produtividade laboral

7 Conselhos para aumentar a produtividade laboral

produtividade laboralComo aumentar a produtividade do trabalho é uma das questões que mais preocupam as empresas e organizações que desejam rentabilizar o seu investimento em pessoal. Mas vamos dar outro passo: aumentar essa produtividade não deveria ser prioridade também para os profissionais liberais? Hoje em dia, todos temos de competir para entrar e permanecer num cenário económico cada vez mais competitivo, difícil e complicado.
Conhecer alguns truques, dicas ou conselhos para aumentar a produtividade do trabalho pode ser a chave que abre a porta para um futuro profissional lucrativo para si e para a sua empresa.
Desta forma, vamos dar hoje quatro conselhos direcionados para profissionais liberais que vão ajudar a melhorar a produtividade no trabalho e três dicas para empregadores para aumentar a produtividade no local de trabalho da sua valiosa equipa.

Dicas para profissionais liberais

Planeamento

Hoje em dia as empresas procuram um perfil de funcionário autónomo que tenha capacidade de planear a sua agenda e priorizar as tarefas. Ser organizado, ter capacidade de fazer e cumprir listas de tarefas, antecipar possíveis atrasos nos prazos e participar do agendamento de projetos é uma qualidade procurada pelos recrutadores de talentos, mas também é um excelente conselho que vai permitir aumentar a sua produtividade de trabalho quase sem perceber.

Evite os “ladrões de tempo”

No jargão da produtividade empresarial, chamamos de “ladrões de tempo” todas aquelas distrações que interrompem a concentração da equipa e, com isso, reduzem a produtividade do trabalho.
Olhar constantemente para os nossos perfis nas redes sociais, enviar um WhatsApp (ou dez), retuitar uma mensagem “urgente”, bater um papo com o colega do lado, etc., são distrações importantes que você deve evitar para reforçar a produtividade no trabalho.

Faça pausas controladas

Descansar alguns minutos entre os deveres, esticar os braços e as pernas, tomar um café ou dar uma caminhada curta não é uma perda de tempo, é uma necessidade. Fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho não só melhorará sua produtividade, como também evitará dores nas costas, dores de cabeça, irritação, nervosismo, estresse, etc.

Cuidado com a procrastinação

Palavra difícil, certo? Na verdade, todos nós procrastinamos, ou seja, todos deixamos para outra altura aquelas tarefas que não gostamos de fazer. Deixar para o amanhã o que você pode fazer hoje não é a melhor ideia para aumentar sua produtividade.

Dicas para empreendedores

Repouso ativo

As empresas mais modernas e produtivas têm refeitórios, cantinas ou pequenos refeitórios onde os funcionários podem relaxar alguns minutos tomando uma chávena de café, fazendo uma reunião improvisada,etc. Este espaço dedicado ao descanso ativo é um dos seus melhores recursos para minimizar o desgaste físico e mental da sua equipa de trabalho, combater a Síndrome de Burnout e melhorar a sua produtividade.

Mobile Learning

M-Learning, Mobile Learning ou learning via mobile é uma forma de treinamento contínuo que tem mais seguidores todos os dias. Propor à nossa equipa actividades formativas para reciclar os seus conhecimentos, competências e aptidões não é apenas uma medida que irá melhorar as suas competências profissionais, é também uma aplicação daquela política de motivação tão necessária para melhorar a produtividade no trabalho.

Teletrabalho

A cada dia que passa, mais empresas apostam em permitir que os seus talentos trabalhem em casa. O teletrabalho traz muitas vantagens tanto para a empresa como para o trabalhador: redução de custos com mobiliário e equipamento informático, conciliação da vida familiar e pessoal, etc.
Os benefícios do teletrabalho traduzem-se num aumento da produtividade no trabalho  e, consequentemente, rentabilidade do negócio.
LER TAMBÉM  Como melhorar a criatividade durante um bloqueio mental
1

Sem comentários

Deixe o seu comentário