Quanto é que o YouTube paga por cada visita?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

youtubePode-se viver do YouTube? Sim, pode. E a verdade é que há quem viva realmente bem porque pode-se ganhar muito dinheiro com esta plataforma. Nunca pensaste se todas as pessoas que carregam vídeos para o YouTube o fazem apenas por gosto? Apesar de haver uma pequena parte que o faz apenas porque gosta, a maioria fá-lo tendo em vista o dinheiro que pode ganhar pelas visualizações dos seus vídeos.

Não é de estranhar haver notícias sobre garotos que enriqueceram de um dia para o outro apenas porque fizeram upload de um vídeo onde apareciam a dançar ou simplesmente a dizer coisas banais do dia-a-dia. O YouTube é um mundo cheio de vídeos muito diferentes uns dos outros. Há desde vídeos para entreter crianças na hora de comer, até como passar os níveis de um jogo de vídeo. Claro que até os vídeos mais “estúpidos” podem ter muitas visitas. O YouTube transformou-se num canal de televisão para muita gente, e sobretudo numa forma de muitas pessoas se darem a conhecer ao mundo pois não tinham outras vias.

ganhar dinheiro no youtube

Porque é que o YouTube paga?

O funcionamento deste “negócio” é bastante simples. Como sabemos, o Google é a proprietário do YouTube. No Google, todos os que têm websites costumam pôr anúncios e publicidade como forma de rendimento e para financiar a sua actividade. O YouTube é uma plataforma colocada à nossa disposição pelo Google para que também nós possamos fazer upload dos nossos conteúdos, quaisquer que eles sejam.

Sempre que vemos um vídeo temos publicidade antes, durante e depois do vídeo. Os anunciantes pagam ao YouTube para aparecer ali, quantas mais visitas tiver o vídeo, mais caro será o anúncio. Por essa razão, os rendimentos que o YouTube recebe graças aos vídeos dos seus usuários, são partilhados com os mesmos.

como ganhar dinheiro no youtube

Porque é que carregamos vídeos para o YouTube?

É frequente ver canais no YouTube de pessoas particulares com milhares ou milhões de visualizações e perguntamos a nós mesmos por que razão é que estas pessoas dedicam tanto tempo a criar vídeos pessoais, a editá-los e a carregá-los. Porque é essa gente toda quer ter tantas visitas?

Embora haja quem goste simplesmente de fazer vídeos, há também quem procure ganhar fama através dos seus vídeos. A maioria faz vídeos pelo dinheiro, porque provavelmente fariam menos vídeos se não ganhassem nada com isso.

Agora que sabemos que é possível ganhar dinheiro a fazer vídeos, certamente que já haverá muita gente a esfregar as mãos de contente planeando conseguir ganhar um bom dinheiro através dos vídeos do YouTube. Mas quanto é que o YouTube paga por cada vídeo? Será possível ficar rico a fazer vídeos?

fazer videos

Como começar a ganhar dinheiro com os vídeos

Para começar, será necessário que os nossos vídeos tenham muitas visitas (milhares de visitas) e que os vídeos tenham também um tempo de visualização razoável. Só assim o YouTube poderá reparar em nós e enviar-nos uma mensagem para sermos um YouTube Partner. Não será possível começar a ganhar dinheiro com vídeos sem estarmos no programa de parceria do YouTube. E nem todos os que carregam vídeos podem ganhar dinheiro, por muitas visitas que possam ter.

videos

Formas de ganhar dinheiro usando a Internet

As condições podem variar, dependendo do parceiro. Pode introduzir-se publicidade (que é o que nos vai pagar), mas embora a retribuição esteja ligada às visitas, pagam-nos pela publicidade que é apresentada durante a visita ao nosso vídeo.

De uma forma geral, a publicidade é a fonte de rendimento mais importante. Esta publicidade pode variar de uns vídeos para outros, pois geralmente está relacionada com o conteúdo do vídeo. Também depende da região ou do país onde se encontra o vídeo, ou em função das tags do vídeo.

Podem pagar por cada visita ou por cada clique no anúncio. Todos os que têm canais no YouTube podem oferecer diferentes tipos de publicidade, mas nem sempre é pago o mesmo valor pelas visitas. Também depende do vídeo em questão. Por exemplo, se estiver em inglês o valor pago é superior do que se estiver em português.

De uma forma geral, por cada 1000 visitas recebe-se mais ou menos um euro, mas não é um valor fixo ou standard. O YouTube costuma pagar uma vez por mês, sempre que se atingir um valor mínimo de 100 euros. Até este valor não ser atingido, o dinheiro irá acumulando na conta.

Como podemos ver, não é muito. Mas é preciso ter muitas visitas para ganhar um valor “interessante”. Se (por exemplo) quisermos ter um rendimento na ordem dos 250 euros por mês, devíamos fazer, uns 4 vídeos mensais e conseguir ter qualquer coisa como 60.000 visualizações por vídeo. Os acordos podem melhorar quando as visitas aumentam.

Apesar disso, há que referir que algumas temáticas não cumprem com determinados requisitos para serem rentabilizadas. Todos os youtubers deverão ter um mínimo de visitas e de subscritores. Quando o YouTube considerar que o vídeo/s tem um número já interessante tanto de visitas como de subscritores (para além de um tempo de visualização interessante), irá enviar um email ao proprietário do canal para ser um YouTube Partner. Mas apenas podem entrar os “escolhidos”. Embora possa ser pedida a inclusão neste grupo restrito, não é costume o YouTube aceitar.

Em qualquer caso não se esqueça que deverá pagar impostos referentes aos seus rendimentos obtidos no YouTube.

fazer videos

Critérios para participar no Programa de Parceria do YouTube

Para que o canal ou vídeo seja aceite no Programa de Parcerias do YouTube tem de cumprir os seguintes critérios:

  • O programa estar disponível no seu país. Em alguns países, é possível haver a necessidade de pedir a participação no programa através de um formulário. Se o programa não está disponível no seu país, verá uma notificação nas opções de configuração da monetização.
  • O conteúdo deve ser original e de qualidade para se ajustar aos requisitos dos anunciantes.
  • Os vídeos cumprirem as condições do Programa de Parceiros do YouTube e da comunidade.
  • Ter todos os direitos de utilização comercial do material usado no vídeo.

Não se pode monetizar vídeos que façam uso de qualquer um dos seguintes elementos sem a autorização explícita do criador ou produtor do dito material:

  • Canções (completas ou parciais).
  • Música (incluindo versões, letras e música de fundo).
  • Gráficos e imagens (incluindo fotos e ilustrações).
  • Filmes ou programas de televisão.
  • Jogos de vídeo e programas de software.
  • Actuações em directo (incluindo concertos, eventos desportivos, programas e espectáculos).

ganhar dinheiro

Como posso saber se os meus vídeos ou canal estão aptos para entrar no programa?

  1. Inicia sessão na tua conta do YouTube.
  2. Na a parte superior direita, selecciona o ícone da tua conta > Creator Studio.
  3. No menu da esquerda selecciona Canal > Estado e funcionalidade.
  4. Junto a “Rentabilização”, clica em Activar. Apenas verás esta opção se tiveres a opção disponível.
  5. Segue os passos para aceitar o acordo do programa de rentabilização do YouTube.

Se a tua conta não está apta para ser rentabilizada, verás outra mensagem.

Existem outros programas de rentabilização para além do Adsense e a que todos podem aceder. O Google Adsense é apenas mais um programa que permite rentabilizar todas as publicações feitas na internet.

youtubers

Como funciona o Google Adsense?

Tanto os blogues como as noticias, assim como os vídeos do YouTube, podem ser monetizados. Ou seja, os anunciantes pagam dinheiro para anunciar. A forma mais comum é através da publicidade. A maioria dos que vivem da internet ganha dinheiro através dos blocos e ligações de publicidade que colocam. A melhor opção para o fazer é através do Google Adsense. Dependendo do tipo de informação disponibilizada, a publicidade estará relacionada com essa mesma informação. Por exemplo, muitas lojas poderão querer ter publicidades num blogue de moda. Embora o visitante não clique nessa publicidade, basta visualizar o anúncio para dar algum destaque ao anunciante. Se fizer clique, ainda melhor.

Tudo é feito através de algoritmos e informação dos usuários sobre as páginas que visitam. Por essa razão, quando navegamos na internet, a informação que aparece está relacionada com as nossas buscas recentes ou habituais.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...