Como avaliar o seu ouro antes de o vender

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ouroA avaliação do ouro é um processo que requer compreensão e conhecimento acerca de metais preciosos. Existem métodos precisos de determinar o valor de cada peça. Quando se dirige a uma ourivesaria ou qualquer outro lugar de compra e venda de ouro, o avaliador fará uma análise à sua peça, estabelecendo o seu valor tendo em conta vários aspetos:

  • Tipo de peça de ouro

O tipo da peça de ouro influencia bastante no seu preço. Um fio vale mais do que um anel não só pelas suas dimensões como pela sua venda ser mais facilitada.

  • Valor histórico da peça

A história da peça que pretende vender também influência quanto ao seu valor. Se quiser vender uma joia antiga e com história saiba que o seu valor será bem mais alto.

  • O peso da peça

O peso do objeto é totalmente importante para a avaliação da peça, quanto mais pesado mais quilates possui, portanto, a joia torna-se mais valiosa.

  • Estado de conservação

É óbvio que se o estado de conservação da peça for muito bom mais valor a peça adquire. Se possuir algum risco ou deformação o preço descerá consideravelmente.

  • Os quilates do ouro

Os quilates que o ouro possui correspondem à pureza de ouro que a peça contem. Este fator é importantíssimo na hora de vender uma peça de ouro usada, quantos mais quilates mais valiosa a peça se torna sendo que o valor máximo são 24 quilates por peça.

  • Diferentes estabelecimentos de vendas – Diferentes preços

É ainda importante destacar que os preços variam consoante o local onde pretende vender a sua joia, inclusive entre as populares lojas de compra e venda de ouro usado. Portanto, vale a pena consultar vários estabelecimentos e fazer vários contactos de forma a valorizar a sua joia e obter o máximo de rendimento possível.

Na hora de vender a sua joia valorize o objeto e procure o melhor local que efetua a melhor avaliação. Lembre-se que algumas lojas de compra de ouro não possuem avaliadores com as competências necessárias e que não cumprem com todos os aspetos acima mencionados.

Sobre o autor

Nuno Ribeiro é jornalista e editor principal do Blog do Ouro, um blog que pretende informar melhor como investir em Ouro. Também aborda temas como a compra e a venda de ouro usado, a cotação do ouro nos mercados internacionais e partilha dicas e conselhos.

LER TAMBÉM  Como ganhar dinheiro com o YouTube

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...