Indice
Reveja os erros do ano anterior
Para ter uma visão mais realista dos seus recursos e das suas necessidades, deve fazer um balanço dos hábitos úteis que quer manter ao longo dos próximos doze meses e dos erros que quer evitar a partir de agora.
Defina as suas metas de poupança
Para isso, deve definir concretamente quais são os seus objectivos de forma mensurável e temporal para seguir uma direcção mais realista. Por exemplo, não é suficiente apenas dizer “quero poupar mais dinheiro todos os meses”, uma vez que é também necessário saber qual o valor exacto da poupança que quer atingir em 2014, e ainda analisar a forma como irá poder cumprir esses objectivos.
O mais realista será fixar um valor a poupar mensalmente que deve separar quando receber o seu ordenado e deixar numa conta diferente destinada às poupanças.
Suprima gastos desnecessários
Reveja os seus hábitos de consumo para evitar gastos que não são necessário. Por vezes, os pequenos valores a que não damos importância são os que podem ajudar a definir um princípio de poupança. Faça uma lista com os gastos que quer suprimir a partir de agora. Para fazer isso, pode começar por diferenciar o que são as suas necessidades reais e secundarias.
Uma técnica para gastar menos
Pode poupar muito dinheiro utilizando uma técnica simples e eficaz. Em vez de comprar um artigo logo no momento em que o vê na loja, deixe passar primeiro vinte e quatro horas para reflectir se realmente quer e precisa desse artigo. Verá como será mais fácil assim atingir os seus objectivos de poupança neste ano.