Remodelação da cozinha: sete coisas que deve saber antes de começar

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cozinhaA cozinha é provavelmente um dos espaços mais utilizados da casa. Todos nós gostamos de comer bem, pelo que passamos muito tempo neste espaço doméstico. E quando temos visitas em casa, acontece muitas vezes andarem todos em volta do cozinheiro enquanto este prepara o jantar. Não vá ele sentir-se sozinho… 😉

Por tudo isso, gostamos que seja um espaço agradável, prático e cómodo, pelo que é normal que nos apeteça renová-lo de vez em quando. E para que a remodelação da cozinha possa ser um sucesso, vamos de seguida dar a conhecer sete conselhos para tudo correr pelo melhor.

 

Estude bem as suas necessidades

remodelação da cozinhaNão é a mesma coisa uma cozinha para um casal num apartamento pequeno, ou uma cozinha para uma família com vários filhos numa grande casa. Por vezes, queremos ter tudo e isso condiciona imenso todo o projecto.

Numa remodelação da cozinha é muito importante estudar bem quais são as nossas necessidades. Analise a cozinha que tem agora e veja quais são as coisas de que não gosta e que quer melhorar ou trocar. Mas veja também quais são as coisas que quer manter e que continuem a funcionar da mesma forma.

 

Não menospreze a ajuda dos profissionais

poupar na cozinhaNeste mundo do “faça você mesmo” (DIY) e com a quantidade de informação disponível na internet, esquecemo-nos muitas vezes que temos à nossa disposição a ajuda de profissionais, como por exemplo, arquitectos e designers de interiores que nos podem ajudar a resolver as nossas necessidades de formas que nunca poderíamos imaginar.

Remodelar a cozinha é um investimento considerável, mas se gastarmos mais algum dinheiro na fase de planeamento iremos desfrutar muito mais da nossa cozinha depois das obras. Este é um investimento melhor do que escolher um acabamento mais caro ou o melhor frigorífico (geladeira) que existe.

 

Escolha um design mais clássico e intemporal

reformas em casaTodas as modas são passageiras. Há alguns anos, por exemplo, estavam na moda as cozinhas de cores intensas e brilhantes. Por todo o lado encontrávamos cozinhas com móveis roxos, laranjas, violeta, verde pistacho, etc. O problema é que estas cores acabam por passar de moda e nos cansar.

A nossa recomendação é no sentido de optar sempre por cores mais neutras para os móveis (branco, cinzento ou madeiras não muito escuras). Para a cerâmica, o importante é evitar acabamentos com um design exagerado. Uma boa escolha da cerâmica, juntamente com uma boa distribuição dos móveis pode ajudar-nos a poupar muito dinheiro em futuras reformas. Desta forma, pode ser que a remodelação seguinte seja apenas a nível dos móveis.

 

Vale a pena ter uma boa bancada?

remodelar a cozinhaAntigamente todas as bancadas eram invariavelmente em granito ou mármore. No entanto, hoje em dia existem muitas outras opções: madeira, aglomerados, quartz compact, etc. Algumas têm preços muito interessantes que podem baixar o custo da remodelação.

Mas não há nada como o granito, o quartz compact ou o mármore em relação à durabilidade, comodidade e design. No entanto, também é verdade que o seu custo é mais elevado (pode ser até 10 vezes mais caro), o que faz com que sejam escolhidas outras opções mais económicas. A boa notícia é que isso também nos permitirá mudar o design no futuro com um menor investimento.

 

Um bom móvel deve poder ser desfrutado todos os dias

poupar em reformas de casaA amplitude de preços nos móveis de cozinha é muito grande e o orçamento pode disparar facilmente. Aqui, recomenda-se que se tivermos de cortar nalguma coisa, que seja no acabamento das portas e não na qualidade do interior do móvel.

As portas podem ser facilmente trocadas (e com isso renovar o aspecto da cozinha), enquanto a substituição de um móvel completo é muito mais cara.

 

Cozinha modular ou à medida?

obras em casaAs cozinhas à medida têm uma grande vantagem: permitem aproveitar cada recanto disponível. Em contrapartida podem ser bastante mais caras. Uma cozinha à medida é uma boa escolha quando não há muito espaço disponível ou quando é necessário uma solução especial que não pode ser resolvida com uma cozinha modular.

As cozinhas modulares, por outro lado, têm mais vantagens para além do preço competitivo. Por exemplo, a já mencionada possibilidade de trocar as portas ou de substituir facilmente os elementos que se vão deteriorando.

 

Escolha electrodomésticos A+++

obras em casaAo fazer a remodelação da cozinha irá também provavelmente trocar os electrodomésticos. Nesse caso, tenha em conta que os electrodomésticos da classe A+++ são mais eficientes e económicos do que os seus homólogos A+ ou outros mais antigos.

A sua compra poderá representar um investimento mais elevado inicialmente, mas que será amortizado ao longo da sua vida útil graças ao menor consumo. Trata-se de aparelhos que estão quase sempre ligados ou que usamos muito frequentemente, pelo que aqui trata-se de um investimento sensato e não de um gasto desnecessário.

Sem dúvida que uma remodelação da cozinha implica um investimento considerável, mas tendo em conta o uso que lhe damos, também representa uma importante melhoria na nossa qualidade de vida.

 

Veja também | Sete ideias para renovar casas de banho sem gastar muito dinheiro

Imagens | Ikea

Deixe o seu comentário