É comum as empresas start up recorrerem a Capital de Risco para terem financiamento para a própria criação, branding ou até expansão do negócio entre outras. É um modelo de financiamento que obedece a certos critérios por parte dos investidores sejam particulares ou empresa.
As empresas/particulares de Capital de Risco por vezes consoante o projecto apresentado e potencial do mesmo utilizam a entrada de um sócio minoritário na empresa de modo a colocar o know how da empresa/investidor garantindo o crescimento da empresa start up e possivelmente garantindo mais retorno de capital devido à percentagem que o mesmo detém sobre a empresa ( pode até existir outras contrapartidas sem ser percentagem sobre a empresa).
Indice
O que o capital de risco oferece às empresas?
-
Financiamento para arranque da empresa;
-
Reforço da estrutura financeira da empresa;
-
Facilitação do acesso a outras fontes de financiamento;
-
Sinalização sobre a credibilidade da empresa;
-
Um parceiro empenhado que contribui com aconselhamento e permite o acesso a uma interessante rede de contactos.
-
Possíveis fundos para expansão da empresa
O que deve fazer para ter a aprovação do financiamento
Para ter a aprovação dos investidores de Capital de Risco tem obrigatoriamente de ter em conta que deve apresentar um plano de negócios bem estruturado com as ideias bem delineadas . Mostre o porquê de o seu negócio ser competitivo no mercado e o porquê de você ter as condições necessárias para levar o projecto avante com sucesso!
Os primeiros passos após o contacto inicial
-
Apresentação do Plano de Negócio e sua análise;
-
Comunicação de parecer ;
-
Início da negociação e fornecimento de informações adicionais;
-
Verificação de informações e obtenção de pareceres externos;
-
Negociações Finais;
-
Decisão Final e eventual contratação;
-
Gestão da intervenção na actividade da empresa.
Como pensa o investidor
Business Angel: um investidor privado que não só financia pequenas empresas mas também lhes dá o benefício das suas qualificações.
Seed capital (Capital semente): quase sempre pequenos montantes de capital fornecido para transformar uma boa ideia num produto ou serviço comercializável. Pode estar ligado ao desenvolvimento do produto mas raramente envolve o marketing inicial. É a forma mais arriscada de capital de risco dado que o conceito, a tecnologia, o empreendedor e o mercado ainda não têm provas dadas. Por esta razão existe uma reduzida oferta deste tipo de capital. Alguns capitalistas de risco argumentam que o capital semente não deveria ser necessário porque a maior parte das pessoas tem a possibilidade de conseguir a mesma quantia utilizando as poupanças ou conseguindo uma hipoteca sobre a sua casa.
Plano de negócios para capital de risco
O plano de negócios deve ser feito pelos gestores do projecto para justificar a sua aproximação aos investidores para um possível financiamento. Este deve conter resumos das demonstrações financeiras passadas e previsionais. Também deve conter detalhes dos produtos ou serviços, mercados, estratégia futura e perfis dos gestores assim como visão a médio e longo prazo. Muitos investidores não querem mais do que um sumário executivo de 2/3 páginas, o que dificulta a elaboração pois terá de centrar o essencial da informação no menor número de páginas. Porém naturalmente e dependendo do investidor e do projecto o plano poderá conter mais páginas do que o recomendado, não é um “regra” da maioria dos investidores mas é o “normal” em planos de negócios para apresentação a Capital de Risco
Gostou do nosso artigo? Partilhe sff