Como Economizar Dinheiro

7 Dicas Para Economizar Água em Casa

Não é segredo para ninguém que há cada vez maior escassez de água, pelo que hoje trazemos 7 dicas para economizar água em casa. Todos sabem que o crescimento populacional e a contaminação estão a acabar com este recurso, e se não alterarmos o nosso estilo de vida, em poucos anos vamos acabar com a pouca água potável que ainda existe.
Adapte estas 7 dicas para economizar água em casa. Embora seja necessário que os governos adoptem políticas públicas, também você faz parte do problema. Mas agora é tempo de começar a fazer parte da solução. Não estou a dizer para começar uma campanha de consciencialização da sociedade, mas há pequenas mudanças que pode fazer em casa.
Estas dicas simples vão ajudar o planeta e ainda ajudá-lo a baixar a conta da água. Experimente e vai notar a diferença!

dicas para economizar água

7 dicas para economizar água em casa

  1. Autoclismo. Perdem-se diariamente milhares de litros de água nas descargas dos autoclismos. Para economizar 2 a 4 litros de cada vez que vai à casa de banho, apenas tem que colocar no tanque duas garrafas de plástico cheias de água, terra ou areia. Estas vão limitar a capacidade do tanque. Também é importante que não deite o papel higiénico pela sanita abaixo porque será necessária mais água para limpar tudo.
  2. Tubagens. Verifique periodicamente as tubagens da sua casa. Se detectar alguma fuga, deve repará-la o mais rápido possível. Lembre-se que uma torneira a gotejar desperdiça mais de 30 litros de água diariamente.
  3. Máquina de lavar roupa. Evite usar a máquina de lavar roupa quando a carga apenas se resume a três ou quatro peças. Se apenas usar a máquina na sua capacidade máxima irá economizar cerca de 3700 litros de água por mês.
  4. Duche. Coloque um recipiente que recolha toda a água fria que não vai usar para tomar banho. Pode usar este valioso líquido para regar as plantas. Também deve reduzir o tempo que está no duche a menos de 5 minutos. Basta apenas isso para economizar 150 litros de cada vez que vai tomar banho.
  5. Plantas. Se regar as suas plantas à noite, evitará que a água evapore com a luz solar, sendo assim possível economizar água de forma bastante simples e fácil.
  6. Lavar louça. Quando estiver a lavar pratos, panelas, copos e talheres não exagere com o detergente de limpeza. Isto evitará que use demasiada água na limpeza. Não abra o lavatório quanto estiver a lavar.
  7. Torneiras. Tal como acontece com as tomadas de poupança de electricidade, também deve mudar as torneiras normais por outras de baixo fluxo. De inicio irá parecer-lhe um gasto desnecessário, mas a longo prazo descobrirá que vai ajudar as suas finanças pessoais. Para ter uma noção de quanto pode economizar, deve saber que as torneiras normais desperdiçam 4 litros de água em menos de 20 segundos.
Julgo que se o consumismo diminuir, diminuirá também a quantidade de água utilizada na produção de diversos produtos, muitos deles que até são desnecessários ou consumidos exageradamente… Mas infelizmente a maioria não quer sair da “zona de conforto”.
Vamos tentar sair desta “zona de conforto”. Pensemos e pratiquemos apenas o consumismo necessário, como responsáveis que somos na contribuição da melhoria de nossas vidas. Assim talvez se consiga minimizar a falta de água que se faz sentir em muitos locais.
E você conhece mais dicas para economizar água? Partilhe-as connosco na caixa de comentários. Todas as dicas e conselhos para poupar água são úteis, tanto para nós, para o nosso bolso, como para bem do planeta.
Vivemos numa época em que as alterações climáticas estão a tornar a água num bem cada vez mais escasso, por isso todas as contribuições e dicas para economizar águas são válidas. Comece já hoje a colocar todos estes conselhos em prática.
Exit mobile version