Como Economizar Dinheiro

Como lidar com um colega de trabalho conflituoso

colega conflituosoHoje em dia há cada vez mais empregos onde é necessário saber trabalhar em equipa. A nossa capacidade de o fazer é que nos irá definir como bons profissionais. Mas isso nem sempre é fácil e muitas vezes deparamos como alguém altamente conflituoso, que dificulta a dinâmica e a fluidez das atividades. Então o que podemos fazer para lidar com um colega de trabalho conflituoso? É sobre este ponto que vamos hoje dar alguns conselhos.

 

Que tipo de pessoa conflituosa?

Há pessoas conflituosas na vida em geral, mas no final acabam por ultrapassar as situações e fazer o seu trabalho sem grandes danos. Este tipo de pessoa conflituosa apresenta menos problemas.

O problema está mais nas pessoas conflituosas que não só dificultam a dinâmica do trabalho em equipa, como também criam graves dificuldades: espalham rumores e comentários negativos, procuram as discussões em vez da calma, culpam constantemente os outros pelos fracassos e tentam sabotar os outros. Este é o caso que vamos abordar.

 

Quando o conflito nos afeta e quando não nos afeta

Se um colega conflituoso não afetar o nosso trabalho com as suas atitudes, então a situação pode ser problemática mas basta marcar os limites para evitar problemas maiores.

O problema é quando a sua atitude conflituosa tem influência direta no nosso desempenho profissional, onde podemos ser vítimas de ataques e situações incómodas. Neste caso devemos atuar de forma preventiva para nos protegermos de situações piores. Como? Continue a ler.

Guarde algumas provas

É importante salvaguardar-nos destas situações. Por essa razão guarde aqueles emails e cartas escritas que possam servir de prova sobre o seu desempenho e o da pessoa conflituosa. Guarde provas das ordens que deu, de projetos que fez em conjunto onde se revelem as estratégias e as reações negativas da personagem em questão ou qualquer material que seja útil para revelar as suas atitudes negativas. Isto irá servir para se defender no caso de ser necessário.

 

Não descuide as suas tarefas

Mantenha-se atento ao seu trabalho e não permita que nenhuma tarefa da sua responsabilidade seja feita pelo colega conflituoso que poderá usar isso para o atacar alegando que não faz o seu trabalho. É importante concentrar-se no seu próprio desempenho e nunca deixar de lado as suas capacidades como bom trabalhador. Não permita que atitudes da pessoa conflituosa se possam refletir nos seus resultados.

Fale diretamente com o colega de trabalho conflituoso

É importante encarar o problema e não permitir que a situação descambe. Mostre que uma das partes está a tentar resolver o problema compreendendo que não poderá mudar a natureza da pessoa, mas que poderá tentar melhorar as suas atitudes no local de trabalho.

Não entre em temas polémicos ou discussões. Estude a situação e tente encontrar soluções, abrindo a sua mente para compreender as razões dessa pessoa.

 

Reforce as relações com os outros colegas de trabalho

Quando alguém fez e continua a fazer bem o seu trabalho, quando se dá bem com os colegas, quando os resultados são óbvios e do nada aparece alguém que altera todo o sistema, então torna-se muito fácil determinar quem é a pessoa conflituosa. Por essa razão, tente manter boas relações com os seus colegas de trabalho e deixe que a sua conduta profissional fale por si.

 

Recorra ao seu chefe

Se tudo o resto falhar, então é importante falar como o chefe baseado em provas e casos concretos. Dependendo do tipo de trabalho e organização em que estiver a trabalhar, é muito possível que o seu chefe já tenha visto que essa pessoa tem algum problema, pois um colega conflituoso costuma dar nas vistas. Se isso ainda não aconteceu, então vá preparado para a reunião para mostrar o que está a acontecer.

Calma e paciência

É importante manter a calma e ter paciência. Perante esta situação não perca a perspetiva de qual é o seu trabalho. Por vezes pode demorar, mas os colegas de trabalho conflituosos costumam dar sinais tão fortes que chega um ponto em que é impossível ignorar. Por isso, mais cedo ou mais tarde a situação irá mudar.

 

Conselhos

Nunca caia no jogo de um colega conflituoso. Nunca se coloque ao mesmo nível. Pense sempre com inteligência e com uma estratégia definida para enfrentar o problema.

A situação pode ser esgotante, mas a sua capacidade para lidar com ela mostra muito sobre a sua competência profissional. Nunca se esqueça disso.

Exit mobile version