A crise parece ter vindo para ficar, e enfrentá-la só será possível através de mudanças radicais no nosso estilo de vida. Ainda que as dificuldades sejam muitas, combatê-las não é de todo impossível. Para tal, é apenas necessário adoptar um conjunto de medidas que permitam retirar o maior proveito possível de todo o rendimento mensal, eliminando gastos desnecessários e direccionando o investimento de capital para bens que se revelem verdadeiramente justificáveis e producentes. Ao conseguir-se fazer isto, será, sem qualquer sombra de dúvida, possível resistir à crise e preservar um estilo de vida minimamente satisfatório.
Eis algumas dicas que muito vantajosas se poderão revelar do ponto de vista financeiro:
- Prescinda da utilização de cartões de crédito. Estes mais não servem do que para endividá-lo ainda mais e colocar em risco a sua estabilidade financeira. Passe a fazer a maior parte das compras com dinheiro, e nunca recorra a qualquer tipo de crédito, a menos que se revele verdadeiramente necessário.
- Dê prioridade a bens de primeira necessidade. Se o objectivo é poupar, então muitos sacrifícios terão de ser feitos, e um dos mais importantes é aprender a investir o seu dinheiro apenas naquilo que lhe faz realmente falta.
- Comece a juntar. Através da adopção de medidas de poupança, é natural que comece a sobrar algum dinheiro ao fim de cada mês. Pegue nesse dinheiro e comece a utilizá-lo como capital de poupança, pois é sempre bom ter algum dinheiro disponível caso algo inesperado aconteça.
- Dê preferência a marcas brancas. Não só não estará a abdicar da qualidade do produto, como terá a possibilidade de poupar até mais de 50%, o que ao fim do mês poderá fazer toda a diferença.
- Prescinda de refeições fora de casa, a menos que seja mesmo necessário. Comer num bom restaurante poderá ser uma experiência bastante agradável. No entanto, também poderá sair dispendioso, pelo que, é um hábito a ser evitado em tempos de crise.
- Compre online. Dependendo muito do produto que estiver a pensar adquirir, comprar online poderá ajudá-lo a conseguir descontos surpreendentes, que muito vantajosos serão para a sua situação financeira. Roupas, livros, jogos, brinquedos e telemóveis são apenas alguns exemplos de produtos que poderá encontrar online a preços muito aliciantes.