8 Conselhos Para Criar um Blog de Sucesso

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

blog de sucesso

Quer ter o seu próprio blog mas acha que não vai conseguir ter os resultados desejados? Se assim for, não tem de se preocupar! Neste artigo vamos conhecer o caminho para criar um blog de sucesso.

Se entrar na aventura de criar um projecto com estas características, a primeira coisa que deve saber é que deve manter a sua essência. Deve ser você mesmo e não se deixar condicionar pelas opiniões dos outros. Isto é muito importante porque a partir do momento em o que o blog começar a ter leitores fixos e a ganhar popularidade, aumentará também a sua exposição pública e com isso a possibilidade de receber comentários menos favoráveis.

Um blog deve funcionar como um espaço pessoal onde se deve sentir livre para expressar as suas ideias e sentimentos. Desta forma, conforme for escrevendo conteúdo, carregando imagens, expressando opiniões, irá criando um reflexo de si mesmo.

Se quiser aprender mais sobre este tema, clique neste link.

Mas o que caracteriza um blog de qualidade? Vamos descobrir já de seguida:

 

O nome

Para começar devidamente, a primeira coisa a decidir é o nome que vai dar ao blog. Relacionado com o que referimos nas linhas anteriores, este espaço deve resumir a essência da pessoa que está por trás de cada artigo e os temas sobre os quais versará.

como criar um blog

Um design atractivo

Como bem sabemos, uma imagem vale mais que mil palavras; por isso é fundamental que o design do blog tenha correspondência com a qualidade do conteúdo publicado.

Acho que é lógico pensar que se escolher fazer um blog de moda, que não deve colocar uma imagem central de um carro de corridas porque não estará de acordo com o tema tratado e retirará pontos à sua credibilidade.

LER TAMBÉM  Já não há crédito fácil

 

Títulos apelativos

Uma vez criado o contexto adequado para o que quer difundir, chega o momento de começar a publicar. Lembre-se sempre desta máxima: o conteúdo pode ser o mais interessante, mas se não for acompanhado por um título capaz de chamar a atenção do leitor, seguramente que quase ninguém irá ler o artigo.

Há que escolher cuidadosamente uma frase que concentre a temática do post e que desperte o interesse do leitor.

criar um blog

Boa redacção

No final, o sucesso de um projecto depende de muitas variáveis. Uma delas é o valor e a forma como é expressada a informação que vamos difundir. Não podemos publicar qualquer coisa. Estão em jogo o nosso prestígio e a imagem que passamos para fora. Por essa razão, antes de publicar, tenha a certeza que todas e cada uma das partes do texto se entendem correctamente e que não há erros de ortografia.

 

Tamanho adequado

A verdade é que na Internet os textos que excedem os 4 parágrafos podem ser demasiado longos e podem aborrecer os leitores.

Se não quiser cansar os seus leitores, seja conciso nos artigos que publicar e transforme isso numa característica do seu blog.

 

Constância

Ser blogger é como ter um trabalho. Requer dedicação e esforço por parte do autor. O melhor para conseguir alguma regularidade é ter datas fixas para a publicação de artigos.

É verdade que é difícil articular esta actividade com quaisquer outras e que pode não ter tempo para escrever todos os dias, mas pelo menos publique uns dois artigos por semana. Com o tempo conseguirá criar alguma expectativa nos seus leitores.

bloggers

Redes sociais

O inicio não é fácil e não pode pretender ganhar popularidade do nada. Há vários truques para dar a conhecer o seu espaço, embora graças às novas tecnologias e à Internet, talvez o mais eficiente seja “espalhar a palavra” através das redes sociais.

LER TAMBÉM  Cinco ideias económicas para ter um lar mais amigo do ambiente

Peça aos seus contactos que partilhem os seus artigos e se registem como seguidores; assim o nome do seu blog chegará mais longe e a mais gente.

 

Interaja com os leitores

O melhor é habilitar e estimular os comentários no blog. Desta forma os leitores poderão deixar as suas impressões e ajudá-lo a melhorar.

Nunca deixe de responder aos comentários que ache oportunos. Saber que existe uma “linha directa” com o autor é algo muito bem visto pelos internautas.

 

Então? Acha que consegue criar um blog de sucesso? Deixe-nos a sua opinião!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.