como economizar energia

Como Economizar Energia Eléctrica

como economizar energiaQuer saber como economizar energia? A energia eléctrica foi um dos maiores e mais úteis avanços que o ser humanos conseguiu na história. Actualmente, é impensável para a maioria das pessoas viver sem energia eléctrica. Sentimos que não podemos viver sem luz. Isto deve-se ao facto de todo o mundo girar em torno da electricidade. Os artefactos que tornam a vida mais agradável e fácil, funcionam, na grande maioria, graças à energia eléctrica.
Mas é altura de termos mais consciência sobre o uso deste recurso, cuja obtenção faz o nosso planeta sofrer graves consequências. Cuidar da terra é cuidar do nosso lar, e economizar energia eléctrica é uma forma de o fazer.
Se quer saber como economizar energia eléctrica e juntar-se à onda verde, então pode começar por ler este artigo.

Porquê economizar energia eléctrica?

Talvez nunca tenha pensado bem em tudo o que está por trás de um acto tão simples como ligar uma lâmpada, mas para que você possa fazer isto em casa o custo pago pelo meio ambiente foi grande em detrimento da sua comodidade.
Quando tomamos consciência do uso da electricidade colaboramos no aproveitamento dos recursos energéticos. Economizar energia eléctrica também se pode traduzir em reduzir o consumo dos combustíveis usados para a sua geração, evitando assim a emissão de grandes quantidades de gases tóxicos para a atmosfera.
Em muitos países, as principais fontes de energia eléctrica são o carvão, o gás natural e o petróleo. Mas estes recursos são limitados e desaparecerão algum dia.  E quando se faz uso destas fontes de energia não renováveis a atmosfera é afectada pelos gases prejudiciais que produzem o conhecido efeito de estufa, conduzindo por sua vez às alterações climáticas que alteram o equilíbrio ambiental.

Como economizar energia eléctrica em casa?

Para criar uma consciência verdadeira no sentido da redução do consumo de energia eléctrica devemos fazer um esforço por começar em nossa própria casa, tomando pequenas medidas que nos irão trazer grandes benefícios de poupança no futuro. As crianças em casa também devem aprender como reduzir o consumo de energia eléctrica para formar pessoas que respeitem o ambiente e o nosso planeta. O futuro da Terra está nas suas mãos.
Veja de seguida algumas formas de economizar energia eléctrica em casa que lhe permitirão poupar muito dinheiro e ajudá-lo na cruzada contra as alterações climáticas.

Formas de economizar energia eléctrica

  • Uma forma eficaz de economizar energia eléctrica em casa é deixar de usar o “stand by” dos aparelhos electrónicos e dos electrodomésticos. Este famoso estado adormecido dos aparelhos é enganador porque nos pode fazer crer que estão desligados quando isso não acontece, pois continuam a consumir energia. Muitas vezes deixamos a televisão toda a noite em “stand by”, o que equivale a estar duas horas ligada.
  • Desta forma, o melhor é desligar tudo o que não estivermos a usar, o que também inclui carregadores de dispositivos móveis, tablets, etc. Uma forma de facilitar este trabalho é usando interruptores que desligam totalmente todos os aparelhos que estiverem ligados a essa ficha.
  • Evite os electrodomésticos que estando desligados mas ligados à ficha consomem muita energia, como por exemplo microondas e televisores antigos.
  • O uso de gadgets para economizar energia eléctrica é também bastante útil, já que com assim podemos aproveitar outros tipos de energias limpas para recarregar baterias, telefones, iluminar algum espaço ou até mesmo cozinhar.
  • Se precisa de usar ar condicionado, mantenha a temperatura equilibrada e utilize roupas ligeiras em tons claros que reflictam a luz solar de forma eficiente. Quando diminuímos um grau do ar condicionado estamos a consumir mais 7% de energia.
  • Quando usar a máquina de lavar roupa use toda a sua capacidade e escolha os programas de consumo mais económicos.
  • Se tiver frigorífico (refrigerador) limpe o gelo que se vai formando regularmente, porque o gelo cria isolamento que pode fazer aumentar 20% o consumo de energia.
  • Verifique sempre que as portas do frigorífico estão bem fechadas.
  • Se não estiver a usar o seu computador, desligue-o para economizar até 70% no consumo energético diário.
  • Tente usar o ferro de engomar e a cafeteira apenas quando for realmente  necessário.
  • Tente usar energias alternativas ou limpas para produzir electricidade, como por exemplo células com sistema fotovoltaico, geradores eólicos, etc.

Como economizar energia eléctrica com a iluminação

Outra forma de economizar energia é usando lâmpadas LED. Estas podem reduzir o consumo até 80%. Estas lâmpadas duram até 15 vezes mais do que as outras lâmpadas. Usam menos electricidade – Cerca de um quinto das incandescentes.
Quando sair de uma divisão da casa apague a luz. Isto pode marcar a diferença entre economizar ou não energia eléctrica. Considere se é preciso realmente acender a luz. As lâmpada têm uma vida útil que diminui sempre que são ligadas e desligadas.
Tente aproveitar ao máximo a luz solar. Tente até procurar formas de transformar a luz solar em energia eléctrica, usando painéis solares para casa. Se onde vive a tecnologia verde estiver disponível, então não hesite em usá-la.

Benefícios de economizar energia eléctrica

São muitos os benefícios de economizar energia. Alguns desses benefícios até podem não ser mensuráveis, pois sempre que economizamos energia eléctrica damos mais vida e saúde ao nosso planeta. Vamos então resumir alguns benefícios de seguida:
  • O impacto climático é menor, evitando que os pólos do planeta derretam e se destruam ecossistemas.
  • Ajude os países a depender menos de combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo. Procure fontes de energias alternativas.
  • Diminua o gasto económico destinado ao pagamento deste serviço.
  • Beneficia o meio ambiente e a economia. É um benefício pessoal e do país onde vive.
Se tomarmos consciência desde já da importância de economizar energia eléctrica em casa, vamos ter mais benefícios no presente e um futuro melhor. Um futuro onde o aquecimento global, a contaminação do meio ambiente, o efeito de estufa, a chuva ácida sejam apenas palavras do passado. Um planeta melhor para a geração que o precede é a melhor prenda que lhes pode dar.
Comece a pensar mais verde e acostume-se a desligar a luz!

LER TAMBÉM  Como fazer um orçamento familiar para conseguir chegar ao fim do mês mesmo ganhando o salário mínimo
6

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.