economizar energia electrica

16 dicas para economizar energia eléctrica facilmente

Economizar electricidade permite reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e assim ajudar ao combate das alterações climáticas. As acções a realizar para economizar energia eléctrica são as seguintes:

economizar energia electrica

  1. Use lâmpadas de baixo consumo: economizam até 75% da energia.
  2. Apague a luz quando sair de uma divisão.
  3. Utilize o mais possível a luz natural, abra as cortinas e coloque clarabóias.
  4. Se precisar de aquecer a casa, regule o termostato para 20 ºC ou menos e agasalhe-se um pouco mais dentro de casa. Cada grau a mais representa cerca de 7% a mais de consumo energético.
  5. Se precisar de usar o ar condicionado, regule o termostato para uma temperatura suportável, utilize roupa clara e ligeira que permita reflectir de forma mais eficiente a radiação solar. Cada grau a mais no ar condicionado representa cerca de 7% a mais de consumo energético.
  6. Use a máquina de lavar roupa apenas quando estiver cheia: irá economizar agua e electricidade.
  7. Compre alimentos da época e produzidos localmente. São mais baratos do ponto de vista do transporte e da refrigeração (não é necessário gastar tanto combustível e electricidade).
  8. Descongele o frigorífico: a camada de gelo cria um isolamento que pode representar até 20% a mais no consumo de energia.
  9. Substitua o velho frigorífico (com mais de 10 anos) de alto consumo eléctrico, por um moderno de baixo consumo (consome 1/3 da electricidade). A diferença de custo é paga com a poupança de energia.
  10. Mantenha a porta do frigorífico fechada e verifique sempre se não há fugas.
  11. Desligue o computador se não o estiver a utilizar: um aparelho em standby pode gastar até 70% do consumo diário em relação a um aparelho ligado.
  12. Desligue todos os aparelhos eléctricos que não estiverem a ser utilizados, uma vez que basta estarem ligados para gastar energia (mesmo que não estejam em uso).
  13. Se estiver dentro das suas possibilidades use energias alternativas para a produção de electricidade, como células fotovoltaicas para utilizar a energia solar, geradores eólicos (movidos pela acção do vento), entre outros.
  14. Evite usar o ferro de engomar e as chaleiras em excesso.
  15. Se tiver um fogão eléctrico será melhor substitui-lo outro a gás.
  16. Apague as luzes do seu local de trabalho nas zonas comuns pouco utilizadas.
LER TAMBÉM  Como economizar nos gastos com o meu animal de estimação

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.