Seis conselhos para utilizar ou cartão de crédito no período natalício

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cartão de créditoQuando fazemos compras, utilizamos cada vez mais os cartões de crédito ou de débito como forma de pagamento. Certamente que neste período festivo muitos de nós optam por utilizar os cartões de crédito ainda mais do que no resto do ano. Por essa razão será sensato fazer uma boa utilização dos cartões nestes períodos do ano, tentando fazer sempre um uso inteligente dos mesmos para depois evitar não apanharmos sustos desnecessários.

Em média, cada família costuma pagar uns 250 euros por mês com os cartões, e, embora 80% da utilização seja em caixas multibando, a verdade é que cada vez mais os usamos para fazer pagamentos directos nas lojas. Também as compras online deram um grande empurrão à utilização de cartões de crédito porque sabemos que podemos poupar tempo e dinheiro, bem como podemos comparar os preços dos diferentes produtos. Hoje em dia muitos já fazem compras pela Internet, sendo o cartão de crédito o meio de pagamento por excelência.

Dito isto, sabemos que actualmente devemos planear as compras e a dar mais atenção aos nossos gastos, mas se utilizarmos os cartões de crédito como forma de pagamento podemos tornar as coisas um pouco mais complicadas. No entanto, se seguirmos uma série de conselhos na utilização do cartão de crédito podemos usá-lo sem problemas para fazer as compras de Natal.

conselhos para utilizar ou cartão de crédito

Seis conselhos para utilizar o cartão de crédito

  1. Não se esqueça que um cartão de crédito é apenas isso, apenas e somente um meio de pagamento alternativo. Os cartões devem ser um meio para facilitar os pagamentos e nunca para nos endividarmos mais. Pagar com cartão não pode significar pagar mais ou fazer mais compras.
  2. Neste período natalício certamente que vai ter de fazer mais compras e de gastar mais dinheiro do que no resto do ano, por essa razão será boa ideia aproveitar as promoções e os descontos das lojas. O seu banco certamente que tem acordos para descontos em muitas lojas e comércios diversos, por isso esta é a altura certa para aproveitar os mesmos. Costumam ser frequentes os descontos em combustíveis, supermercados e determinadas lojas.
  3. No Natal a vontade de consumir está à flor da pele porque estamos (ainda) mais expostos à publicidade e às montras das lojas a apelar ao consumo. Por essa razão estamos mais susceptíveis e com mais vontade de fazer compras do que no resto do ano. Se fizer os seus pagamentos com o cartão, especialmente o de crédito, deve ter consciência que apenas deve/pode gastar o que tem. O crédito é isso, e, no final tem de pagar o que gastou. Por essa razão tenha cuidado com as compras impulsivas ao utilizar o cartão de crédito.
  4. Guarde todas as facturas dos pagamentos que realizar já que os bancos e as empresas de crédito também podem cometer erros. Por isso é recomendável fazer um controlo de todas as entradas e saídas de dinheiro da sua conta corrente, assim como das compras que for realizando. Deve saber ao detalhe todos os gastos que tiver realizado.
  5. Evite ter muitos cartões. É melhor ter apenas um cartão e fazer todos os pagamentos com ele. Desta forma torna-se mais fácil controlar os gastos.
  6. Proteja-se dos roubos de identidade ou do cartão de crédito. Isto é algo com que devemos ter cuidado sempre e em qualquer altura do ano, mas é sabido que nesta altura do ano utilizamos mais os cartões, pelo que é necessário ter também mais cuidado.

Se seguir estes conselhos, o seu cartão de crédito será um meio de pagamento cómodo, seguro e fácil de utilizar neste período de Natal. Evitará ainda andar com muito dinheiro na carteira, e não terá problemas em comprar mais do que deve. Poderá ainda ter dinheiro disponível em qualquer altura, e não terá receio de fazer compras ou de correr riscos desnecessários.

Deixe o seu comentário