiras com um diâmetro maior do que a zona de coacção e tape as panelas para não perder o calor. Desta forma poupa-se quase 20% da energia. Se usa vitrocerâmica pode aproveitar o calor residual apagando o fogão alguns minutos antes.
- Para aquecer alguma coisa, gasta-se menos electricidade com o microondas do que com a vitrocerâmica.
- Um frigorífico cheio gasta menos do que se estiver vazio. Isto acontece porque quando o frigorífico está cheio tem menos ar dentro e por isso quando é aberto entra menos ar quente. Além disso quando está cheio, os alimentos também estão frios e passam esse frio para o interior do frigorífico.
- Desligue os carregadores que não estiverem em uso. Um carregador de telemóvel ou celular quando está ligado continua a gastar, mesmo quando não tem ligado nenhum aparelho.
- Desligue os aparelhos que não usar. A televisão, a aparelhagem de música, o leitor de DVD e outros, quando são desligados no comando à distância entram em modo de standby, mas não estão desligados e continuam a consumir electricidade.
O melhor conselho que lhe podemos dar é que deve tentar fazer um esforço para seguir estes pequenos conselhos e que evite gastar energia que não precisa. A soma de todos estes pequenos gestos pode traduzir-se na poupança de 20% no valor da factura da electricidade.
É também muito importante que todos os membros da família sigam os mesmos hábitos de poupança para que todo o esforço valha a pena, e não haja uns a poupar e outros a gastar.
Para obter mais conselhos e saber como economizar nas suas contas, continue a seguir as nossas dicas sobre poupança. Assine o nosso feed RSS, adicione-nos no Facebook ou no Twitter.