Cartões de crédito no mundo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Cartões de Crédito no MundoOs cartões de crédito são uns dos bens modernos que as pessoas menos dispensam quando se fala em compras. As suas vantagens levaram à sua massificação rápida e por vezes sem grande controlo.

É fácil de transportar e muito mais seguro do que andar com dinheiro na carteira, especialmente para grandes compras, e o pagamento é feito no valor certo sem necessidade de trocos.

Quase todas as pessoas sabem utilizar o cartão de crédito, mas poucos sabem a sua história, quando e como surgiu este bem quase essencial.

Os cartões de crédito com a mesma utilização dos actuais surgiram nos Estados Unidos na década de 1920. A ideia partiu de empresas que se lembraram de dar um cartão aos seus clientes de modo a que eles pudessem comprar a crédito. Ao início estes cartões só podiam ser usados na empresa que os fornecia, como hotéis ou lojas. Até que um acaso mudou a história.

Frank MacNamara estava num jantar com os seus amigos quando recebeu a conta e reparou que se tinha esquecido da carteira e não tinha como pagar a despesa. Conseguir conversar com o dono e assinou um papel de dívida para que pagasse noutro dia. Depois disso surgiu a ideia de criar um cartão que pudesse ser utilizado em vários locais diferentes.

Assim surgiu o Diners Club Card em 1949, o primeiro cartão de crédito da era moderna. Durante o primeiro ano de vida, o cartão podia ser utilizado numa rede de 27 restaurantes e era utilizado por quase 200 pessoas. A empresa que os fornecia cobrava uma taxa anual sobre as despesas e enviava um extracto mensal ou anual para o cliente com as transacções.

Os utilizadores do cartão foram passando a palavra, pelo que a quantidade de clientes e locais onde o cartão podia ser utilizado foi aumentando. Dois anos depois do primeiro lançamento foi emitido o primeiro cartão que podia ser usado internacionalmente e, após cinco anos a usar cartões de papel, o Diners Club Card passou a ser feito em plástico.

No início da década de 60 o cartão já podia ser utilizado em mais de 50 países, nomeadamente no Japão, Malásia, Bolívia, Tailândia, etc.

Em 1966 surgiu outro cartão o BankAmericard, lançado pela BankAmerican Service Corporation e por volta da mesma altura a American Express “copiou” a ideia do Diners Club e apresentou um cartão para ser usado em hotéis e restaurantes. Ainda no mesmo ano foi fundada a Interbank Card Association que, após duas mudanças de nome, passou a ser a Mastercad Internacional.

A oferta de cartões estava a aumentar assim como os seus utilizadores, com o resultado que podemos ver hoje em dia.

Embora existam outras empresas que fornecem cartões de crédito, mas as mais conhecidas e utilizadas presentemente são a Visa, a Mastercard e a American Express, todas empresas com capital aberto, ou seja, empresas em que o capital social é formado por acções.

  • Visa: Os cartões Visa são usados em mais de 13 mil instituições financeiras em todo o Mundo. É aceite em mais de 170 países
  • Mastercard: Os cartões Mastercard são utilizados por mais de 25 mil instituições financeiras e aceites em 210 países.
  • American Express: Os cartões American Express são aceites em mais de 200 países.

Além destes, existe também a Diners da Citibank, a JCB da Japanese Credit Bureau e a Discover da Morgan Stanley.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...