riqueza

A Riqueza Que Não Vem do Dinheiro

Quando pensamos em riqueza, os nossos pensamentos saltam automaticamente para o dinheiro. Talvez coisas como imóveis, opções de ações, ou casas grandes também estejam incluídas.
Mas esta é apenas uma definição da palavra “riqueza”. Outras definições incluem, “Um fornecimento abundante de uma coisa desejável em particular”.
Essa definição retira dinheiro da equação e aplica a palavra “riqueza” a quase tudo o que você, pessoalmente, achar desejável.
Assim, embora muitos de nós não sejam ricos no sentido monetário, a maioria de nós é rico de muitas outras formas.
Temos uma oferta abundante de coisas desejáveis e presentes que não podem ser medidos por uma calculadora de património líquido.
Não é uma má ideia de vez em quando parar e fazer uma contabilidade de toda a nossa “riqueza” para além do dinheiro.
Pode ter a sua própria lista, mas aqui está a minha.
riqueza

Saúde

Sem saúde, tudo é mais difícil e algumas coisas são completamente impossíveis. Se tiver a sua saúde, já tem algo que muitas pessoas gostariam de ter.
Mesmo que tenha desafios de saúde, se conseguir levantar-se e respirar todos os dias sozinho, está melhor do que muitos e isso é algo a apreciar.

Liberdade

A maioria de vós que lê isto vive num país livre. Podem mudar-se para onde quiserem, ter educação, trabalhar onde quiserem, casar com quem quiserem, dizer o que quiserem, ter um número ilimitado de filhos, e estão largamente livres da supervisão governamental.
A liberdade é uma forma de riqueza que muitas pessoas não podem usufruir.

Amor

Se tiver alguma forma de amor na sua vida, seja o amor romântico, o amor da família ou dos amigos, ou mesmo o amor dos animais de estimação, tem uma verdadeira riqueza.

Família

Por vezes, podem fazer-nos ficar loucos, e pode haver algum fruto podre na árvore genealógica, mas para muitos de nós as nossas famílias são a fonte de algumas das nossas maiores alegrias.
Eles estão lá quando precisamos deles e dão-nos amor e companhia.

Amizades

Por vezes, os amigos são melhores do que a família.
Se tiver grandes amigos que o ajudarão com e através de qualquer coisa, considere-se rico.

Animais de estimação

Os animais de estimação proporcionam amor e companheirismo. Eles precisam de si.
Há algo a dizer para voltar para casa todos os dias e ter alguém/alguma coisa que está entusiasmado por o ver.

Auto-avaliação / Realização

Os humanos são únicos entre o reino animal, na medida em que podemos ir além da simples satisfação das nossas necessidades básicas e lutar para nos tornarmos as pessoas que queremos ser.
Quer isso seja trabalhar num determinado campo, ser a melhor mãe ou pai do mundo, ou algum outro objectivo, podemos lutar por algo.
Se atingiu o seu potencial ou se está a trabalhar ativamente nesse sentido, está a construir riqueza na sua vida.

Necessidades básicas

Muitas pessoas no mundo não têm comida, abrigo, vestuário, ou noções básicas como canalização ou energia.
Aqueles de nós que têm essas coisas já são mais ricos do que aqueles para quem a vida quotidiana é uma luta.

Educação e Conhecimento

Quanto mais sabe, mais riqueza acumulou. Há uma razão para dizerem que um perito num assunto tem “uma riqueza de conhecimentos”.
Não tem de ser um génio, mas a procura de educação e conhecimentos gerais dá-lhe uma moeda que pode negociar no mercado de trabalho (e utilizar para ganhar alguns jogos de trivia).

Tempo

Só estar aqui na Terra e ter tempo para fazer qualquer coisa é, para mim, uma forma de riqueza. Qualquer que seja a sua posição religiosa sobre a criação, não há como negar que o facto de estarmos aqui é uma série de acontecimentos e confluências que nos deixam perplexos.
Que tenho tempo para encontrar uma carreira, casar com alguém que amo, ler todos os livros que consigo deitar as mãos, e ir dar um passeio lá fora faz-me sentir muito rico.

Segurança

Se puder ir para a cama à noite ou caminhar pelo seu bairro e sentir-se seguro ao fazê-lo, tem melhor do que muita gente.

Comunidade

Muitas pessoas têm um interesse ativo na sua comunidade e trabalham para desenvolver laços mais fortes. O voluntariado, os relógios de bairro e as festas locais, as hortas comunitárias, os passeios de caridade e outras atividades constroem bairros e comunidades fortes que se tornam o tipo de lugares onde as pessoas se podem sentir confortáveis para dar e receber assistência e desfrutar da vida.
Se tem a sorte de viver em tal lugar, está a desfrutar das riquezas que a sua comunidade tem para oferecer.

Fé e Espiritualidade

Muitas pessoas sentem-se ricas quando têm uma fé forte ou uma vida espiritual.
Quer se vá à igreja e participe em atividades religiosas, ou se apenas desfrute dos seus próprios rituais, há consolo para ser encontrado numa vida espiritual ativa.

Generosidade

Para muitas pessoas, a capacidade de dar algo em troca ao mundo é uma medida da sua riqueza pessoal.
Podem não ser capazes de dar dinheiro, mas podem dar tempo, ideias, e atenção pessoal.

Criatividade

Considero a minha criatividade um dos meus maiores trunfos. Sem ela, não seria capaz de escrever aqui, bem como de prosseguir as minhas outras oportunidades de escrita.
Mesmo que não ganhe a vida com a sua criatividade, uma capacidade de resolver problemas e pensar fora da caixa é valiosa na vida.

Bondade

Se alguma vez recebeu bondade espontânea de alguém, sabe como pode ser uma bênção e provavelmente fez questão de pagar esse adiantamento.
Dar e receber gentileza é uma forma de riqueza porque significa que alguém pensou o suficiente de si para ser gentil consigo.

Aproveite a Vida

Esta é uma que muitos não tê oportunidade de desfrutar pelas mais variadas razões. Quando sou capaz de desfrutar a vida ao máximo, de apreciar o nascer do sol, os momentos de alegria, e o espanto de simplesmente estar vivo, sei que estou a experimentar uma forma de riqueza que o dinheiro nunca poderá comprar.

Memórias

Se tem as suas memórias, tem a capacidade de olhar para trás, reviver e desfrutar de alguns dos seus melhores momentos uma e outra vez.
Só se apercebe da bênção que isto é quando passa tempo com alguém com demência e percebe que este simples presente se perdeu para ele.

Respeito

Se ganhou o respeito dos seus pares, considere-se rico. Se as pessoas o respeitam pelo trabalho que faz ou pelas contribuições que dá à sociedade, conseguiu algo que poucas pessoas alguma vez fizeram. Algumas pessoas intimidam os outros para obter “respeito”, mas o respeito genuíno não nasce do medo. Quer que as pessoas o respeitem por causa do que contribui, e não pela forma como grita.
Como pode ver, existem muitas formas de riqueza. O dinheiro é apenas uma das formas de riqueza, e nem sequer uma que mede o seu valor como pessoa.
Prefiro mais ser rico em amor, respeito, bondade e gozar a vida do que ter um enorme património financeiro. Claro, o dinheiro torna as coisas mais fáceis e, por vezes, mais divertidas. Mas uma vez satisfeitas as suas necessidades básicas, grandes fortunas não são necessários para viver uma vida rica. Algumas das pessoas mais ricas do mundo monetariamente são infelizes no resto das suas vidas, porque não cultivaram outras formas de riqueza.
LER TAMBÉM  Quais são as melhores coisas que pode fazer se ganhar o Euromilhões?
4

Sem comentários

Deixe o seu comentário