Como economizar energia

Como economizar energia durante o inverno

Como economizar energia Uma casa tem muitos gastos e ainda mais durante os meses de inverno com o uso tão necessário de aparelhos de aquecimento para enfrentar o frio. Apesar de tudo, é possível poupar dinheiro na conta da energia se tivermos alguns hábitos de consumo responsável.

Como economizar no aquecimento durante os meses de inverno

Em primeiro lugar, utilize um termostato para regular a temperatura da sua casa. Feche as portas das divisões para proteger os quartos e baixe as persianas quando anoitecer. Pelo contrário, durante as horas do dia em que há luz solar, abra bem as persianas e feche as cortinas para desfrutar desse calor.

Ventile a casa apenas durante dez minutos no início da manhã e nunca abra a janela com o aquecimento ligado. Não tape os radiadores com móveis ou panos.

Mude com regularidade os filtros dos aparelhos de aquecimento. Desligue o aquecimento durante a noite e ponha mais uma manta na sua cama se for realmente necessário. Se houver uma divisão da casa que não costuma usar e que não tem aquecimento, tenha sempre a porta dessa divisão fechada.

Faça uma revisão ao estado da caldeira com regularidade já que uma caldeira que funciona bem é também uma forma de economizar dinheiro.

Como poupar energia

Como economizar energia

Em primeiro lugar, pode substituir as lâmpadas que tem em casa por lâmpadas fluorescentes compactas que duram muito mais tempo, mas se puder utilizar lâmpadas LED ainda poderá poupar mais, uma vez que estas lâmpadas são mais económicas.

Aproveite ao máximo as horas do dia com luz natural e quando chegar a noite, desligue sempre as luzes ao sair de uma divisão.

LER TAMBÉM  Aparelhos redutores de energia eléctrica

Apague sempre a televisão no interruptor quando a não estiver a utilizar.

Se precisa de usar o seu computador portátil pode ir até à biblioteca local e aí trabalhar um pouco.

Quando for necessário comprar novos electrodomésticos, seja porque os antigos se estragaram ou por qualquer outra razão, é muito importante ler bem a etiqueta de forma a conhecer toda a informação do produto. Os electrodomésticos com uma classe energética melhor são mais caros, mas pressupõem uma maior poupança a longo prazo.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.