6 Razões para ter um orçamento familiar

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

orçamento familiarMuitas pessoas não gostam de ter um orçamento familiar porque pensam que isso irá limitar a sua liberdade financeira, colocando o seu dinheiro (e vontade) numa camisa-de-forças ou numa prisão. No entanto, é precisamente o contrário que acontece, porque ter um orçamento familiar permite controlar verdadeiramente as nossas finanças pessoais, entre outras coisas.

Fazer um registo dos gastos e ter um bom orçamento familiar tem muitas vantagens, destacando-se principalmente a liberdade que isso nos pode trazer. Mas se necessita de mais razões para começar a fazer um orçamento familiar, aqui deixamos uma lista com mais 6 razões:

 

1. Saber onde está o seu dinheiro

Não é horrível trabalhar no duro e não saber o que aconteceu ao dinheiro que ganhou? Essa sensação de vazio, quando saiu com uma nota de 50 Euros e regressa a casa com uma de 5. Seria suposto controlar o seu dinheiro e onde é gasto, não?

 

2. Para que o seu dinheiro seja aplicado onde você quer

Ter o controlo, mas um controlo real e verdadeiro, não um controlo imaginário. Gasta-se dinheiro em coisas que aparentemente desejamos, mas na maioria das vezes gasta-se mais de metade do dinheiro que ganhamos em coisas sem importância, principalmente em compras feitas por impulso.

 

3. Pare de desbaratar o seu dinheiro

Quando não se tem um orçamento, perde-se muito dinheiro. Aos bancos em comissões, encargos extra e juros, em compras feitas online (de que não precisa) ou a fornecedores de diversos serviços desnecessários. Perdemos e desbaratamos dinheiro que nem sempre temos e essa é uma das principais razões pelas quais o dinheiro não dá até ao final do mês.

 

4. Poupar sem complicações

Quando se tem um bom mapa do percurso do dinheiro, é muito fácil separar uma parte para poupança e investimento. Com um orçamento familiar sabe-se exactamente quanto se pode colocar de lado para uma conta poupança, sem ficarmos “apertados” com falta de dinheiro nem sacrificar outras coisas importantes.

 

5. Ter dinheiro!

Que bom é andar com algum dinheiro no bolso, não é? Quem sabe gerir convenientemente um orçamento tem sempre algum dinheiro disponível. No final do dia, o que realmente queremos é deixar de sofrer com a falta de dinheiro e um bom orçamento familiar é a ferramenta perfeita para atingir esse objectivo.

 

6. Tranquilidade

O dinheiro (a falta dele) pode estar na origem do aumento dos níveis de stress e prejudicar a sua saúde. Todos quereremos ter os recursos suficientes para saborear as coisas boas da vida, e não apenas sobreviver angustiados e sem dinheiro. O dinheiro permite-nos ter mais tranquilidade, no entanto, sem controlo ou sem um orçamento familiar, não há dinheiro que aguente.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...