estudos online

12 Vantagens de Estudar Online

estudos onlineEstudar online tem mais vantagens do que desvantagens; é mais económico e pode ser feito em qualquer sitio, embora a formação seja mais solitário e requeira mais auto-disciplina.
Hoje em dia e graças às novas tecnologias é possível estudar o que queremos a partir de casa. Esta é uma nova forma de receber formação e que lentamente tem vindo a ganhar terreno à formação tradicional presencial.
Mas vamos conhecer as vantagens de estudar online.

É cómodo

Basta simplesmente ter um portátil/laptop e uma ligação à Internet para começar a aprender online qualquer assunto, sem importar em que parte do mundo nos encontremos ou o momento em que o façamos.
Com as tecnologias à nossa disposição a distância deixou de ser um problema para aprender, quer no plano académico ou profissional.
Por outro lado, acabaram os problemas com o número de alunos por aula do método tradicional, uma vez que com a aprendizagem online, a capacidade do número de professores é ilimitada, o que se torna benéfico tanto para alunos, como para as empresas de formação.

Flexibilidade

Dado que não é preciso deslocar-nos para nenhum centro educativo, nem estarmos sujeitos a horários, a aprendizagem torna-se mais simples e fácil para os alunos.
Isto permite-nos aprender de forma autónoma e ao nosso ritmo, nos horários mais convenientes para nós, e assim também permitindo gerir melhor a vida pessoal e profissional.
Esta será provavelmente uma das principais razões porque muitos gostam do ensino online, pois assim podem fazê-lo sem ser presencialmente.

Mais económico

Outro ponto fundamental é a poupança que este tipo de aprendizagem nos permite. Graças à formação online não precisamos de nos deslocar, pelo que podemos poupar muito dinheiro evitando deslocações e com a alimentação.
Por outro lado, também não iremos ter que dizer não à frequência de um curso que adoraríamos fazer por falta de dinheiro para o alojamento em outra cidade. Se esse curso tiver a possibilidade ser feito online, também iremos poupar esse dinheiro.
Outro ponto a ter em consideração, é não ser necessário imprimir como se fazia anteriormente os apontamentos porque o conteúdo estará sempre disponível online.

Ensino personalizado

As plataformas de aprendizagem online tentam fazer com que todos os seus alunos aprendam da melhor forma possível,  através de multitude de recursos multimédia os conteúdos de maneira fácil e divertida.
Por isso dispõem de materiais com formatos diferentes, para todos os estudantes que tenham maiores dificuldades em compreender a informação que estão a trabalhar em formato escrito, podendo também estudar através de vídeos ou podcasts, entre outros.
Não importa qual o melhor método de aprendizagem para o estudante. Pode ser visual, acústico ou cinestésico. A aprendizagem online permite um acesso fácil à informação graças a uma ampla variedade de métodos de aprendizagem e ferramentas que podem ser usadas neste campo.

É imediato

Para trás ficaram os dias angústia dos estudantes que queriam saber a nota de um exame. Este método de ensino não só permite a aprendizagem imediata dos conteúdos, como também oferece a possibilidade de ver os resultados das actividades e dos exames de forma rápida.
Desta forma tudo se torna mais rápido e simples. Para além disso, se for necessário esclarecer a informação sobre um determinado tema, basta fazer um clique nos materiais multimédia, podendo assim resolver as dúvidas em tempo recorde.

Novas formas de comunicação e interacção

Na formação tradicional a única maneira de receber formação ou comunicar com o professor para tirar dúvidas era através da palavra. Ou seja, assistindo à aula e tirando as dúvidas presencialmente.
Graças à incorporação de novas tecnologias no meio educativo, é possível utilizar ferramentas como videoconferências, chats, correio electrónico, entre outros. Isto permite tirar dúvidas e trabalhar de forma colaborativa com os colegas e com os professores.
estudar online

Professores qualificados

Sempre foi frequente o corpo docente não se conseguir dedicar exclusivamente ao ensino de forma presencial. Isto acontece sobretudo em ambientes universitários, mas agora é possível conjugar o ensino com outras responsabilidades sem grandes problemas.
Por outro lado, esta metodologia obrigou os professores a terem formação nas novas tecnologias e a evoluir, pois como sabemos há grandes vantagens no uso destas tecnologias na área do ensino.

Sem restrições

Como referimos anteriormente, podemos estudar online em qualquer parte do mundo. Isto permitiu eliminar as barreiras de aprendizagem, bem como as barreiras culturais e de nacionalidade.
Já não é estranho ver num curso à distancia existir a possibilidade de traduzir o material para outro idioma ou clicar num botão para aparecer desta forma. Isto permitiu que pessoas que antes não tinham acesso a uma educação de qualidade agora o possam fazer sem restrições.

Actualizações imediatas

Se há algo que diferencia o ensino online do ensino tradicional é a rapidez para actualizar consoante o formato em que se trabalha, o qual vai mudando e melhorando continuamente, facilitando ainda mais a aprendizagem graças à ampla variedade de aplicações e ferramentas que vão surgindo.

Contacto com professores em tempo real

Outra das grandes vantagens do ensino online é permitir tirar as dúvidas em tempo real com o professor durante o dia graças aos sistemas de mensagens instantâneas como os chats.
Por outro lado, também podem ser feitas videoconferências, deixar questões em forúns para os alunos e fazê-lo por correio electrónico. Desta forma não está só em contacto com os professores, mas também com os colegas que também podem ajudar a tirar as dúvidas.

Sem barreiras

Muitas pessoas têm a sua mobilidade reduzida. No caso do ensino online o seu problema com as deslocações nem sequer se coloca porque podem fazer tudo a partir de casa.
Existem ainda muitas pessoas que têm alguma relutância em retomar os estudo porque pensam já não ter idade para estudar, mas com o ensino online deixam de ter este problema porque podem estudar em casa e não têm de ir a aulas presenciais.

Versatilidade

O ensino online permite aprender de forma personalizada porque se adapta às necessidades dos alunos. Por outro lado, o professor irá apoiar durante a aprendizagem de forma individual e dando o seu feedback sobre as actividades que realizar, podendo ainda ir tirando as dívidas que possam ir ir surgindo ao longo da formação.
Isto elimina imediatamente a vergonha ou o medo que existe no ensino tradicional quando se faz perguntas na aula. Com esta metodologia tudo se torna mais impessoal, pelo que ninguém fará qualquer comentário menos agradável e poderá fazer todas as questões que quiser até ficar esclarecido.
A aprendizagem online permitiu aceder a uma formação de qualidade a partir de qualquer parte do mundo e ajustada às necessidades do aluno, o qual faz a sua própria gestão da aprendizagem.
O ensino online é um método muito cómodo e flexível que já permitiu a muitas pessoas retomar com sucesso a sua formação em alternativa à aprendizagem tradicional.
Para terminar, vamos deixar um infográfico da IMF Portugal que resume os pontos essenciais do estudo online:
IMF Portugal
LER TAMBÉM  Tudo o que precisa saber sobre finanças pessoais
3

Sem comentários

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.