Recordando esses tempos, e vendo as coisas que existem agora, lembro-me de 7 ideias com as quais teria ficado feliz para poder ganhar algum dinheiro (se existissem quando ainda era adolescente…).
É preciso não esquecer que os adolescentes têm 2 grandes coisas a seu favor: Energia de sobra e tempo livre, pelo que tal aproveitar essas vantagens e assim ganhar algum dinheiro?
1. Webdesign. Aqui, onde a minha geração viveu metade da vida (nascemos num mundo analógico e agora vivemos num mundo digital) há um grande nicho de mercado para os jovens que já nasceram com o teclado e a Internet como parte natural da sua vida diária. Naturalmente que há muito pessoal com mais alguma idade que é profissional destas coisas da net, mas sinceramente, quem é afinal a geração digital?
2. Desenvolvimento e venda de widgets. No mesmo tom, quem souber programar e fazer widgets para CMS como por exemplo wordpress, joomla, blogger, etc., tem melhores possibilidades de conseguir ter mais rendimentos do que a tradicional venda de garagem ou emprego de verão.
3. Vender e comprar coisas em sites de leilões. Há muitas pessoais que não gostam ainda de utilizar os sites de leilões pelas mais variadas razões, no entanto é um grande mercado com muito ainda por explorar e onde é possível vender e comprar todo o género de coisas.
4. Ser blogueiro. Este caminho nem sempre é sinonimo de rendimentos, mas quem gostar de escrever pode ganhar alguma reputação e assim ganhar algum dinheiro com publicidade, fazendo análises de produtos, escrevendo artigos para revistas, etc. Para além do mais, e digo-o por experiência, é um excelente hobbie.
5. Vender fotos digitais. Que aborrecida era antigamente a fotografia (com a compra do rolo, a revelação e a impressão). Actualmente a fotografia digital permitiu abrir um caminho que antes era exclusivo de muito poucos. Nestes sites pode-se comprar e vender fotos: crestock, gettyimages, shutterstock.
6. Vender peças de artesanato no Etsy. Há imensas pessoas (eu também) que adoram este site. Um “mercado digital” dedicado exclusivamente à venda de criações feitas manualmente. Aqui vende-se desde peças de joalharia a roupas. Para quem gosta de trabalhos manuais não custa nada criar uma loja no Etsy e tal como no e- bay, há pessoas a viver exclusivamente disso.
7. Criar ringtones e fundos de écran. Os telemóveis ou celulares quase que invadiram o mundo inteiro, como num filme de Hollywood sobre uma qualquer invasão alienígena. As mesmas pessoas que compram e trocam frequentemente de telemóvel estão também dispostos a pagar bom dinheiro para terem músicas novas, fundos de écran originais e jogos interessantes.
E você? Tem alguma ideia para acrescentar a esta lista e ajudar a ganhar dinheiro?