7 Dicas para melhorar a sua situação financeira

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dinheiroCertamente que já se terá questionado sobre o que pode fazer para ter dinheiro suficiente para chegar até ao final do mês. Os seus rendimentos, que normalmente seriam suficientes para cobrir todos os gastos e compromissos, subitamente não são suficientes. As causas desta situação podem ser várias, embora de uma forma geral, a razão mais comum seja o facto de ter perdido o controlo dos seus gastos e provavelmente ter-se endividado. Agora os seus rendimentos não são suficientes para cobrir todos os gastos e encargos assumidos e, o que vai fazer?

Normalmente, quando não é feito um controlo rigoroso dos rendimentos e gastos, o mais provável será descarrilar no caminho para uma melhor situação financeira. É de ter em conta o facto de vivermos numa sociedade, onde a todo o instante somos pressionados para comprar bens ou serviços, com publicidade em qualquer local e em qualquer altura e, se não controlarmos muito bem a nossa situação financeira real, o mais provável será tomar decisões erradas em relação ao nosso dinheiro.

A questão emocional também tem a sua influência nesta questão, uma vez que se se deixar influenciar pelos estímulos do consumo (família e amigos incluídos), estará mais exposto ao descalabro económico. Por exemplo, se o seu vizinho trocar de automóvel e você ficar com inveja e for a correr até ao stand mais próximo, endividando-se com a desculpa de que “também mereço”, ou “depois logo se vê”, ou mesmo “se não for assim, nunca poderei trocar este carro velho”. Mas as senhoras também têm os seus problemas com as compras por impulso. Imagine-se a passar por uma loja de sapatos, olha para a montra e vê vários pares. Daí a entrar e sair pouco depois com dois pares que não necessitava, vai uma pequena distância, tudo porque combinam bem com aquele vestido que comprou na semana anterior.

 

Para enfrentar tudo isto, hoje apresentamos uma série de dicas que o irão ajudar a responder à velha questão: Como fazer o dinheiro render mais? Aqui ficam as dicas:

 

1. Mude a sua mentalidade

Em todos os aspectos da vida, a mente pode ser a diferença entre êxito e fracasso. Se o seu pensamento costuma ser “O dinheiro nunca me chega”, ou “Nunca vou conseguir sair desta situação”, o mais provável será que realmente nunca consiga mesmo. Deve ter consciência de que obter riqueza não tem nada de mal, está ao seu alcance, já que muitas pessoas também o conseguiram e, para além disso, tudo o que tem de fazer é focar-se em si mesmo, não mudar nada externamente. Também deve ter capacidade mental suficiente, para saber que pode alcançar todas as suas metas, mas também deve aprender a usufruir o dia de hoje, sem atormentar-se com as coisas que não pode ter.

 

2. Faça um orçamento pessoal com os rendimentos e os gastos

Este deve ser mensal e projectado para o período mínimo de um ano. Deve ser revisto todos os meses, de forma a fazer os ajustes necessários. Pode ser uma tarefa árdua de início, caso nunca tenha feito nada semelhante, mas seguramente que irá render os seus frutos. Como regra geral: Os seus gastos nunca podem ser superiores aos seus rendimentos.

 

3. Cumpra o seu orçamento

Muitas pessoas têm uma ideia de um orçamento pessoal na sua cabeça, mas dali já não passa. O mais importante é que o orçamento seja cumprido. Se calcular mal uma estimativa nalguma categoria de rendimentos ou gastos, deve fazer os ajustes necessários e seguir em frente.

 

4. Crie um fundo de emergência

É muito importante criar um fundo de emergência, que cubra os seus gastos por um período mínimo de 3 a 6 meses, porque nunca se sabe como vai ser o dia de amanhã. Muitas vezes, quando não se tem um fundo de emergência, podem ser criadas dívidas ou até mesmo perder uma parte do seu património.

 

5. Reduza os seus gastos

Imensos autores recomendam que se tenha um nível de vida austero, ou mesmo frugal, para dessa forma conseguir alcançar a riqueza. Penso que poderá ser uma boa opção, sempre e quando não se torne conformista e que perca a saudável ambição de querer ter uma situação financeira melhor.

 

6. Faça o registo das suas finanças pessoais

Este é um tema que poderá parecer complexo à primeira vista, mas verá que não é assim tão difícil, além de permitir conhecer claramente a sua situação financeira actual. Permite planear metas e rever os seus rendimentos.

 

7. Aumente os seus rendimentos

É possível sim! Faça uma lista sobre as actividades de que gosta, dos seus passatempos ou capacidades pessoais que possam de alguma forma gerar rendimentos. Se já tem emprego, faça horas extras ou tente um aumento de ordenado, ou até mesmo uma subida na sua carreira profissional. Caso não seja possível nenhuma destas opções pode sempre procurar um emprego em part-time ou mudar de emprego. Invista num negócio. Crie uma empresa. Use a sua imaginação.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...