Seguro Automóvel

6 Considerações ao Escolher o Seguro Automóvel

O seguro automóvel é um dos mais importantes nos dias de hoje, principalmente com os dados mais recentes que mostram que os acidentes na estrada estão a aumentar exponencialmente. Porém, com tanta procura por um seguro automóvel por parte da população adulta, existe uma grande oferta, nomeadamente várias instituições e cada uma delas com as suas próprias características e condições especiais.
Assim, de forma a ajudar todos aqueles que procuram o melhor seguro automóvel possível, vamos deixar aqui as considerações mais importantes para escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu orçamento familiar.
Seguro Automóvel

Veículo

Os custos associados ao seguro automóvel em si vão depender do tipo de veículo assegurado, assim como a sua utilização (pessoal ou profissional). Assim, escolha o veículo ideal para as suas necessidades, mas tenha em conta que essas características podem influenciar o valor final a pagar pelo seguro automóvel.

Capital

No caso do seguro automóvel com danos próprios, o valor do prémio do seguro é calculado tendo em conta o valor comercial do veículo, valor esse que ao longo dos anos e da sua utilização vai desvalorizando e baixando.

Condutor

O próprio condutor influencia bastante o valor do seguro automóvel em si, principalmente no caso de condutores jovens e com carta há relativamente pouco tempo. Algumas seguradoras nacionais fazem descontos significativos para os seguros feitos pelas mulheres.

Zona de Residência

A zona de residência onde o veículo vai estar é também um dos factores a ter em conta, pois as cidades grandes com mais sinistralidade significam valores mais elevados no seu seguro automóvel. Este factor influencia também a questão do parqueamento, já que o valor a pagar pelo seguro automóvel para quem tem parqueamento na rua é mais elevado do que para quem tem garagem.

Seguradora

Este é um dos factores mais lógicos na escolha do seguro automóvel, já que cada uma tem as suas condições e as suas próprias características especiais para cada cliente. Assim, aconselhamos sempre que tomem nota de todas estas condições, façam simulações (sempre com valores e dados reais) e no final, em caso, de dúvidas em escolher o seguro automóvel contactem as mesmas. Nunca se deve ficar pela opinião de uma única seguradora ou guiar-se exclusivamente pelo que amigos e familiares dizem.

Contratos e Condições

Por último, mas não menos importante, deverá ter em consideração todas as letras existentes nos contratos de apólice do seguro automóvel, pois apesar de algumas parecerem muito extensas, devem ter a sua total atenção, principalmente aquelas que estão com uma letra de tamanho reduzido.
Em jeito de conclusão, o seguro automóvel é essencial para poder utilizar de forma liberal o seu automóvel na rua, no entanto para escolher o seguro ideal para o seu caso, necessita de muitas horas de pesquisa e análise de todas as possibilidades existentes no mercado. Por vezes uma boa escolha de seguro automóvel pode significar grandes poupanças no futuro.
LER TAMBÉM  Como poupar nos seguros
2

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.