objectivos

6 Dicas Para Criar objectivos Inteligentes

objectivosNo artigo de hoje vamos falar sobre os objectivos SMART. Quer saber como criar objectivos inteligentes para o seu negócio?
Mas antes, vamos ao princípio da questão: O que é um objectivo SMART?
É um objectivo que tem em conta cinco elementos para ser formulado. A cada letra da palavra SMART, corresponde um elemento chave a ter em conta para redigir o objectivo. Tem a ver com uma metodologia em que é necessário não esquecer os elementos indispensáveis para escrever os nossos objectivos.
A metodologia SMART para definir objectivos foi idealizada por George T. Doran, utilizando a palavra SMART (inteligente) como regra mnemónica das seguintes palavras:
  • S: Specific / Específico
  • M: Measurable / Mensurável
  • A: Attainable / Alcançável
  • R: Relevant / Relevante
  • T: Time-Related / Com um tempo determinado
Hoje vamos propor uma série de dicas a ter em conta para definir os objectivos inteligentes para a sua empresa  (Ter também em conta o plano comercial). É importante destacar a importância deste tipo de objectivos para o nosso negócio.
Em primeiro lugar, trata-se de objectivos que são fáceis de entender e que para além disso são metas sempre possíveis de alcançar, pois foram pensados amplamente e de forma consciente.
Por outro lado, este tipo de objectivos serve como guia ao largo de todo o processo em que são colocados em marcha no negócio, num prazo de tempo previamente estabelecido.
De seguida, vamos ver quais são as dicas que deve ter em conta no estabelecimento dos objectivos:
  • O objectivo deve responder à maior quantidade possível de questões: o quê, como, onde, qual, com quê, porquê. Isso ajuda-nos a construir um objectivo preciso.
  • Deve ser alcançável. Ou seja, o objectivo deve ser realista. Possível de ser realizado no prazo estabelecido e com os recursos disponíveis.
  • Deve ser relevante. Isto significa que deve ter relevância para o negócio, ou para o contexto no qual estamos inseridos.
  • Estabelecer prazos. Quando definimos um objectivo, o prazo no qual deve ser cumprido, tem de ser necessariamente explícito e definido.
  • Recursos disponíveis. Devemos sempre ter em conta com que recursos contamos para alcançar o objectivo, e limitar-nos a isso quando o definirmos, pois se não o fizermos, corremos o risco de não alcançar a meta. (Aqui deve ter em conta a sua rentabilidade).
  • Recursos humanos. É importante ter em conta quem irá ser responsável por levar avante todas as acções necessárias para lograr o objectivo. Desta forma, as responsabilidades serão claras, e saberemos a quem recorrer no caso de surgir algum imprevisto ou qualquer questão.
É realmente muito importante que no nosso negócio possamos trabalhar partindo de objectivos inteligentes, já que assim a margem de erro será menor. Quando algo está pensado de forma inteligente, consciente, atempada, dedicada, bem avaliada em termos de possibilidades e recursos, então o sucesso será mais provável e possível. Como tudo, é preciso dedicação e prática, pois isso é fundamental. É uma questão de começar quanto antes e testar o que será melhor para o negócio.
O que achou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário!

LER TAMBÉM  Sabe quais são as consequências da deflação?
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.