Como Economizar Dinheiro

6 Dicas práticas para economizar energia eléctrica

economizarA falta cada vez maior de meios naturais e a crise são factores que têm vindo a contribuir para aumentar muito o preço da electricidade no decorrer dos últimos anos. Apesar de essencial, a utilização da energia eléctrica tem vindo a tornar-se cada vez mais dispendiosa, criando assim a necessidade da adopção de medidas de economia que permitam o adequado usufruto da electricidade sem incorrer no risco de, ao fim do mês, ser-se surpreendido por uma conta demasiadamente elevada.

Felizmente, muitas das contas maiores que poderá receber estarão, quase sempre, associadas a um consumo inapropriado de electricidade, o que significa que, através de uma reeducação cuidada de todos os seus hábitos de gestão da electricidade poderá, muito facilmente, reduzir expressivamente o dinheiro despendido em energia no final do mês.

Eis algumas dicas realmente importantes para economizar o máximo possível na conta da electricidade:

 

1 – Diminua a utilização do ar-condicionado

No inverno isso pode ser mais complicado, mas é sempre boa ideia substituir o ar-condicionado por ventoinhas, durante o verão. Por mais útil e cómodo que um ar-condicionado possa ser, os gastos que lhe estão associados podem revelar-se excessivamente elevados, daí ser pertinente utilizá-lo apenas em situações indispensáveis.

 

2 – Desligue sempre as luzes

Evite deixar ligadas as luzes de divisões da residência que não esteja a usar. Este poderá ser um dos maiores responsáveis pelas contas exorbitantes de electricidade, e por isso deverá sempre ter cuidado com este pequeno detalhe.

 

3 – Desligue sempre as fichas das tomadas

Sempre que não estiver a utilizar um determinado instrumento eléctrico, recomenda-se que desligue a sua ficha da tomada, na medida em que, mesmo quando desligados, se um utensílio continuar ligado a uma tomada irá estar constantemente a gastar energia, o que é absolutamente escusado.

 

4 – Lave a roupa com água fria

Peças de roupa que não estejam muito sujas ou com nódoas demasiado entranhadas, podem sempre ser lavadas com água fria. Desta maneira estará a economizar muita energia.

 

5 – Cuidado com a utilização do frigorífico

Sendo um dos aparelhos de uma casa que mais energia gasta, é recomendável que se tenha um especial cuidado com a sua utilização. Evite abrir e fechar a porta demasiadas vezes seguidas, e jamais o coloque junto ás janelas. Da mesma maneira, evite colocar alimentos muito quentes no interior dele, na medida em que tal irá igualmente contribuir para um gasto excessivo de electricidade. Outra dica relevante relacionada com o frigorífico é impedir sempre a acumulação demasiada de gelo no congelador, o que também poderá dar origem a um gasto inútil de energia.

 

6 – Painel Solar

A instalação de um painel solar doméstico é uma das medidas mais inteligentes que podem ser adoptadas para economizar dinheiro. Ao captar a luz solar, muito irá estar a economizar no final do mês em electricidade, daí esta ser uma opção a ser ter em consideração.

Exit mobile version