Como aumentar a produtividade do trabalho é uma das questões que mais preocupam as empresas e organizações que desejam rentabilizar o seu investimento em pessoal. Mas vamos dar outro passo: aumentar essa produtividade não deveria ser prioridade também para os profissionais liberais? Hoje em dia, todos temos de competir para entrar e permanecer num cenário económico cada vez mais competitivo, difícil e complicado.
Conhecer alguns truques, dicas ou conselhos para aumentar a produtividade do trabalho pode ser a chave que abre a porta para um futuro profissional lucrativo para si e para a sua empresa.
Desta forma, vamos dar hoje quatro conselhos direcionados para profissionais liberais que vão ajudar a melhorar a produtividade no trabalho e três dicas para empregadores para aumentar a produtividade no local de trabalho da sua valiosa equipa.
Indice
Dicas para profissionais liberais
Planeamento
Hoje em dia as empresas procuram um perfil de funcionário autónomo que tenha capacidade de planear a sua agenda e priorizar as tarefas. Ser organizado, ter capacidade de fazer e cumprir listas de tarefas, antecipar possíveis atrasos nos prazos e participar do agendamento de projetos é uma qualidade procurada pelos recrutadores de talentos, mas também é um excelente conselho que vai permitir aumentar a sua produtividade de trabalho quase sem perceber.
Evite os “ladrões de tempo”
No jargão da produtividade empresarial, chamamos de “ladrões de tempo” todas aquelas distrações que interrompem a concentração da equipa e, com isso, reduzem a produtividade do trabalho.
Olhar constantemente para os nossos perfis nas redes sociais, enviar um WhatsApp (ou dez), retuitar uma mensagem “urgente”, bater um papo com o colega do lado, etc., são distrações importantes que você deve evitar para reforçar a produtividade no trabalho.
Faça pausas controladas
Descansar alguns minutos entre os deveres, esticar os braços e as pernas, tomar um café ou dar uma caminhada curta não é uma perda de tempo, é uma necessidade. Fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho não só melhorará sua produtividade, como também evitará dores nas costas, dores de cabeça, irritação, nervosismo, estresse, etc.
Cuidado com a procrastinação
Palavra difícil, certo? Na verdade, todos nós procrastinamos, ou seja, todos deixamos para outra altura aquelas tarefas que não gostamos de fazer. Deixar para o amanhã o que você pode fazer hoje não é a melhor ideia para aumentar sua produtividade.
Dicas para empreendedores
Repouso ativo
As empresas mais modernas e produtivas têm refeitórios, cantinas ou pequenos refeitórios onde os funcionários podem relaxar alguns minutos tomando uma chávena de café, fazendo uma reunião improvisada,etc. Este espaço dedicado ao descanso ativo é um dos seus melhores recursos para minimizar o desgaste físico e mental da sua equipa de trabalho, combater a Síndrome de Burnout e melhorar a sua produtividade.
Mobile Learning
M-Learning, Mobile Learning ou learning via mobile é uma forma de treinamento contínuo que tem mais seguidores todos os dias. Propor à nossa equipa actividades formativas para reciclar os seus conhecimentos, competências e aptidões não é apenas uma medida que irá melhorar as suas competências profissionais, é também uma aplicação daquela política de motivação tão necessária para melhorar a produtividade no trabalho.
Teletrabalho
A cada dia que passa, mais empresas apostam em permitir que os seus talentos trabalhem em casa. O teletrabalho traz muitas vantagens tanto para a empresa como para o trabalhador: redução de custos com mobiliário e equipamento informático, conciliação da vida familiar e pessoal, etc.
Os benefícios do teletrabalho traduzem-se num aumento da produtividade no trabalho e, consequentemente, rentabilidade do negócio.