Os cartões de crédito são uns dos bens modernos que as pessoas menos dispensam quando se fala em compras. As suas vantagens levaram à sua massificação rápida e por vezes sem grande controlo.
É fácil de transportar e muito mais seguro do que andar com dinheiro na carteira, especialmente para grandes compras, e o pagamento é feito no valor certo sem necessidade de trocos.
Quase todas as pessoas sabem utilizar o cartão de crédito, mas poucos sabem a sua história, quando e como surgiu este bem quase essencial.
Os cartões de crédito com a mesma utilização dos actuais surgiram nos Estados Unidos na década de 1920. A ideia partiu de empresas que se lembraram de dar um cartão aos seus clientes de modo a que eles pudessem comprar a crédito. Ao início estes cartões só podiam ser usados na empresa que os fornecia, como hotéis ou lojas. Até que um acaso mudou a história.
Frank MacNamara estava num jantar com os seus amigos quando recebeu a conta e reparou que se tinha esquecido da carteira e não tinha como pagar a despesa. Conseguir conversar com o dono e assinou um papel de dívida para que pagasse noutro dia. Depois disso surgiu a ideia de criar um cartão que pudesse ser utilizado em vários locais diferentes.
Assim surgiu o Diners Club Card em 1949, o primeiro cartão de crédito da era moderna. Durante o primeiro ano de vida, o cartão podia ser utilizado numa rede de 27 restaurantes e era utilizado por quase 200 pessoas. A empresa que os fornecia cobrava uma taxa anual sobre as despesas e enviava um extracto mensal ou anual para o cliente com as transacções.
Os utilizadores do cartão foram passando a palavra, pelo que a quantidade de clientes e locais onde o cartão podia ser utilizado foi aumentando. Dois anos depois do primeiro lançamento foi emitido o primeiro cartão que podia ser usado internacionalmente e, após cinco anos a usar cartões de papel, o Diners Club Card passou a ser feito em plástico.
No início da década de 60 o cartão já podia ser utilizado em mais de 50 países, nomeadamente no Japão, Malásia, Bolívia, Tailândia, etc.
Em 1966 surgiu outro cartão o BankAmericard, lançado pela BankAmerican Service Corporation e por volta da mesma altura a American Express “copiou” a ideia do Diners Club e apresentou um cartão para ser usado em hotéis e restaurantes. Ainda no mesmo ano foi fundada a Interbank Card Association que, após duas mudanças de nome, passou a ser a Mastercad Internacional.
A oferta de cartões estava a aumentar assim como os seus utilizadores, com o resultado que podemos ver hoje em dia.
Embora existam outras empresas que fornecem cartões de crédito, mas as mais conhecidas e utilizadas presentemente são a Visa, a Mastercard e a American Express, todas empresas com capital aberto, ou seja, empresas em que o capital social é formado por acções.
- Visa: Os cartões Visa são usados em mais de 13 mil instituições financeiras em todo o Mundo. É aceite em mais de 170 países
- Mastercard: Os cartões Mastercard são utilizados por mais de 25 mil instituições financeiras e aceites em 210 países.
- American Express: Os cartões American Express são aceites em mais de 200 países.
Além destes, existe também a Diners da Citibank, a JCB da Japanese Credit Bureau e a Discover da Morgan Stanley.