Hoje trazemos cinco dicas para controlar o impulso nas compras e saber quais são as vantagens de comprar de forma planeada.
Indice
Aprenda a programar e especificar o que quer comprar antes mesmo de sair de casa
Se você quer um vestido preto de festa, elimine todos os outros, estipule o valor máximo e faça pesquisa de preço.
Depois de saber o que quer comprar, reflicta um pouco antes de fechar a compra
Quando encontrar o vestido, não compre de imediato. Saia da loja e, se você realmente ficou pensando naquele vestido e tem condições de pagar por ele, aí então será o momento de fazer a compra.
Saiba se a compra pretendida é realmente necessária
Para saber se a compra pretendida é necessária, a dica é se perguntar: “esse item é fundamental, imprescindível para melhorar o meu dia a dia, o meu trabalho, o meu lazer?”.
Antes de planear uma compra, pergunte-se: eu desejo ou eu quero?
Desejar e querer têm significados diferentes. Nós não temos controle racional sobre os nossos desejos. Podemos desejar um sapato na vitrina, achar bonito, pensar que seria bom comprá-lo e, mais adiante, esquecer-nos daquele sapato. Já quando queremos algo, devemos planear a compra. Ou seja, definir o que precisamos fazer para ter o que queremos.
Compra certa é aquela que não abala as suas finanças pessoais
Comprar é bom e melhora a qualidade de vida das pessoas que não têm suas finanças prejudicadas. Por outro lado, comprar pode tirar o sono de quem faz compras sem pensar em como poderá pagar por elas.