Saiba como poupar no ar condicionado

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

poupar no ar condicionadoO ar condicionado é um grande aliado para enfrentar as altas temperaturas do verão. Quando chega o calor, é muito bom ter um aparelho de ar condicionado, porém, tal implica também algumas despesas extras em termos de consumo de energia. Só depende de si que a sua fatura da luz não dispare durante estes meses. Graças a uma série de hábitos simples a sua casa poderá ficar fresca sem ter de gastar demasiado dinheiro.

Para escolher o equipamento de ar condicionado mais adequado para a sua casa e para as suas necessidades pessoais será conveniente pedir ajuda a um profissional especializado que o poderá aconselhar de forma personalizada e de acordo com as condições da sua casa.

Se ainda não comprou o seu aparelho de ar condicionado, convém saber que ao adquirir um equipamento de climatização eficiente poderá conseguir poupar até 60% de eletricidade. Verifique a classe de eficiência energética, bem como se existem subsídios para os de classe A, os mais eficientes.

Outro aspecto a ter em conta é o número de pessoas que vivem em casa. O primeiro conselho para refrescar a casa é evitar a entrada de ar quente. Para proteger a casa dos efeitos do calor externo deve fechar as janelas e os estores e baixar os toldos expostos ao sol. Deve-se ainda deixar a casa ventilar um pouco de forma natural durante as primeiras horas da manhã e ao anoitecer.

aparelho de ar condicionado

Conselhos para poupar no ar condicionado

Para começar deve regular a temperatura do ar condicionado para que não esteja abaixo dos 22 graus. Cada grau a menos na temperatura representa um aumento na ordem dos 8 no valor da factura da electricidade. Para arrefecer a zona da casa que se pretende deverá fechar as portas das divisões de forma a concentrar o ar no mesmo lugar.

Para poupar verdadeiramente deve apenas ligar o ar condicionado apenas quando for necessário e não de forma habitual. É também conveniente desligá-lo uma meia hora antes de sair de casa porque o efeito refrescante ainda dura alguns minutos depois de ter sido desligado.

 

Limpar regularmente o aparelho de ar condicionado

De forma a garantir um bom funcionamento da instalação de ar condicionado deve ser realizada uma manutenção regular da mesma. É aconselhável limpar os filtros com regularidade para uma boa e correcta manutenção. Também é conveniente instalar o termostato fora das zonas de maior calor da casa. Quando os filtros do ar estão sujos o aparelho consume mais energia.

Em termos de cromoterapia existem cores que ajudam a manter a temperatura agradável em casa, de acordo com cada estação do ano. Os tons mais claros produzem esse efeito.

Deixe o seu comentário