bill gates

10 Conselhos de Bill Gates sobre dinheiro que Todos Deviam Seguir

Bill Gates é uma das pessoas mais ricas do mundo e embora não fale frequentemente sobre dinheiro, ações, ou investimentos, tem dado alguns grandes conselhos ao longo dos anos.
Muitos dos seus conselhos aplicam-se a empreendimentos comerciais, realizações pessoais, ou dicas sobre dinheiro. Aqui ficam alguns que deve ter em consideração:
bill gates

Estabeleça objetivos claros

Numa das suas cartas anuais para a Fundação Bill e Melinda Gates, Bill Gates mencionou que alguém pode alcançar “um progresso espantoso se estabelecer um objetivo claro”.
Qualquer decisão financeira que tome deve ter origem num objectivo claro. Por exemplo, pode ter um objectivo de poupar dinheiro suficiente para uma viagem ou para pagar um empréstimo. Ter esse objectivo claro e definido ajudá-lo-á a estabelecer um caminho para alcançar esse propósito.

Tire o máximo partido daquilo que lhe é dado

Outro conselho que Bill Gates deu é aproveitar ao máximo o que lhe foi dado. Por vezes as coisas podem parecer difíceis, mas é sempre necessário tirar o máximo partido de qualquer situação. Pode ter muitas dívidas para pagar, mas a sua situação financeira pode sempre ser pior. Ou, por outro lado, pode estar infeliz por não poder comprar um carro novo e pagar uma entrada a uma casa, mas pode estar numa situação financeira em que qualquer uma delas não seja viável.

Perseverança

Gates tem afirmado publicamente que o sucesso não acontece imediatamente e que ninguém pode ganhar milhões da noite para o dia. Independentemente do problema financeiro com que se esteja a lidar, é importante lembrar de perseverar.
Pagar dívidas, poupar para o futuro, ou apenas fixar e seguir um orçamento, é algo que requer força de vontade.

Não evite desafios

Em muitas das suas entrevistas e discursos, Gates também disse que não se pode fugir a um desafio se se quiser alcançar o sucesso. O seu caminho financeiro pode parecer um desafio quando está com pouco dinheiro e precisa de pagar algumas contas, mas não deve deixar que isso o assuste.
Existem muitas opções para o ajudar a voltar ao bom caminho, tais como arranjar um segundo emprego, vender algumas das suas coisas, ou descobrir onde pode cortar as suas despesas.

Aprende-se mais com as perdas, não com os sucessos

Gates também disse que “o sucesso é um péssimo professor. Seduz as pessoas inteligentes a pensar que não podem perder”, o que é algo que todos devem ter em mente, independentemente da situação.
A maioria das pessoas tem tido sucessos e dificuldades financeiras, mas é importante lembrar de aprender com as perdas e dificuldades. É fácil recordar os sucessos e o caminho fácil e as dificuldades atrás de si, mas em vez disso deve lembrar-se das suas perdas e dificuldades a fim de evitar que elas voltem a ocorrer no futuro.

Siga uma paixão pessoal

Outra dica dada por Gates é encorajar as pessoas a seguirem a sua paixão, pois é o que tem mais probabilidades de as levar ao sucesso no caminho.
Como ele afirma, por vezes fazer algo que se ama pode não o tornar rico imediatamente, mas pode inspirá-lo a tornar-se suficientemente ambicioso para seguir essa paixão até ser bem sucedido. Isto pode significar contrair empréstimos e assumir riscos financeiros para se sustentar enquanto segue uma paixão, quer esteja a frequentar a faculdade ou a abrir o seu próprio negócio ou a possuir uma casa.

Manter as coisas simples

Ao falar do seu próprio mentor financeiro, Warren Buffett, Gates mencionou que um conselho chave que lhe foi dado é manter as coisas simples. Não há necessidade de complicar desnecessariamente as finanças ou orçamentos.
Ter um plano simples, mas robusto, não só é mais fácil de seguir, como também poupará a dor de cabeça de tentar microgerir demasiadas opções diferentes. Por exemplo, em vez de tentar criar um sistema de orçamento e poupança complicado, considere ter uma pequena percentagem do seu salário semanal automaticamente enviada para uma conta bancária diferente. Dessa forma, está a poupar dinheiro sem realmente se esforçar demasiado.

Oiça os bons conselhos

Gates sempre recomendou ouvir os bons conselhos que lhe são dados, independentemente das circunstâncias ou da sua situação. Os bons conselhos podem ajudá-lo a encontrar soluções igualmente boas para os seus problemas.
Por exemplo, alguém que conhece pode também ter passado por uma situação financeira difícil e pode ser capaz de lhe oferecer conselhos que o ajudaram nessa altura. Ou outra pessoa pode ser um especialista em investimentos e empréstimos e pode ser capaz de o orientar para fazer as escolhas certas.

Reunir, gerir e utilizar informação para ganhar vantagem

Como uma figura importante na indústria tecnológica, não é surpresa que Gates considere a recolha e utilização de informação em seu benefício como uma habilidade importante. Este é um conselho que deve ser sempre aplicado à situação financeira pessoal de cada um de nós.
Antes de fazer uma grande compra, deve pesquisar outras alternativas. Antes de pedir um cartão de crédito ao banco, deve certificar-se que conhece as alternativas e o que está escrito nas letras pequenas.

Tenha uma boa estratégia

Por último, Gates menciona que a chave para qualquer sucesso é ter uma estratégia forte. Não importa se está a tentar obter um empréstimo ou poupar dinheiro para uma grande compra, é necessária uma estratégia forte para o ajudar a chegar lá.
Embora atacar um problema por um capricho impulsivo possa funcionar ocasionalmente, ter uma estratégia ou um bom plano é uma forma segura de manter a sua situação estável e próspera.
LER TAMBÉM  Os pecados do investimento em Bolsa
4

Sem comentários

Deixe o seu comentário