Os filhos geralmente se espelham em seus pais. Por isso, exemplos de educação financeira são condutas que devem ser realizadas por todo cidadão. Confira alguns caminhos que podem ajudar a garantir o futuro de seus filhos.
Indice
Viva com menos do que ganha
A hora de preparar-se para o futuro é agora, no presente. Melhor do que querer saber, logo de cara, qual é o “melhor investimento” é começar a poupar, vivendo com menos do que ganha e investindo parte das receitas líquidas da família.
Ser o exemplo de educação financeira
Filhos aprendem muito mais pelo exemplo que pelas palavras e isso é particularmente importante quando o assunto é dinheiro.
O melhor é agir de maneira inteligente e encarar a educação financeira como uma questão de cidadania e bem-estar familiar.
Faça o que é certo e desejável e seus filhos terão o exemplo ideal para crescerem conscientes da importância de sua vida financeira.
Tenha e alimente objetivos de longo prazo
Filhos são uma responsabilidade para a vida inteira, portanto é fundamental que a família separe parte da renda mensal para investir em metas de 15 anos (ou mais).
Se o objetivo é ter dinheiro para garantir a faculdade, melhor poupar pouco durante muito tempo que endividar-se para pagar os estudos.
Comece cedo e tenha objetivos de longo prazo.
Ensine através da mesada
A mesada é um excelente instrumento de educação financeira. Ao permitir que seus filhos decidam como gastar sua mesada, os pais podem ensinar valiosas lições: tomada de decisões, como lidar com a frustração de não ter dinheiro para comprar algo ou ter escolhido uma coisa em detrimento de outra e como negociar melhor.
Incentive o empreendedorismo
É muito importante que os pais incentivem seus filhos a lerem, estudarem e buscarem novas saídas para os problemas comuns que enfrentam no dia a dia.
O empreendedorismo surge dessa educação mais dinâmica, focada no aprendizado e nas oportunidades. Conviver com o empreendedorismo fará com que seus filhos sejam mais criativos e tenham menos medo de arriscar.