calncelar um seguro

Como Cancelar um Seguro? Passos a Seguir para Cancelar Apólice de Seguro!

Saber quais são os passos a seguir para cancelar uma apólice de seguro é muito importante se quiser evitar pagar demais por um serviço que já não deseja ter.
Apesar de tudo, prescindir de uma apólice pode ser fácil e simples, mas também pode ser algo tedioso. A razão é que é preciso ter muito cuidado com os prazos de rescisão e as cláusulas do contrato pois isso poderá fazer com que o segurado tenha de pagar mais dinheiro do que o esperado.

calncelar um seguroSe não sabe por onde começar para cancelar um seguro, siga estes passos:

Tome a decisão

Se está a ler este artigo então é muito provável que já tenha tomado uma decisão. Não obstante, este é um passo muito importante. Pense se quer realmente anular o seguro? É importante analisar bem se esta decisão é a mais favorável, independentemente de se tratar de um seguro médico ou qualquer outro serviço.
Se chegar à conclusão que o melhor é desistir do seguro, então o mais seguro é que deva planear um calendário em que sejam contemplados os prazos estipulados pela lei. Junte também toda a informação sobre a apólice que deseja anular para apresentar perante a companhia de seguros.

Informar o agente de seguros

Deve enviar um email ao agente de seguros com toda a informação da apólice e os motivos pelos quais está a desistir do serviço. Deste modo o processo será bastante mais eficaz. O agente deve responder ao seu pedido através dos canais de comunicação da empresa.

Redigir uma carta formal

Se depois de escrever ao profissional de seguros não receber uma resposta para o pedido de cancelamento da apólice, então deverá fazer as coisa de forma mais formal e redigir uma carta formal com os motivos claros e detalhados sobre a sua decisão. O documento deve conter todas as informações sobre a apólice como o número e data de vencimento. Deve ainda identificar-se com o seu documento de identificação.

Respeitar os prazos

É necessário ter cuidado com os prazos, um erro de cálculo pode inviabilizar totalmente o pedido de anulação do seguro. Este tipo de processo deve iniciar-se pelo menos um mês antes, ou mais de assim estiver definido nas condições da apólice. Se deixar passar o prazo, terá de deixar passar mais um ano para poder fazer o cancelamento da apólice.

Verificar a anulação

Para evitar surpresas que seguramente afectarão o seu bolso, é importante verificar a validade da anulação do seguro por parte da companhia. Para isso deve pedir que a companhia de seguros coloque por escrito o cancelamento da apólice do seguro.

Informar o banco

Uma vez realizado por completo o processo de anulação do seguro, é importante avisar o banco onde estava domiciliado o pagamento. Desta forma estará a gerir bem os seus seguros e evitará surpresas após o cancelamento.

LER TAMBÉM  10 Amigos que o podem influenciar nas suas finanças pessoais
7

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.