poupar

Como cumprir os seus objectivos de poupança para 2014

pouparTodos os anos começam sempre com mudanças nos diferentes aspectos das nossas vidas, sendo um dos mais importantes o plano económico. As mudanças podem ser motivadas por desejos internos que têm mais força no início do ano. Por essa razão, vamos começar o ano com algumas dicas para conseguir atingir os seus objectivos de poupança para este ano de 2014.

 

Reveja os erros do ano anterior

Para ter uma visão mais realista dos seus recursos e das suas necessidades, deve fazer um balanço dos hábitos úteis que quer manter ao longo dos próximos doze meses e dos erros que quer evitar a partir de agora.

 

Defina as suas metas de poupança

Para isso, deve definir concretamente quais são os seus objectivos de forma mensurável e temporal para seguir uma direcção mais realista. Por exemplo, não é suficiente apenas dizer “quero poupar mais dinheiro todos os meses”, uma vez que é também necessário saber qual o valor exacto da poupança que quer atingir em 2014, e ainda analisar a forma como irá poder cumprir esses objectivos.

O mais realista será fixar um valor a poupar mensalmente que deve separar quando receber o seu ordenado e deixar numa conta diferente destinada às poupanças.

poupança

Suprima gastos desnecessários

Reveja os seus hábitos de consumo para evitar gastos que não são necessário. Por vezes, os pequenos valores a que não damos importância são os que podem ajudar a definir um princípio de poupança. Faça uma lista com os gastos que quer suprimir a partir de agora. Para fazer isso, pode começar por diferenciar o que são as suas necessidades reais e secundarias.

LER TAMBÉM  Decisões que marcam as nossas finanças pessoais

 

Uma técnica para gastar menos

Pode poupar muito dinheiro utilizando uma técnica simples e eficaz. Em vez de comprar um artigo logo no momento em que o vê na loja, deixe passar primeiro vinte e quatro horas para reflectir se realmente quer e precisa desse artigo. Verá como será mais fácil assim atingir os seus objectivos de poupança neste ano.

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.