Indice
O esquecido
Você tem algum amigo que está sempre a pedir-lhe dinheiro emprestado, mas que se esquece sempre de pagar o que deve? Ou então aquele amigo que lhe está sempre a pedir alguma coisa emprestada, mas que também nunca a devolve. Se isso lhe soa familiar, essa pessoa é o “esquecido” do seu grupo de amigos. Um amigo que se esquece dos seus compromissos é mau para as suas finanças pessoais, porque está apenas a pedir-lhe dinheiro sem ter intenção de alguma vez lhe pagar o que deve.
O encorajador
Por vezes as pessoas precisam de ser encorajadas para comprar alguma coisa que desejavam, mas estavam hesitantes em relação a essa compra. Neste caso não será necessariamente um mau amigo, mas um amigo que o encoraja sempre a comprar alguma coisa é uma má influência. Este é o género de pessoa que o pode encorajar ou persuadir a comprar toda a roupa que experimenta numa loja, a comprar um carro de que gosta, a comprar uma refeição num restaurante caro, a comprar um monte de livros, jogos de vídeo, filmes ou um monte de coisas para as quais você não tem dinheiro. O encorajador pode nem sempre se estar a aperceber do que está a fazer, mas também é uma má influência para as suas finanças pessoais porque o conhece muito bem, encorajando-o ou sugerindo que você gaste dinheiro em coisas que você adoraria ter, mas para as quais você não se pode dar ao luxo de ter.
O perfeccionista
Um amigo perfeccionista é alguém que sente que tudo deve ser feito exactamente de acordo com o seu conceito de perfeição. Isso significa que não se importa com o dinheiro mesmo quando as suas finanças não o permitem, insistindo em comprar coisas supérfluas, mesmo quando isso está fora das suas possibilidades financeiras. Podemos afirmar que tudo tem o seu timing, até mesmo a perfeição, mas ter um amigo que insiste na perfeição em tudo o que fazemos, poderá fragilizar as suas finanças pessoais.
O sovina
Obviamente, o sovina é quele tipo de amigo que nunca quer pagar nada. É o amigo que tenta sempre evitar pagar a sua parte da despesa. Uma pessoa assim é naturalmente mau para as suas finanças pessoais porque você corre o risco de estar a pagar aquilo que devia ser pago por ele. Já alguma vez planeou alguma coisa e acabou por ter de pagar a maior parte da despesa porque alguém não quis entrar com a sua parte? Há uma grande diferença entre aqueles amigos que não têm realmente dinheiro, e os outros que não querem pagar apenas por serem realmente avarentos. O sovina está claramente na categoria dos amigos avarentos.
O manipulador
Um amigo que o está constantemente a manipular seja de que maneira for não é realmente seu amigo. Alguém que é manipulador é alguém que se deve evitar ter como amigo. Este é tipo de pessoa que manipula os outros para lhe emprestarem dinheiro ou para lhe pagarem as suas despesas. Costuma usar sentimentos de culpa a seu favor ou mesmo dizer que você lhe deve dinheiro. Em resumo, este é o género de pessoa que é uma influência extremamente negativa para as suas finanças pessoais.
O intriguista
Você tem algum amigo que está sempre a perguntar-lhe quanto é que você ganha, quanto é que gastou ou se tem dividas? Estas são informações que apenas lhe dizem respeito a si e a mais ninguém, a menos que você as queira realmente partilhar. Você quer que alguém saiba como está a sua saúde financeira ou mesmo que partilhe essa informação com outras pessoas? Alguém que quer saber como andam as suas finanças pessoais, especialmente quando não tem nenhuma questão sobre dinheiro a resolver consigo, é alguém com que se deve ter muito cuidado.
O competidor
Você tem algum amigo que quer ser sempre melhor do que você? Talvez alguma vez tenha comprado um carro e esse amigo teve de comprar um carro melhor. Talvez você tenha feito umas boas férias no Algarve e esse amigo comprou 1 mês de férias nas Caraíbas. Alguém que está constantemente em competição consigo pode ser mau por imensas razões, mas quando se trata de dinheiro, tenha mesmo muito cuidado a tratar a situação.
O juiz
Tem um amigo que o está sempre a julgar sempre que compra alguma coisa? Talvez alguém que o está sempre a gozar quando não compra umas calças das melhores marcas, ou quando não vai a um restaurante que está na moda. Este género de amigo até pode nem ser mal-intencionado, mas a sua atitude de o estar sempre a julgar pode influenciá-lo a comprar algo que está fora das suas possibilidades, apenas para não ser julgado por ele ou não ter de ouvir os seus comentários depreciativos. É o tipo de amigo que influencia demasiado as suas compras e o seu estilo de vida, influenciando negativamente as suas finanças pessoais.
O rico
Ter um amigo que está bem na vida não é nada que nos envergonhe, mas se não tiver alguns cuidados pode ter os seus efeitos negativos. O que acontece quando esse amigo sugere irem a um restaurante caríssimo? O que acontece se for com ele de férias e as despesas começam a acumular-se para além do seu orçamento? Até pode ser um bom amigo e querer o melhor para si, mas pode acontecer sempre que você acabe por gastar mais dinheiro do que devia apenas para não sentir que é o “amigo pobre”.
O invejoso
Ter um amigo invejoso é semelhante a ter um amigo manipulador, invejoso, intriguista ou competidor. Tendem a questioná-lo sempre sobre as suas compras, dizendo coisas como: “eu não sabia que não tinhas dinheiro suficiente para isso”. Este género de amigo é mau para a sua auto-estima, pois pode tentar fazê-lo sentir-se culpado devido à sua própria insegurança em relação às questões das finanças pessoais.