compras por impulso

Como controlar as compras por impulso

compras por impulsoHá pessoas que sentem um grande impulso para comprar algo quando estão tristes e com o ânimo em baixo. Sentem que ao comprar algo o seu ânimo irá melhorar (pelo menos de forma momentânea), no entanto, trata-se de uma sensação pontual que dá lugar a uma enorme sensação de vazio. Controlar o impulso de comprar implica ter um alto grau de inteligência emocional e racionalizar o impulso.

 

Diferença entre necessidade e capricho

É importante aplicar o critério de diferenciar entre o que é uma compra necessária, e um capricho que pode esperar, de forma a poder estabelecer uma ordem de prioridades e poder enquadrar tudo no orçamento mensal. A tentação pode aparecer em qualquer altura e o perigo de fazer um capricho é enorme, por essa razão, não transforme uma simples ida às compras numa actividade de lazer. Não ande a passear de loja em loja se não precisa de comprar nada.

Deve até mesmo evitar passar pelas lojas da sua preferência e procurar trajectos alternativos. Você conhece melhor que ninguém as suas fraquezas e a tentação para fazer compras. Por essa razão e graças a este autoconhecimento pode fazer um plano de acção.

 

Tenha dois orçamentos diferentes

Crie um orçamento para atender aos gastos necessários de cada mês, e crie também mas à parte, outro orçamento mais pequeno para os pequenos caprichos. Não ande com o cartão de crédito no bolso, a menos que vá realmente comprar um produto que já tinha visto e que está nos seus planos (e dentro do seu orçamento).

Dedique algum tempo a comparar os preços e a procurar mais produtos que possam oferecer uma boa relação qualidade/preço.

 

Praticar desporto ou fazer exercício físico

Praticar desporto ou fazer exercício físico de forma habitual ajuda a ter um pensamento mais positivo e a ter um maior grau de inteligência emocional para limitar desta forma a tendência para o consumo através do autocontrolo.

Sem comentários

Deixe o seu comentário