A avaliação do ouro é um processo que requer compreensão e conhecimento acerca de metais preciosos. Existem métodos precisos de determinar o valor de cada peça. Quando se dirige a uma ourivesaria ou qualquer outro lugar de compra e venda de ouro, o avaliador fará uma análise à sua peça, estabelecendo o seu valor tendo em conta vários aspetos:
- Tipo de peça de ouro
O tipo da peça de ouro influencia bastante no seu preço. Um fio vale mais do que um anel não só pelas suas dimensões como pela sua venda ser mais facilitada.
- Valor histórico da peça
A história da peça que pretende vender também influência quanto ao seu valor. Se quiser vender uma joia antiga e com história saiba que o seu valor será bem mais alto.
- O peso da peça
O peso do objeto é totalmente importante para a avaliação da peça, quanto mais pesado mais quilates possui, portanto, a joia torna-se mais valiosa.
- Estado de conservação
É óbvio que se o estado de conservação da peça for muito bom mais valor a peça adquire. Se possuir algum risco ou deformação o preço descerá consideravelmente.
- Os quilates do ouro
Os quilates que o ouro possui correspondem à pureza de ouro que a peça contem. Este fator é importantíssimo na hora de vender uma peça de ouro usada, quantos mais quilates mais valiosa a peça se torna sendo que o valor máximo são 24 quilates por peça.
- Diferentes estabelecimentos de vendas – Diferentes preços
É ainda importante destacar que os preços variam consoante o local onde pretende vender a sua joia, inclusive entre as populares lojas de compra e venda de ouro usado. Portanto, vale a pena consultar vários estabelecimentos e fazer vários contactos de forma a valorizar a sua joia e obter o máximo de rendimento possível.
Na hora de vender a sua joia valorize o objeto e procure o melhor local que efetua a melhor avaliação. Lembre-se que algumas lojas de compra de ouro não possuem avaliadores com as competências necessárias e que não cumprem com todos os aspetos acima mencionados.
Sobre o autor
Nuno Ribeiro é jornalista e editor principal do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.