como economizar dinheiro

Como Economizar Dinheiro, Truques e Conselhos

como economizar
É uma dor de cabeça para a maioria de nós, saber como economizar dinheiro e, em simultâneo, viver o dia a dia. Será melhor gastar tudo em diversão após termos coberto as despesas ou devemos poupar algum dinheiro? A verdade é que a maioria de nós não é capaz de traçar um rumo.
Muitos de nós não somos capazes de poupar um único euro, apesar de haver já haver muita gente a saber lidar com a temática das finanças pessoais e economizar dinheiro. Destes últimos, é possível que a maioria poupe porque tem um rendimento suficientemente elevado para poder poupar dinheiro facilmente, mas como podemos poupar se o nosso salário ou os nossos rendimentos são baixos?

Indice

Truque e formas para economizar dinheiro

Irei atualizando esta secção à medida que recolher mais formas de economizar dinheiro. Por agora estas são as minhas ideias:

✅ Confira promoções

Este é um blogue onde pode aprender a ganhar e economizar dinheiro. Pensava que não lhe ia contar sobre esta regra maravilhosa? Não estou a referir-me às promoções que se encontram num supermercado, mas sim a todas as oportunidades que a Internet oferece. Há aplicações que lhe pagam apenas para as descarregar, outras requerem um depósito mínimo para receber um prémio e há mesmo algumas que lhe dão bom dinheiro se convidar pessoas antes do lançamento de um “website”. Tem de saber estar no momento certo, por isso verifique este artigo e poupe o máximo de dinheiro que puder.

🏧 Abra uma conta de poupança

É a melhor forma de se mentalizar que pode juntar dinheiro. Em alguns casos é um pré-requisito do banco ter de transferir diretamente o salário. Mas caso não queira, recomendo-lhe que abra uma conta poupança num banco que não lhe cobre comissões e que lhe faça “cashback” de cada vez que comprar em determinadas lojas.

💔 Não seja fiel se lhe cobram mais

O exemplo mais claro é o seguro automóvel que sobe todos os anos sem razão aparente, não acha? Depois muda-o sem pensar. Também pode poupar dinheiro em gasolina se seguir alguns conselhos de condução que já apresentámos.
A maioria dos utilizadores fica com o mesmo seguro por simples conveniência. Estão dispostos a pagar 30 a 70 euros a mais quando há outro seguro à sua espera a um preço mais barato mesmo do que o preço base do seu seguro atual. Graças a essa pequena ação, pode poupar umas boas dezenas de euros na renovação da sua apólice de seguro.

💣 Acabe com todas as dívidas o quanto antes

A melhor coisa a fazer é poupar pouco a pouco para ir acabando com os créditos, começando pelos mais pequenos e desnecessários.
Neste caso, pode rever a lista com os empréstimos que não cobram comissão se for um novo cliente, possivelmente ajudará a eliminar a dívida e não terá de pagar mais do que aquilo que pediu.

✅ Promoções em lojas/supermercados

No início falámos de promoções “online”, agora é altura de encontrar nas lojas e supermercados as pechinchas que podemos encontrar apenas para comprar coisas ultrapassadas que não estão na moda ou alimentos que se aproximam da data de validade. Aqui estão os exemplos mais convencionais:
Exemplo 1: Aproveite todos os produtos que estão prestes a expirar, muitas vezes as datas indicadas são as “próprias para consumo” e não a “expiração” do produto, para poderem aguentar mais alguns dias sem problemas e beneficiar do excelente preço.
Exemplo 2: Recebeu um cupão por 10 € para um perfume ou um desconto de 30% se comprar 3 pizas, neste caso pode prescindir do perfume ou tirar partido dele se o tiver em mente. Contudo, o desconto para as pizas pode ser mais útil, poupa-se ao comprar comida.

📱 Use apps de poupança

As novas tecnologias chegam a tal ponto que já existem aplicações para poupar dinheiro sem que nos apercebamos disso. O meu favorito é sem dúvida Goin app, só tem de associar uma conta bancária e criar os seus métodos de poupança, ficará surpreendido com a quantidade de dinheiro que pode acumular sem se aperceber.
Há também páginas especializadas que oferecem descontos instantâneos em compras ou reembolso de uma parte do dinheiro que gastamos, são as páginas de cashback das quais falamos abaixo.

🛒 Crie uma lista de compras

Se compra fisicamente: mantenha-se fiel à lista e não compre caprichos ou coisas desnecessárias, vá ao mercado com o estômago cheio. Vários estudos demonstram que quando temos fome compramos com os olhos e deixamo-nos levar pelo desejo de satisfazer o nosso desejo. Quando chegamos a casa e comemos, já não temos esse desejo de comprar.
Se compra online: qualquer tipo de compra é essencial, o custo dos alimentos não pode ser suprimido, por isso recomendo-lhe que visite os sites de devolução de dinheiro para as suas compras, seja comida, viagens, etc., e tudo isso hoje pode ser comprado online.

👩‍👦‍👦 Compre em quantidader

É sabido que comprar em grandes quantidades é mais barato do que comprar de outras formas. Se não precisar de tanta quantidade, pode contactar familiares ou amigos que queiram comprar a mesma coisa para recolher o dinheiro e comprá-lo. Normalmente as compras a granel só estão disponíveis para empresas ou freelancers, mas pode aplicar o mesmo picaresco perguntando a um conhecido.

👍🏼 Poupar sendo cliente fiel

Muitos estabelecimentos permitem-lhe tornar-se membro em menos de 2 minutos de modo a beneficiar de descontos importantes no futuro. Algumas pessoas rejeitam este sistema porque não querem receber publicidade, mas será que vale mesmo a pena? A resposta é NÃO.
Torne-se membro dos estabelecimentos onde pensa que vai beneficiar, tais como grandes armazéns e supermercados. Não tem de se inscrever em todo o lado, apenas naqueles lugares que lhe vão ser realmente úteis.
Há apenas alguns dias recebemos um cheque de 20 euros para comprar no Carrefour, neste caso tenho o cartão de fidelidade com o qual acumulo pontos para fazer compras e encher o depósito do carro. Como é uma despesa fixa e não posso evitá-la, o que é melhor que tirar partido dela para arranhar dinheiro.

🏦 Mude para um banco sem comissões

Atualmente existem muitos bancos que não cobram taxas de manutenção ou comissões ocultas e podem ser abertos em menos de 5 minutos.  Tudo o que precisa de fazer é colocar a sua melhor cara para pegar numa fotografia e digitalizar um cartão de identificação.
Evite bancos antiquados que cobram taxas e comissões ocultas e torne-se cliente da banca online. Alguns não têm escritórios físicos mas como cliente de bancos modernos direi que não é necessário, qualquer problema pode ser resolvido via chat ou telefone.

💳 Compra com cartão

A maioria dos cartões de crédito oferecem algumas vantagens que muitas pessoas desconhecem e que é o facto de também terem programas de fidelidade.
Assim pode beneficiar da utilização controlada de cartões. Evita assim utilizar aqueles com comissões ocultas ou que não lhe trazem qualquer benefício.
Então, cartão de crédito, sim ou não?  Do meu ponto de vista sim, com um MAS muito grande: não use cartões de crédito para comprar caprichos ou gastar naquilo que não será capaz de enfrentar a curto prazo, por isso a única coisa que terá é de aumentar a sua dívida. Deve ser usado conscienciosamente e ler sempre as letras miúdas.

📥 Guarde dinheiro assim que receber

A maioria das pessoas tem o estranho hábito de poupar o dinheiro que sobra no final do mês e se não sobrar não é poupado. ERRADO! Vamos estabelecer uma regra fixa de poupar 50 euros cada vez que recebemos o nosso salário. Este montante deve ser ajustado segundo o seu orçamento familiar, sendo o mínimo recomendado:
  • 1 euro por dia
  • 30 euros por mês
  • 360 euros por ano

💼 Procure um trabalho mais bem pago

É tão fácil de dizer, não é? Bem, eu fi-lo, não era o trabalho dos meus sonhos, mas as horas trabalhadas foram bem pagas em comparação com o meu salário anterior e graças a isso consegui poupar para as minhas férias.
Mas antes de deixar o meu trabalho, procurei e encontrei. No momento em que vi que tudo era favorável e que as condições eram melhores, não pensei duas vezes, corri o risco de deixar um emprego estável e mal pago com tudo o que isso implica (perda de antiguidade, subsídios de desemprego) e comecei uma nova aventura.

🥗 Leve comida de casa

Quantas vezes é preciso comer depressa no local de trabalho? Este ponto é especialmente importante para quem come fora de casa diariamente, para além de gastar muito dinheiro, estará a comer junk food.
Também pode utilizar aplicações para poupar comida que está prestes a expirar, verificar se há restaurantes disponíveis perto do seu local e comprar comida com um desconto de até 90%.

🚶‍♂️ Compre com mais frequência e em menor quantidade

Está provado que as compras semanais permitem-nos controlar melhor as nossas despesas porque levamos o que precisamos a curto prazo.
No caso de fazer as compras mensais, os alimentos ficam maus, expiram ou ficamos diretamente excedentários e temos de os deitar fora. Além disso, se for um daqueles que compra uma vez por mês, certamente esquecerá algo e terá de comprar novamente, evitando assim um controlo das despesas.

🍅 Compre produtos frescos

São muito mais baratos do que os embalados, também preservam melhor as propriedades de cada alimento. Evite a compra de alimentos pré-confecionados, os preços são excessivos, com esse dinheiro poderia comprar vários ingredientes e cozinhar você mesmo.

🍲 Recipiente para comida abundante

É tão simples como adicionar os produtos frescos que acabou de comprar e tudo o que gosta, deixá-lo cozinhar lentamente e cobrir a panela de pressão, desta forma terá comida durante vários dias e também fornecerá ao seu corpo todos os nutrientes necessários.

🍶 Não compre água engarrafada

Resíduos desnecessários com água gratuita e mais resíduos plásticos para a natureza. É verdade que em muitas regiões a água é má ou tem um sabor desagradável devido ao seu elevado teor em magnésio e cálcio. Como alternativa pode procurar a nascente mais próxima e trazer garrafas de água para recolher água natural de graça.

🚬 Deixe de gastar em vícios

Estima-se que os gastos médios com o tabaco seja de 744 euros por ano, se adicionarmos isto a outros vícios como o álcool e outras substâncias, a despesa pode duplicar (cerca de 1500 euros), está a gastar um salário para se matar!

💡 Poupe na luz, água e gás

Sou daqueles que vai atrás das pessoas apagando as luzes, retirando as fichas, fechando as torneiras. Além de ser uma despesa desnecessária, desperdiçamos dinheiro e a contribuir para que o ambiente fique mais poluído.
  • As horas de pico são as horas do dia em que a tarifa de eletricidade é mais elevada e são conhecidas como tal porque há um aumento considerado na utilização e isto leva a um aumento no preço.
  • As horas fora de pico são aquelas que implicam até 30% menos despesas. São normalmente horas noturnas das 00:00h às 12:00h e podem variar dependendo de cada empresa, mas o que todos concordam é que a tarifa é reduzida e poucas pessoas tiram partido dela.

☎️ Plano de telefone barato

Hoje em dia há uma imensidão de empresas que tornam muito fácil pagar pelo que se vai consumir ou consumiu, nem mais, nem menos e sem letra pequena. Normalmente todas as empresas incluem telefonia, linha fixa e Internet, mas outras permitem-lhe escolher e pagar apenas pelo que lhe interessa. No meu caso, poderia passar sem o pacote de telefone fixo e televisão.

📞 Pergunte se tem desconto

O facto de ligar e perguntar pode fazê-los pensar que quer mudar de empresa e isso é algo em que eles não estão interessados. Provavelmente reduzirão as suas próximas faturas em 10% a 30% para o atrasar.

💶 Leva dinheiro vivo à justa

Se não quer usar um cartão ou pensa que vai gastar mais do que deveria, tire o dinheiro de que precisa do multibanco e deixe os seus cartões em casa. Este conselho é duplamente válido porque para mim pessoalmente, transportar dinheiro salvou-me de algumas situações de emergência. Em qualquer caso, o melhor substituto é levar um cartão de carteira com apenas dinheiro suficiente para evitar gastos excessivos.

🧐 Seja mais esperto do que o marketing das grandes empresas

Muitas cadeias multinacionais utilizam estratégias que o convidam a comprar mesmo que não tenha a intenção de o fazer.
Nas lojas de roupa “jogam” muito com os cheiros e a música eletrónica alta que envolvem o cliente numa atmosfera de “diversão” causando desinibição e que “não nos importamos com nada” para que acabemos por comprar. Isto ajuda-nos a imaginar-nos num ambiente festivo com os nossos entes queridos e com a roupa que temos nas nossas mãos. Já alguma vez lhe aconteceu isto?
Nos supermercados eles usam sinais brilhantes de “Promoção”, “Oferta”, “2 × 1” e com a altura dos produtos que querem que compre, sabia disto? Também as ofertas não são tão rentáveis quando se descobre que o preço antigo era quase o mesmo ou mesmo inferior ao atual.
Para ter tudo sob controlo, fazer uma lista dos alimentos básicos que compra todas as semanas e controlar o preço de cada um, perceberá como nas vendas, sexta-feira negra e promoções especiais alguns deles não são rentáveis. Com isto não quero dizer que estejamos enganados porque há promoções que são lucrativas, mas temos de olhar com cuidado.
como economizar dinheiro

♻️ Use sacos de pano

Os sacos de plástico estão a tornar-se obsoletos por várias razões; a principal é que são altamente poluentes, não precisamos de sacos de plástico para nada e a secundária é que em alguns lugares eles cobram por eles.
Habituei-me a carregar um comigo o tempo todo, carrego-o na minha mala ou deixo um par no carro e posso assegurar-vos que os uso muito. Se não o fizesse, estaria a encher a minha casa de sacos, o que não me importa, porque os utilizo para reciclagem.

🔄 Aproveite alimentos para outras cosas

Açúcar ou café para esfoliar o rosto/corpo, azeite para cabelo seco ou mãos secas, limão ou água salgada para pele oleosa. No meu caso, tenho uma cafeteira e quando o café termina de fazer, recolho as borras e levo-as para a banheira para esfoliar uma vez por semana, a minha pele está impecável.

🚫 Adeus lâminas descartáveis

São um incómodo para o ambiente, estamos saturados de plásticos por todo o lado e as lâminas descartáveis em sacos NÃO ajudam, é também uma despesa desnecessária porque por um preço pequeno pode comprar uma lâmina de barbear tradicional que terá uma vida útil de vários anos e não terá de se preocupar durante muito tempo.

📦 Venda o que não usa

“Guardo-o só por precaução”, mesmo sabendo que não o usa há 3 anos, ainda o tem no caso de o Espírito Santo chegar.  Venda a roupa usada, estabeleça um preço acessível e use esse dinheiro para poupar. Uma vez feito, perceberá que não custa tanto ver-se livre de coisas desnecessárias. Sentir-se-á melhor consigo mesmo.

🐶 Não compre animais, adote

Até hoje ainda não compreendo como se pode comprar animais sabendo que há muitos que morrem por serem abandonados. Na minha opinião, os animais não são objectos e, portanto, não devem ser comercializados. Cada vez que compra um ser vivo está a matar tantos outros, não seja cúmplice e adopte uma vida, o amor que recebe não é pago com dinheiro nenhum.

📖 Leia livros sobre economia

Há um livro que me foi recomendado e que ainda não tive tempo de ler (um dia irei fazê-lo), chama-se “Pai rico, pai pobre”, abrirá a tua mente e ajudá-lo-á a compreender muitos conceitos que talvez não soubesse, pode também dar-lhe mais ideias sobre como poupar dinheiro.

📚 Biblioteca em vez de comprar livros

Se gosta de ler pode ir à biblioteca mais próxima e procurar livros do seu interesse, totalmente gratuitos. Normalmente pode trazê-lo durante alguns dias e depois devolvê-los.
Há um movimento que consiste em deixar livros em pontos específicos de cada cidade para aqueles que não têm dinheiro para comprar um livro. Cada pessoa é livre de o levar com o requisito de o deixar no mesmo local após alguns dias.

📐 Material escolar em segunda mão

Há cada vez mais estabelecimentos especializados na troca de livros/artigos escolares para ajudar as famílias com dificuldades a fazer face às despesas. Alguns têm de ser comprados como canetas e livros novos, outros como a régua, a régua, livros que são repetidos todos os anos podem ter uma segunda vida a um preço muito acessível.

🏠 Alugue quartos que não usa

Pode parecer inacreditável, mas há pessoas que ganham a vida exclusivamente com o aluguer de quartos na própria casa. Se não tem tanta sorte em ter vários quartos vazios, também pode facilmente ganhar a vida, veja os artigos que já aqui publicámos sobre este tema.

🚪 Crie móveis reciclando

Já viu aquela mesa de sala de estar feita com uma palete? Pessoalmente adoro! e tenho a certeza de que há muitas ideias para qualquer divisão da casa sem gastar um cêntimo por ela, no máximo gastará em tinta ou qualquer detalhe que queira acrescentar.
Pode usar tudo o que se possa imaginar para fazer artesanato e vendê-lo na Internet, com despesas mínimas ou nulas para ganhar dinheiro extra.

⚠️ Compre coisas com defeito

Roupas, aparelhos, móveis e até carros, podem ver o preço reduzido até 80% porque têm uma pequeno defeito que pode ser estético ou interno. No caso de ser estético, nem pense nisso, é uma pechincha. Se for algo relacionado com o motor ou não for visível a olho nu é melhor verificá-lo cuidadosamente se não quiser que a pechincha se torne uma má compra.

⏱ Em alguns casos é melhor alugar

Vai casar e não tem fato, vai ser convidado num evento importante, vai ser fotojornalista e não tem máquina fotográfica, vai tocar na orquestra local e não tem instrumentos?
Em qualquer uma destas perguntas não vale a pena comprar algo que vai usar uma (ou duas vezes no máximo). Existem websites especializados onde se pode alugar tudo o que se possa imaginar.

⚖️ Voltar à troca

Em aplicações como Wallapop, além de vender, pode seleccionar uma opção para trocar por algo de valor semelhante. A dada altura poderá estar mais interessado na opção de troca do que no dinheiro em si, poupa a compra enquanto se livra de algo que não utiliza.

✂️ Reutilize objetos com utilidade diferente

Caixas de sapatos para guardar objectos, garrafas de vidro como ornamentos, recipientes para alimentos (vidro, cristal, plástico) dependendo da forma podem ser reutilizados para tudo o que se possa imaginar como candeeiros, bases para copos, ornamentos, quadros, figuras para os móveis, relógios feitos à mão, etc.

🧦 Lave a roupa quando for necessário

A roupa interior deve ser lavada após apenas uma utilização, mas um par de calças que tenham sido usadas durante duas horas? Bem, há pessoas e muitas pessoas que simplesmente as atiram para o balde de lavagem. A menos que tenha estado a cortar na mina ou as suas calças cheirem a “queimado” por ter estado num churrasco, não é necessário lavar essas calças de ganga.

💧 Limpe com frequência

A limpeza ajuda-o a poupar dinheiro porque encontrará objectos e alimentos que não sabia que existiam em sua casa, bem como a higienizá-los. Não é necessário passar produtos de limpeza, simplesmente com um pano e água pode limpar e arrumar o que considera necessário arrumar, deixando os produtos para as áreas mais sujas que necessitam de desinfecção (o frigorífico).

🚐 Faça viagens colaborativas

Por outras palavras, partilhe as suas viagens com outras pessoas e poupe na gasolina. Nas minhas últimas férias utilizei Blablacar para chegar ao meu destino, com o dinheiro que ganhei consegui pagar quase um tanque cheio (55 euros).

🚗 Empreste o seu carro quando não o utiliza

Outra alternativa, se não quiser vender o seu carro, é que outros possam tirar partido dele enquanto você ganha dinheiro por ele. A aplicação mais conhecida é a Bluemove, mas existem outras inovadoras como a Respiro, onde pode anunciar o seu carro e esperar que outra pessoa precise dele.

⛽️ Conduza de maneira eficiente

Se achar impossível ver-se livre do carro ou se precisar dele porque não tem outros meios, tente conduzir eficientemente sem acelerar / travar e sem exceder o limite de velocidade, ficará surpreendido com o quanto pode poupar.

🎢 Lazer grátis ou a baixo custo

Sabia que há muitas actividades gratuitas perto de si que desconhece? Por exemplo, num parque perto da minha casa há actividades físicas com um instrutor especializado todas as terças e quintas-feiras das 17:00h às 19:00h, onde qualquer pessoa pode inscrever-se no local sem ter de pagar nada. Conhece pessoas de todas as idades e é muito divertido 🙂
Existem também outros tipos de actividades tais como visitas a museus, provas gratuitas, exposições, formações/cursos, inaugurações de novas instalações (geralmente gratuitas) e todas elas gratuitas ou a baixo custo, basta pesquisar e informar-se.

🏄‍♀️ Atividades gratuitas

  • Laminador
  • Bicicleta
  • Em execução
  • Andar a pé
  • Passear o cão
  • Jogar ténis/badminton/pingue-pongue/basquetebol/futebol/voleibol
  • Ir a museus em tempos livres
  • Comer nos supermercados Quem não o fez?
  • Fazer caminhadas
  • Nadar no rio/praia (se vive perto de uma)
  • Visitas a cidades próximas (só se gasta em transporte)
  • Reunir-se com antigos colegas, amigos ou conhecidos
  • Tirar amostras grátis nas lojas (mas não exagere)
  • Trabalho voluntário em ONG, abrigos, bancos de alimentos, canis, etc.

Precisa realmente de tudo o que tem?

Estou rodeado de pessoas que no final do mês acumulam mais despesas do que poupanças e ouço queixas constantes de não fazer face às despesas, de não poder viajar ou de não poder fazer planos que envolvam gastar dinheiro, que sim, que depois têm um carro de gama média, um iPhone de 1000 euros e vários disparates de que não precisamos.
Para poupar dinheiro, tem de olhar à sua volta e perguntar a si próprio:
De que preciso exactamente para viver, Tudo o que possuo (carro, casa, produtos tecnológicos, assinaturas, artigos que não uso) preciso mesmo, O que posso fazer sem?
Se os seus rendimentos são médios a baixos e pensa que não pode passar sem nada que tenha agora, pode ser uma dessas pessoas que não poupa um único euro por mês, neste caso devo dizer-lhe que não está preparado para poupar dinheiro. Se pensa que pode passar sem algumas coisas e está disposto a mudar pequenos hábitos, está pronto a tornar-se um perito em poupar.
como poupar dinheiro

Porque deve poupar dinheiro

“Para comprar a casa ou o carro dos meus sonhos”. Essa é a resposta mais generalizada e no entanto a menos alcançável a curto prazo, a menos que se poupe muito dinheiro ou se ganhe os Euromilhões. O meu conselho é que se concentre nas pequenas coisas e nos detalhes do dia-a-dia:
  • Inesperado: de um montante médio baixo ao qual não fomos capazes de lidar porque “não temos um difícil” soa familiar? Se tiver dinheiro poupado, não será necessário pedir um empréstimo.
  • Liquidar dívidas: Isto é ainda mais importante que o primeiro porque temos o hábito de nos endividarmos por coisas absurdas ou coisas de que não precisamos (precisa daquele smartphone de 800 euros?).
  • Objectivos a curto-médio prazo: Como fazer uma viagem a um lugar de sonho ou poupar dinheiro suficiente para comprar um lugar de estacionamento (e depois alugá-lo).
  • Desejos/auto-presentes: Não há problema em tratar-se de vez em quando, especialmente se conseguiu poupar muito durante muitos meses, a auto-recompensa após disciplina é muito benéfica.

Como começar a poupar dinheiro?

O primeiro e mais importante é que deve perguntar a si mesmo se está preparado para não tocar numa parte do dinheiro que vai receber, não importa quantos truques e dicas lhe possa dar, está nas suas mãos colocar-se a ele. Uma opção interessante é ganhar dinheiro de casa e salvar essa parte.

Controle os seus gastos

Soa como “onde gastei o dinheiro?” ou “não me lembro de ter gasto tanto”, penso que aconteceu a todos e este é o principal erro que cometemos quando poupamos, se não sabemos quanto gastamos e como planeamos poupar?
✔️ Pode fazê-lo com o método tradicional com caneta e papel, criando uma coluna de rendimentos e outra de despesas, na qual terá de escrever cada vez que receber ou gastar dinheiro.
✔️ Se utilizar um método intermédio como uma folha Excel, a mesma coisa, apenas a folha será guardada no seu computador ou em qualquer dispositivo móvel para que a possa modificar sempre que quiser.
✔️ No caso de gostar de ter tudo informatizado, existem aplicações que se ocupam de fazer o relatório de despesas para si, para além de muitas outras coisas. Em Fintonic, pode agrupar todas as suas contas bancárias e esquecer tudo o resto, o único inconveniente é que as despesas em dinheiro não são contabilizadas.

Necessidades reais vs caprichos

Aqui desempenha um papel muito importante a percepção que cada um de nós tem do que é importante e do que não é. Do meu ponto de vista, o essencial é ter:
  • Uma cama
  • Alimentação
  • Roupa quente
Embora possa parecer estranho, tudo o resto não é necessário, não sofreremos por não termos um smartphone de 1000 euros ou o melhor carro do mercado. Parece que temos uma necessidade constante de mostrar ao mundo que temos algo melhor que o nosso vizinho, se ele comprar um Audi Q3, temos de o ultrapassar comprando o Audi Q5.
Precisa de um carro como esse, ou melhor, precisa de um carro?

Planifique com antecedência

Se já sabe que quer fazer a viagem dos seus sonhos, planear e comprar com muitos meses de antecedência pode poupar até 50%. Lembre-se de que as despesas de última hora são excessivamente elevadas.

Pague-se a si mesmo

Não espere até ao fim do mês para guardar o que não gastou, é um erro comum. Não devemos poupar o que nos resta, mas temos de poupar um montante fixo assim que recebemos o dinheiro. É recomendado poupar entre 5 e 10% do seu salário.

Repense mudar de casa

Se tiver um emprego permanente que lhe agrade e estiver longe de casa, vai gastar entre 50 e 150 euros apenas em transportes, para não falar do tempo de viagem e do stress envolvido. Vale a pena pagar um pouco mais em renda e poupar em transporte e dinheiro.
Se estiver perto do trabalho, deixe o seu carro e utilize transportes públicos + bicicleta, a Camada de Ozono e o seu bolso também lhe agradecerão.

Ofertas e promoções

Comprar roupa ou comida de qualidade a baixo custo, aproveitando promoções especiais de 2×1, vendas, expiração de alimentos, pequenos defeitos, estaremos a poupar muito dinheiro por ano. Aproveite as promoções que dão dinheiro online.

Gastos pelas horas trabalhadas

Pense em quantas horas tem de trabalhar para poder pagar pelo que quer, será que vale a pena? Se tem a certeza que vale, encorajo-o a poupar para o conseguir, se não tem a certeza, aborte a sua missão.

Elimine gastos secundários sem pensar duas vezes

Se vive sozinho, é fácil, só tem de pensar cuidadosamente no que está a gastar o dinheiro e não está a obter rentabilidade.
Imagine que está a pagar uma taxa de 30 euros pela inscrição no ginásio, mas normalmente vai uma vez por semana, é rentável? Do meu ponto de vista, poderia salvá-lo, em vez disso pode ir fazer jogging ou praticar qualquer desporto ao ar livre gratuitamente.

Como eliminar gastos para poupar

Estas são despesas desnecessárias que podem ser evitadas ou consideravelmente reduzidas:
  • Tecnologia de ponta…para quê? se queres economizar, não se exiba.
  • Veículo pessoal, não poderia realmente viver sem ele?
  • Custos excessivos de electricidade e água. Está provado que, tendo em conta as taxas nocturnas, é possível poupar entre 10% e 30%.
  • Toda a comida que se deita fora durante o ano.
  • Subscrições Premium (Amazon, Netflix), lamento mas esse dinheiro seria útil para poupar.
  • Seguro de telemóveis e outros seguros não essenciais. Isto não será necessário se gastar menos de 200 euros num smartphone, não precisará de fazer um seguro adicional.
  • Serviços de limpeza e cozinha, como é que vai poupar assim? Tem duas mãos para o fazer você mesmo.
  • Comer fora. Sim, todos nós gostamos, mas sabes que vais desperdiçar dinheiro que é óptimo para poupar, terás sempre a desculpa para ficar doente.

Tenha um orçamento doméstico

Quando tiver mais ou menos claras as suas prioridades e onde pode cortar, é altura de fazer um orçamento com despesas fixas (alimentação, electricidade, gás, aluguer) e despesas variáveis (caprichos, despesas imprevistas). Pode incluir ou remover caixas adaptando-o ao seu padrão de vida actual.

Regras para poupar dinheiro no fim do mês

Oh sim, tenho a certeza que agora vou poupar mais lendo estas dicas absurdas. Bem, devo dizer-vos que o ser humano actua sobre impulsos e uma grande parte das despesas que vos foram produzidas por impulsos incontroláveis. Quando o ser humano, pára, pensa e espera, magicamente já não sente a necessidade de comprar. Então, o que deve fazer? Tenha em mente estas três regras de ouro:

Regra dos 30 minutos

Certamente já alguma vez se zangou com alguém e disse tudo o que lhe passava pela cabeça naquele momento. O mais provável é que após 30 minutos esteja a lamentar, exactamente 30 minutos depois, não acredita? experimente você mesmo. O mesmo acontece com as despesas compulsivas, ou porque estamos a substituir outro desejo que não realizámos ou porque somos caprichosos. Dê um passeio de meia hora, muito provavelmente NÃO voltará para o item desejado.

Regra das 24 horas

Já viu o casaco dos seus sonhos e quer comprá-lo agora, mas é demasiado caro. Sugiro que vá para casa e pense nos prós e contras. É provável que acorde no dia seguinte e que já não tenha vontade de o comprar. Dar a si próprio um presente de vez em quando é benéfico, depois de tanta repressão é uma forma de se recompensar a si próprio.
Lembro-me que me apaixonei por um par de ténis de 150 euros e nessa altura foi uma despesa enorme para o meu bolso, por isso fui para casa, pensei nisso e no dia seguinte voltei para os ir buscar. 5 anos depois estou encantado, usei-os mais do que pensava e estão como novos! Sei que não fiz mal em gastar esse dinheiro, é o mesmo comprar 3 pares de 50 euros do que um de 150 euros.
Com isto quero dizer que nem sempre é rentável conter-se dentro de um limite de dinheiro, se quiser esse casaco de 300 euros pode ser rentável a longo prazo porque será muito feliz, utilizá-lo-á com frequência e dificilmente necessitará de mais.

Regra dos 30 dias

Se tiver de comprar algo essencial como um aparelho ou um grande presente, leve o seu tempo e investigue os preços em vários estabelecimentos, compare, peça informações e indique os que são mais rentáveis. A diferença pode ser abismal.

O barato sai caro

E não ajuda a poupar dinheiro. Tendo em conta o exemplo anterior, devo dizer que é preferível poupar dinheiro e gastá-lo em produtos certificados e de qualidade do que comprar coisas com materiais medíocres e maus. Nem toda a gente o pode pagar mas posso assegurar-vos que é melhor gastar 100 libras num par de ténis que durará 5 anos do que 30 libras num par de ténis que durará 6 meses, fazer as contas.
Agora, se vai comprar um par de formadores por 100 euros, é porque precisa mesmo deles. Se considerar que é um capricho, aplique as três regras que me restam acima.

Como poupar mais dinheiro?

Já pensou em utilizar o dinheiro da sua folha de pagamentos para despesas essenciais e poupar o dinheiro que ganha online?
Cada vez mais pessoas estão a gastar o seu tempo livre para ganhar dinheiro online ou offline, a verdade é que ganhar dinheiro online é muito mais confortável porque o podemos fazer a partir de casa e sem gastar em transportes.
Pode fazer inquéritos pagos no seu tempo livre e poupar aqueles 40-60 euros por mês para poupar dinheiro. Pode fazê-las a partir de casa ou enquanto se mudar para outro lugar, desde que tenha uma ligação à Internet.
Também pode tentar tarefas mais tradicionais como baby-sitting, passeios de cães ou em projectos de mystery shopper.
LER TAMBÉM  Dicas para administrar as finanças do casal
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário