Como Economizar Dinheiro

5 Dicas Para Fazer o Salário Render

fazer o salário renderO seu dinheiro acaba antes de o mês terminar ou você consegue administrar seu dinheiro de forma que ele dure os 30 dias e até consiga realizar seus sonhos de consumo? Veja as dicas que hoje temos para ajudar a atingir este objectivo.

Conheça a fundo suas despesas

Muitas pessoas lembram-se apenas do quanto ganham, mas não têm exactamente a noção do quanto e em quê gastam. Anote num caderno ou planilha todas as suas despesas mensais e veja se elas estão compatíveis com o seu orçamento. Do contrário, é hora de cortar gastos.

O supérfluo deve ser a excepção e não a regra

O constante consumo de bens e serviços supérfluos é um ingrediente lesivo na administração do salário. Tente associar o consumo de supérfluos a uma ocasião especial, e não ao dia-a-dia. Assim, além de se sentir bem recompensado num momento importante, você também fará uma boa economia no final do mês.

Aprenda a dizer não

Fazer o salário render não se trata de controlar apenas os gastos pessoais, mas também os familiares, principalmente, se for da sua renda que sai todo o sustento da casa. Não é possível agradar a todos o tempo todo, principalmente quando os recursos (renda) são escassos. Portanto, saber dizer ‘não’ no momento oportuno não só é uma forma de educar seus entes para a vida financeira, como também é uma maneira de catalisar esforços para a realização de projectos em comum, como uma viagem em família, e etc.

Dinheiro parado não rende

Se você já calculou um valor médio que todo mês sobra de seu salário, você pode aplicar imediatamente esses recursos, deixando na conta somente o suficiente para despesas quotidianas.

Se o salário aumentar, a poupança também tem que aumentar

Em geral, as pessoas tendem a associar o aumento de renda somente com a possibilidade de aumento do consumo, esquecendo-se que, se passaram a ganhar mais, podem tanto incrementar seu consumo quanto suas reservas financeiras – e o que hoje é uma pequena reserva, com regularidade e persistência, pode se tornar um património muito expressivo.
Exit mobile version