Como economizar água

Como economizar água no duche e na casa de banho

Com algumas recomendações fáceis de implementar para economizar água no duche, verá uma melhoria substancial na poupança de energia e dos custos da sua casa.
Como economizar água

A necessidade de economizar água

A água é essencial para a vida e a maioria de nós pensa que é um recurso inesgotável e gasta água sem prestar muita atenção à quantidade, mas a verdade é que a água é um recurso limitado e cada vez mais áreas estão a sofrer de uma escassez deste elemento precioso e vital.
Atualmente, nos chamados países do primeiro mundo, são gastos 505 litros a mais de água do que há apenas 25 ou 30 anos e é muito difícil para nós tomarmos consciência da necessidade de economizar água por todos os meios à nossa disposição.
A utilização de água doméstica, especialmente água quente, utiliza energia e contribui para as emissões de gases com efeito de estufa que contribuem para as alterações climáticas.
Todos temos de estar conscientes da importância da utilização racional da água. Pequenos gestos podem alcançar grandes resultados e um pouco de poupança em cada uma das nossas casas significa muitos litros de água poupados ao longo do ano.

Porque é prático economizar água no chuveiro?

Embora possa não parecer, a poupança de água no chuveiro ou na casa de banho será mesmo perceptível no seu bolso, pois de acordo com alguns estudos esta área da sua casa utiliza cerca de 30% do consumo geral de uma casa.
Por outro lado, a utilização de aparelhos para aquecer água, seja um esquentador eléctrico ou a gás, é uma despesa adicional de energia, pelo que também se poupa nas emissões de CO2 e no custo da sua conta de eletricidade.

Como a poupança de água no duche reduz as emissões de CO2

Economizar água no chuveiro significa uma redução de CO2 de acordo com estudos sobre o assunto. Estes estudos dizem que por metro cúbico de água, 175 gramas de CO2 são expelidos para o ar, 25 gramas para obter a água, 25 gramas para distribuição e 125 gramas para evacuação e purificação. A que devemos acrescentar as emissões de CO2 pelo custo energético do seu aquecimento, que não é pouco.

Como economizar água no duche

Economizar água no chuveiro não é muito difícil, não é grande investimento, o ambiente agradecer-lhe-á e as suas finanças pessoais também.

Experimente estas dicas:

  • Duches curtos: encurtando o seu tempo de banho em apenas dois minutos pode economizar até 30 litros de água.
  • Fechar a torneira: enquanto se ensaboa, deixar a torneira a correr deixa litros e litros de água a correr, sem outra finalidade que não seja deixá-la simplesmente a correr pelo esgoto.
  • A temperatura certa: baixar um pouco a temperatura da água poupa eletricidade, gás e dinheiro.
  • Potência da torneira: não a abra ao máximo por hábito, ajuste-a à necessidade do momento.
  • Recolher a água fria: enquanto esperamos que a água quente saia, estamos a desperdiçar água. Podemos recolher esta água num balde e utilizá-la para regar as plantas, se a tivermos, ou despejá-la na sanita quando a utilizarmos (pouparemos uma descarga de autoclismo).

Outras dicas para economizar água na casa de banho:

  • Molhe a sua escova de dentes num copo. Recolha um copo de água para lavar os dentes. Quando escova os dentes com a torneira fechada, poupará 19 litros de água.
  • Encha o lavatório para se barbear, só utilizará 5 litros de água.
  • Tome duche em vez de encher a banheira. Poupará 60 litros de água.
  • Lave a sanita apenas quando necessário; não a utilize como cinzeiro ou cesto de papéis velhos. Poupará os 6 – 8 litros de água na cisterna. Evitará também a sobrecarga das estações de tratamento de águas residuais.

Economizar água no chuveiro e outras atividades domésticas

Economizar água no chuveiro está muito bem, mas também podemos poupar este precioso líquido na cozinha, no jardim, etc.
Eis como:

Como economizar água na cozinha:

  • Ligar a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça apenas quando estiverem cheias. Poupará 80 litros.
  • Descongelar os alimentos à temperatura ambiente, nunca sob a torneira. Vai economizar 15 litros.
  • Lavar fruta e legumes numa tigela. Poupa 10 litros.
  • Quando renovar os seus aparelhos, procure com o rótulo ecológico.

Como economizar água no jardim:

  • Ajustar corretamente os aspersores e concentrar a rega nas zonas verdes.
  • Usar plantas nativas que consomem pouca água.
  • Deixe a relva crescer mais, reduzirá a evaporação da água, especialmente se o Verão for muito seco.
  • Tentar regar logo pela manhã ou ao anoitecer. Se regar durante as horas de luz solar, 30% da água evapora.

E também:

  • – Atenção a possíveis fugas de água na sanita e nas torneiras.
  • – Lave o carro com uma esponja e um balde, utilizará menos de 50 litros.
  • – Utilizar a vassoura em vez da mangueira para limpar pátios e terraços.
  • – Reparar as torneiras que pingam e manter um olho nas torneiras que não se ligam corretamente. Pode economizar até 180 litros.

Acessórios

Estes são acessórios que por um preço bastante baixo podem gerar uma boa poupança de água no duche e na casa de banho em geral:
– Torneiras de baixo consumo, chuveiros e cisternas: mudar estes elementos para os de baixo consumo é simples e económico, conseguindo reduzir o consumo em menos de metade.
– Aeradores, perlatadores, etc.: estes consistem em pequenos itens que cabem na torneira à saída da água para misturar com o ar, dando a impressão de que a mesma quantidade de líquido sai, mas na realidade sai quase metade, por isso sem perder energia gasta-se menos.

Como saber quanto dinheiro lhe custa o chuveiro

Existem mecanismos para descobrir quanta água e dinheiro é desperdiçado em cada duche. Estes contadores inteligentes fornecem mesmo dados sobre o custo do aquecimento da água e das emissões de CO2. Tudo isto pode dar-lhe uma ideia de qual é o seu consumo antes e depois da aplicação destas recomendações sobre como economizar água no duche.

Pequenas mudanças que nos podem ajudar a economizar água no duche e no resto das nossas atividades domésticas

Economizar água no chuveiro é importante, mas se também conseguirmos poupar água nas outras atividades domésticas onde precisamos de utilizar o precioso líquido, estaremos muito mais conscientes na sua utilização.
  • Torneiras de renovação, chuveiros e cisternas: as mais modernas são muito mais eficientes e permitem-nos economizar muita água.
  • Chuveiros de baixo consumo: reduzem o consumo de água no duche para metade ou mais.
  • Utilizar cisternas de 6 litros: é aconselhável instalar cisternas de 6 litros que estão ligadas à tigela, uma vez que as cisternas suspensas não têm um mecanismo de paragem de descarga.
  • Sistemas de descarga dupla e de interrupção da descarga: as sanitas de descarga baixa poupam água ao incorporar um sistema de descarga que permite ao utilizador escolher entre dois volumes de descarga diferentes (6 – 8 litros ou 3 – 4 litros) ou ao parar voluntariamente a descarga quando o botão é premido novamente.
  • Reutilização de água cinzenta: a água cinzenta é responsável por 60 a 65% do consumo doméstico de água e pode ser reutilizada para a descarga de sanitas e mesmo para regar plantas. Para podermos reutilizar água cinzenta, devemos evitar que a gordura da cozinha desça pelo ralo.

Sabia que…?

  • Devemos saber que por cada minuto que mantemos uma torneira a funcionar, são desperdiçados entre cinco e dez litros.
  • Se deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, pode desperdiçar quase 20 litros de água.
  • Se tomar banho com a torneira aberta, pode estar a desperdiçar 60 litros de água.
  • Lavar a loiça com a torneira aberta consome cerca de 100 litros de água.
LER TAMBÉM  Como economizar energia durante o inverno
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário