Uma startup é uma empresa de nova geração que de um ponto de vista potencial, tem perspectivas de êxito e de crescimento. Este conceito é frequentemente associado a projectos tecnológicos e a empresas emergentes que se apoiam de forma especial na tecnologia. Uma startup é uma empresa que oferece serviços ou produtos inovadores para o cliente. É um modelo de negócio onde a comunicação com o cliente é constante através das plataformas oferecidas pelas novas tecnologias. Como criar então uma startup?
Indice
Qual é o seu modelo de negócio?
Defina qual é o seu modelo de negócio para poder adaptar a sua ideia de negócio à realidade de um projecto viável. Um ponto imprescindível é a procura de financiamento. Neste sentido, existem várias fontes: recursos obtidos com o apoio de amigos e familiares, financiamento bancário, novas formas de financiamento como o crowdfunding. Também existe a possibilidade de contactar os chamados Business Angels que possam eventualmente estar interessados no seu projecto. Deve ainda fazer um orçamento e definir muito bem quais são as necessidades económicas da criação do novo negócio.
Um produto e um serviço diferenciado
Num negócio deste tipo, é muito importante oferecer um produto ou serviço que se diferencie da concorrência directa, com o objectivo de oferecer um valor acrescentado ao cliente: O que vai fazer para se diferenciar dos seus concorrentes? O que pode oferecer que os seus concorrentes não estejam já a oferecer?
Há alguns pontos importantes a definir: qual é o perfil do cliente alvo e qual o tipo de marketing mais eficaz para se ligar com o potencial comprador (comunicação).
Onde procurar informação personalizada
Nos primeiros passos da criação de uma startup pode existir um alto nível de desorientação. Onde ir procurar informação personalizada relacionada com o modelo de negócio, obrigações legais, etc.? O melhor será recorrer à ajuda de uma associação empresarial onde poderá obter informação prática sobre os trâmites legais pertinentes relacionados com a área de negócio.
Antes de colocar em marcha qualquer negócio, deverá ainda valorizar toda a formação profissional que puder obter, para poder enfrentar melhor o desafio que terá pela frente.