poupar dinheiro para viajar

15 Formas de Poupar Dinheiro Para Viajar

Ter dinheiro para viajar é uma das coisas que todos queremos. Portanto, hoje vou falar sobre certas formas de reduzir despesas e poupar dinheiro para viajar. Esta são algumas dicas que estou sempre a aplicar, mas quando a data da viagem se aproxima eu corto as despesas ainda mais, geralmente três meses antes da mesma.
poupar dinheiro para viajar

Vamos começar a poupar para a viagem dos sonhos

Para começar a arrecadar dinheiro para fazer uma viagem, a primeira coisa a fazer é uma lista com TODAS as despesas que temos no mês. Quanto gastamos com aluguer do apartamento, despesas com carro, seguros, conta do telefone, telemóvel, internet, TV cabo, saídas noturnas, gorjetas, etc. Nada pode ser deixado de fora. Essa tarefa pode durar um mês inteiro, pois é preciso anotar não só despesas fixas como renda da casa, mas também despesas variáveis como cinemas, passeios com amigos, etc.
Isso certamente resultará num grande gasto e poderá descobrir coisas que estão exigindo mais dinheiro do que deveria. Com essa lista, faremos uma nova com duas colunas. Por um lado vai colocar as “necessidades” com tudo o que fizer ou precisa para viver, como despesas de alimentação. E na outra coluna “Consumo”, destinada às coisas que pode dispensar, como o contrato do telemóvel.
NECESSIDADES
CONSUMO
Renda da casa
bilhetes para o jogo de futebol
Com isso saberá exatamente quanto dinheiro precisa para viver mensalmente. E não se engane. O telemóvel (a menos que seja para trabalho), TV cabo, etc., não são despesas necessárias, são de consumo.
Com essa lista pronta e analisada, podemos iniciar um plano de economia alguns meses antes da nossa viagem e chegar com mais dinheiro para aproveitar o destino. Ou ainda, para evitar que se endivide com cartões de crédito ou empréstimos.
Só você pode estudar essa lista e saber quais despesas pode cortar, mas para o ajudar um pouco, vou contar quais são os cortes de custos que faço antes das minhas viagens. Talvez também possa aplicar ao seu caso. Alguns adicionei porque acho que podem ser úteis, mas no meu caso não se aplicam.

Corte as despesas e viaje pelo mundo

Dividindo um apartamento – Uma das grandes despesas que temos é com a renda de uma casa ou apartamento. Sempre se encontra alguém para dividir as despesas, um amigo, parente ou conhecido, sempre há alguém a procurar um lugar para morar. Se você tem um quarto extra em sua casa, esta pode ser uma ótima solução para poupar até 50% do seu custo de vida.
Cozinhar – não é uma tarefa divertida para a maioria das pessoas, e outras simplesmente não têm tempo para cozinhar. Mas é uma excelente forma de poupar dinheiro e para além disso, de cuidar melhor da saúde. Pessoalmente, não sou grande especialista nesta matéria, mas basta comer bem, com saúde e consequentemente poupar dinheiro.
Duas das minhas estratégias são:
  1. No domingo de cada semana, planeio o que pretendo comer no almoço e jantar no resto da semana. Com essas informações, sei exatamente de quais ingredientes preciso. E graças a isso só vou ao supermercado uma vez por semana.
  2. Nos finais de semana, que é quando tenho mais tempo, faço muita comida e depois congelo. Por exemplo, molhos para acompanhar algumas massas ou bifes congelados. Então é só tirar e em 10 ou 15 minutos eu tenho uma refeição pronta.
Ao cozinhar, você evita comprar alimentos e pode poupar muito dinheiro.
Sem falar nos passeios a restaurantes, McDonalds, Burger King, etc. Não estou a dizer para não ir lá para sempre, mas pelo menos nos meses que antecedem as nossas viagens.
  • Eletricidade – Isso é o que já sabemos, troque as lâmpadas por outras de baixo consumo, se forem LED melhor. Baixe a temperatura do aquecedor e ligue-o apenas quando for usá-lo. Não deixe luzes e aparelhos acesos se não os estiver a usar. Só com a conta do aquecedor reduzi a taxa em 30%.
  • TV cabo – Essa despesa é realmente necessária? Não é suficiente ter canais abertos e Internet? Eu nem tenho TV no meu apartamento. Só assisto filmes, séries e documentários, e faço isso pela internet.
  • Telefone – Você ainda tem telefone fixo? Este é outro item que removi e substituí pelo telemóvel. Assim evito pagar duas contas.
  • Telemóvel – tenho uma tarifa pré-paga. Eu pago apenas pelo que uso, sem contratos e sem taxas fixas. Para além disso, com todas as promoções que existem, e reduzindo o uso apenas ao essencial, não gasto mais de 10 euros por mês! Os números a que mais ligo, graças às promoções, pago muito pouco e alguns são até gratuitos. E os sms venho substituindo pelo WhatsApp.
  • Carro – A manutenção de um carro é bastante cara. Devem pagar impostos, combustível, seguro, manutenção, reparações, entre outros. Pessoalmente, prefiro apanhar um táxi ou alugar um carro quando preciso de ir mais longe, aproveitando alguns dos descontos do meu cartão de crédito. Nem precisamos andar de carro 5 ou 6 quarteirões quando podemos fazer isso caminhando ou indo de bicicleta. E não nos esqueçamos dos transportes públicos. Use quando puder e tiver tempo, porque em alguns países não existem serviços muito eficientes. Uma boa dica é tentar evitar o máximo possível de usar o carro. Assim irá poupar combustível, ou então, quem sabe, talvez consiga vendê-lo, ganhar algum dinheiro e poupar muito dinheiro no final do mês.
  • Compras – Se pudermos evitar melhor, senão, podemos recorrer a comprar o que precisamos online onde conseguiremos melhores preços (depende das restrições alfandegárias de cada país). Também podemos comprar nos sites de descontos como o Groupon, ou produtos em segunda mão por meio dos classificados.
  • Cartão de crédito – Existem muitos cartões de crédito que permitem gerar milhas ou pontos que podem ser trocados por passagens, diárias em hotéis ou outros descontos. Tente pagar todas as suas contas e despesas com o seu cartão. Assim, você acumulará pontos rapidamente. No entanto, tenha cuidado de liquidar tudo no final do mês senão irá pagar mais juros do que aquilo que iria ganhar.
  • Assine newsletters – Embora não gostemos de receber muitos e-mails com ofertas, pode ser uma boa opção para poupar dinheiro. Assine boletins informativos de companhias aéreas, cadeias de hotéis e empresas relacionadas com viagens e os destinos que pretende visitar. Assim, você conhecerá as melhores ofertas em primeira mão.
  • Couchsurfing – A melhor forma de poupar em hospedagem. Crie e preencha um perfil nesta rede. Faça o pagamento para que seu perfil seja verificado. Participe de reuniões e fóruns para criar uma rede de contatos dentro do CS. E na hora de viajar, você terá acomodação em praticamente qualquer cidade do mundo.
  • Passeios com amigos – Nos meses que antecedem uma viagem é uma das coisas que deve ser cortada e conseguir uma boa economia. Passeios a cafés, pizzarias, cinema, etc. Existem pessoas que inadvertidamente gastam mais de 100 euros em passeios todos os meses. Em três meses você teria no bolso mais de 300 dólares, o que para países como os asiáticos é MUITO, você poderia viajar pelo menos 10 dias pela Tailândia com esse dinheiro!
  • Parar de fumar – além dos inúmeros benefícios para a saúde, parar de fumar vai facilitar muito as suas finanças pessoais.
  • Venda coisas que não precisa – Assim como comprar coisas em segunda mão, também podemos vender coisas em sites como o OLX ou Ebay. Verifique as suas gavetas, baús e caixas. Iremos sempre encontrar algo que não é mais útil para nós, mas que podemos vender para outra pessoa. Por exemplo, recentemente vendi minha calculadora científica e também meu antigo telemóvel.
  • Abra uma conta para ganhar juros – Embora os juros gerados numa conta bancária geralmente sejam muito pequenos, são apenas mais uma receita sem fazer nada. Se gerarmos apenas 100 dólares, estamos a falar que podemos passar 3 dias no Sudeste Asiático, no Leste Europeu, na Bolívia ou no Peru, em África, entre outros.
Com essas dicas você pode ganhar dinheiro suficiente para viver as férias dos seus sonhos em uma praia paradisíaca na Tailândia. Usando o Couchsurfing podemos passar 15 dias na Tailândia por apenas 300 dólares gastando 20 por dia! Sim, 300 euros!
Hoje deixei 14 dicas para poupar antes de viajar, mas em um artigo futuro falaremos sobre como poupar quando você já está viajando!
E você, que métodos aplica para poupar dinheiro antes de viajar?
LER TAMBÉM  5 opções baratas para se sentir bem
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário