empreendedor

As 7 regras de ouro para ser um empreendedor de sucesso

empreendedorConseguir atingir o sucesso num projecto como empreendedor não é fácil. São necessários diversos factores para se conseguir percorrer a via do empreendedorismo da melhor forma e conseguir atingir os nossos objectivos pessoais. Para o ajudar a caminhar neste percurso difícil, deixo aqui as minhas 7 regras de ouro para tentar ser um empreendedor de sucesso.

 

  1. Seja optimista e pense positivo

    Embora por vezes isso não nos valha de nada, NUNCA deve “baixar a guarda” e deixar-se levar por situações mais pessimistas. Pelo contrário, pensar positivo mesmo nas situações mais complicadas acaba por nos conduzir ao rumo certo. A chave é não pensar de forma negativa, mas sim na melhor forma de abordar e resolver os problemas.

  2. Organize o seu tempo e a sua vida

    O tempo é um activo e um recurso não renovável. Por esta razão deve ser organizado e usado a nosso favor, de forma a termos tempo suficiente para os projectos e assuntos pessoais. A melhor forma de organizar o seu tempo é usando uma “agenda”, que pode ser em papel, no computador ou o telemóvel. A vantagem destas últimas é que por serem electrónicas e facilmente configuráveis, mais facilmente o avisarão dos assuntos que tem agendados para um determinado período.

  3. Não tenha medo do fracasso

    Como seres humanos que somos sempre tememos o fracasso devido à forma como a sociedade nos ensina a ver determinado aspectos em relação ao êxito de algumas pessoas. No entanto, muitos empreendedores de sucesso tiveram de fracassar muitas vezes para serem o que hoje são. Por exemplo, o malogrado Steve Jobs era considerado como sendo um visionário, mas antes de atingir esse estatuto “bateu muitas vezes com a cabeça”. Apenas conseguiu as suas conquistas porque tomou consciência dos seus erros e foi devido a esses “fracassos” que acabou por planear as coisas de uma forma diferente para conseguir seguir em frente. É este tipo de situações que nos dão experiência para podermos enfrentar desafios maiores no futuro.

  4. Pense em grande

    Algo de que nunca deve duvidar é de si mesmo e que irá conseguir ir longe com os seus projectos, se for isso que realmente quer e se trabalhar seriamente nesse sentido. Se pensar sempre assim garanto que mais cedo ou mais tarde irá alcançar as suas metas, sem importar os obstáculos que se apresentem pela frente.

  5. Construa e implemente uma estratégia

    Não basta ter vontade de fazer alguma coisa (embora ajude imenso). É preciso também ter uma estratégia que nos guie na direcção certa até alcançarmos os nossos objectivos. Esta estratégia deve ser clara, precisa e completa. É necessário fazer um estudo de mercado adequado às suas necessidades e que o ajude a expandir o negócio no futuro. Para isso, é recomendável contar com a ajuda de um “plano de negócios”, quer seja na forma escrita ou que esteja apenas delineado mentalmente, embora fazê-lo na forma escrita ajude a esclarecer muitos pontos-chave e a captar futuros financiamentos.

  6. Seja paciente

    Como diz o ditado popular “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, pelo que não deve esperar ter uma grande empresa da noite para o dia a gerar milhões de euros de lucro. Tem de ser paciente porque haverá sempre uma recompensa na altura certa que irá premiar todo o seu trabalho, esforço e dedicação. Mas atenção, não quero com isto dizer que deve ficar parado sem fazer nada e esperar que o dinheiro caia do céu.

  7. Mantenha a balança equilibrada entre as despesas e os rendimentos

    Quando o seu negócio estiver a crescer vai notar que os seus rendimentos também aumentaram. Por essa razão é natural pensar que tudo está bem encaminhado e que comece a gastar demais. Mas mesmo que esses gastos sejam dirigidos para algo produtivo, o facto de gastar demais pode prejudicá-lo muito num futuro não muito distante. Simplesmente nunca deve gastar mais do que aquilo que está a ganhar, de forma a evitar futuros problemas financeiros. Deve implementar uma estratégia para este assunto conforme referido no ponto 5.

LER TAMBÉM  Ideias que funcionam para ganhar dinheiro na Internet

Sem comentários

Deixe o seu comentário