Não sabe o que fazer para organizar suas contas? Confira algumas dicas importantes de como planear o uso do seu dinheiro. Não é nenhum mistério. Sabendo quanto ganha e controlando o quanto gasta, você poderá resolver seus problemas e realizar seus sonhos.
Indice
1º – Criar uma planilha
Coloque todas as informações sobre gastos, ganhos (salário), reservas e investimentos em uma planilha ou em uma folha de papel, começando sempre pelos ganhos.
2º – Na planilha, dividir os gastos entre fixos, variáveis e eventuais
Os fixos são os que se repetem todos os meses, cujos valores normalmente são os mesmos, por exemplo: renda da casa, condomínio e Internet.
Os variáveis são gastos que também ocorrem todos os meses, porém o valor varia dependendo do consumo (água, luz, telefone, supermercado etc.).
Já os eventuais são aqueles que acontecem de vez em quando, como despesas em restaurantes, roupas e outros pequenos gastos. Tenha sempre em mãos uma caderneta para anotar os seus gastos antes de incluí-los na planilha.
3º – Reservar uma percentagem do salário para eventualidades
Doenças, por exemplo, podem pegar você desprevenido. Por isso, reserve um percentual dos ganhos para os imprevistos. Procure uma opção de investimento adequada ao seu perfil.
4º – Lazer é fundamental
Reserve cerca de 5% dos seus ganhos para o lazer, pois todos têm direito a se divertir, descansar e melhorar a qualidade de vida. Essa despesa entra na sua planilha como lazer, e deve variar de acordo com a sua condição socio-económica.
5º – Invista o saldo (receita menos gastos e reservas) para aumentar o património
O saldo deve ser investido para o aumento do seu património no longo prazo, atingindo objectivos como a casa própria ou mesmo um carro novo.
6º – Cuidado com os impulsos
Reflicta e analise a necessidade de determinado gasto. Se o produto ou serviço for indispensável, faça uma pesquisa de preços antes de realizar a compra. É fundamental ter uma visão de longo prazo.
7º – Guarde bem as contas, recibos e demais papeis bancários
Mantenha recibos, contas, facturas, extractos e talões de cheques num só armário ou gaveta. Separe uma caixa ou pasta para colocar as contas a pagar e informe a todos em casa que as contas devem ser colocadas ali assim que chegarem. Os comprovativos das contas pagas devem ficar arquivados em outra pasta.
8º – Conheça as tarifas da sua conta
Entenda como funcionam as tarifas de sua conta corrente para evitar excessos.
9º – Atenção ao cartão de crédito
Geralmente, o produto comprado à vista é mais barato. O problema do impulso piora muito com o uso do cartão de crédito. Mantenha sempre os “pés no chão”.
10º – Verifique se você está gastando mais do que ganha
Ao fim do mês, faça as contas. Se os gastos estiverem ultrapassando os ganhos é preciso economizar. Comece a verificar a sua planilha de baixo para cima, verificando os gastos eventuais, pois podem ser facilmente diminuídos, substituídos ou eliminados. Depois, reveja os gastos variáveis e organize uma campanha familiar para poupar energia eléctrica, água e telefone. Estipule objectivos que possam ser cumpridos, como reduzir o valor dessas contas.