Como Economizar Dinheiro

10 Dicas Para Poupar Dinheiro Nas Férias

Com o verão a chegar, uma das prioridades para muitas pessoas é conseguir ir à praia, seja por um dia, uma semana, ou sempre que for possível. Uma das coisas boas sobre ir até à praia é que pode ser relativamente barato e divertido. No entanto, há certas coisas que se não forem bem planeadas, poderão sair caro. É por isso que hoje apresentamos algumas sugestões sobre como você pode preparar as idas à praia sem ter de gastar muito dinheiro, nem deixar de se divertir.

Partilhar o carro

Se porventura mora longe da praia, você sabe perfeitamente os custos com o uso do carro, seja em combustível ou no pagamento do estacionamento. Em relação ao estacionamento, muitas vezes é pago, pelo que não tem lógica levar mais do que um carro, quando apenas uma viatura é suficiente. Combine com familiares ou amigos e partilhem o mesmo carro e os custos.

 

Leve comida de casa

Há sempre barraquinhas de comida próximas da praia e restaurantes à beira-mar, no entanto, aqui os preços são geralmente exagerados. Uma das melhores formas de poupar dinheiro quando vamos à praia é levando a nossa própria comida numa geleira, por exemplo. Prepare algumas sandes, junte alguma fruta fresca, uns snacks, bebidas, gelo e prepare-se para um belo dia de praia.

 

Compre comida longe da praia

Se está a planear levar a sua própria comida para a praia ou em comer no quarto do hotel, faça as compras longe da praia ou mesmo noutra cidade. Os preços da comida têm a infeliz tendência de serem mais altos nas áreas turísticas, pois os comerciantes sabem que podem aumentar os preços, porque as pessoas irão pagar na mesma.

 

Alojamento barato

A menos que esteja a pensar em passar as suas férias na praia num resort com tudo incluído, considere em alugar um apartamento ou casa a um particular ou a uma imobiliária. As instalações podem não se comparar a um hotel de 5 estrelas, mas certamente que irá poupar muito dinheiro. Para além disso não se esqueça que o principal objectivo de umas férias não é estar preso dentro de casa, mas ir à praia e passear. Por outro lado, os hotéis com piscina têm a tendência para ser mais caros, mas uma vez que você já está na praia, não há nenhuma razão para escolher estar na piscina do hotel em vez da praia.

 

Hotéis sem vista para o mar

Escolher um hotel sem vista para o mar também é mais barato. Os hotéis junto à praia costumam ser mais caros do que os que ficam mais longe do mar. Por vezes a distância para a praia até é curta e pode ser facilmente percorrida a pé. Se está a pensar em poupar dinheiro no hotel, considere em marcar um quarto num hotel um pouco mais longe da praia, do que um com vista para o mar.

 

Actividades gratuitas

Há muitas praias diferentes para visitar. Muitas delas são menos conhecidas e não têm por perto qualquer atracção turística, restaurantes ou bares. Outras, por outro lado, têm actividades de lazer sem custos para os utilizadores, que são uma forma de também atraírem mais turistas. Essas actividades podem incluir sessões de ginástica, jogos ou festivais de música. Quando pensar na escolha da praia, veja se tem atracções gratuitas ou com desconto. É outra forma de poupar dinheiro.

 

Evite as lojas em frente à praia

Muitas das lojas em frente à praia estão cheias de artigos sem qualidade e demasiado caros. Esta é uma forma fácil de gastar dinheiro sem necessidade. Por exemplo, irá encontrar chapéus de praia muito mais baratos se os comprar longe da praia. Muitas dessas lojas têm muita publicidade para chamar a atenção, mas o melhor é mesmo evitar este tipo de loja. Compre as toalhas, cadeiras, sacos e chapéus antes de ir de férias, e numa loja de preferência perto da sua residência, que conheça bem (principalmente os preços).

 

Orçamento

Pode pensar que não precisa de estipular um orçamento para as suas férias, apenas porque está a pensar em passar os dias deitado ao sol. No entanto, há outras coisas onde irá gastar dinheiro, como por exemplo, comida, despesas de lazer ou mesmo souvenirs. Ir para a praia sem definir bem o dinheiro que pretende gastar, irá fazer com que gaste mais dinheiro do que estaria à espera. Se limitar o valor que pretende gastar durante as suas férias, ou estipular um montante diário máximo, será muito menos provável gastar mais dinheiro do que pretendia.

 

Ir de férias fora da época alta

Este conselho só serve para quem pode ir à praia em zonas onde é quente durante todo o ano, naturalmente. Quase toda a gente costuma ir para a praia durante o verão ou durante as férias escolares. Ir à praia em épocas baixas é muito mais barato não apenas nas tarifas dos hotéis, como ainda nos bilhetes de avião, se for o caso.

 

Poupar nos transportes

Muitas das praias mais populares estão localizadas perto de serviços públicos e atracções turísticas. Tente confirmar se a praia escolhida tem transportes públicos ou se é necessário alugar um carro. Se existirem transportes públicos com bons horários e condições de serviço, será melhor usá-los do que alugar um carro para as suas deslocações. Melhor ainda, se tudo o que necessita estiver por perto, então desloque-se a pé! Os hotéis também costumam ter muitas vezes serviços gratuitos de autocarro (shuttle) de e para as praias, ou para outras atracções turísticas locais. Se for o caso, aproveite.

Exit mobile version